Banco de dados

1 resposta
A

Pessoal,

Estou com uma duvida, baixei o driver do Jdbc e instalei, so que nao conheco muito a estrutura do Sql, é a primeira vez que eu tento conecta-lo com o Java e não entendi alguns pontos, onde deve ficar os arquivos .jar que vem no arquivo e sempre eles tem que estar compilados? Devo criar uma package para minha conexao, se alguem puder me ajudar com a estrutura eu agradeço.

Valew
[]s

1 Resposta

Rafael_Steil

Os .jar devem estar no CLASSPATH, que eh uma variavel de ambiente que a JVM / compilador usam para procurar por classes e bibliotecas. Na hora de compilar, voce podo usar o parametro -classpath ao javac, e na hora de rodar, -cp. Assim:

javac -classpath .;c:\java\libs\jar-do-banco.jar Prog.java
java -cp .;c:\java\libs\jar-do-banco.jar Prog

cada jar vc separa por ponto-e-virgula, assim como cada diretorio que contem as classes do teu sistema. Note que para o diretorio de classes (arquivos .class), vc deve especificar o diretorio raiz (inicio do pacote) onde elas se encontram, e para os .jar, vc deve especificar o caminho completo ate cada jar (apontar para o diretorio onde estao todos os jars nao funcionar). Repare tambem que no exemplo acima, antes do primeiro ponto-e-virgula, ha um “ponto”. Ele eh neessario, portanto, nao esqueca dele, caso contrario ira dar pau na hora de compilar / rodar o programa.

Rafael

Criado 28 de março de 2005
Ultima resposta 28 de mar. de 2005
Respostas 1
Participantes 2