Galera, alguém conhece algum banco bacana e free???
Valeu.
Banco Free
27 Respostas
YEAP…o HSQLDB…
PostgreSQL esse realmente é free!
www.postgresql.com
poxa q slogan bunito!

AHUHAUHA!
MySQL e Firebird!!!
Também são interessantes!!
Dê uma olhada!!!
MySQL é Free???
Que versão é boa e free do MySQL?
Valew
MySQL eh dual license. Uma eh GPL e outra eh a paga. A versao stable mais recente eh a 4.1.x
Rafael
MySQL é Free???Que versão é boa e free do MySQL?
Valew
MySQL = GPL Viródica teu código tem de ser GPL Também…
PostgreSQL 100% Livre, Free, Open faça com ele o que quizer.
Que slogan. 
poxa se os caras dizem desenvolver softwares livres porque eles realmente não são livres ??? Um monte de restrição… mas vale a pena pagar os $ 299 para a MySQL-AB…
Ue? mas “livre” nao significa que eh de graca ;). E, teoricamente, eles sao os mais “livres” por estarem usando GPL (nao que gpl seja bom, claro, mas pelas ideias malucas do richard stallman)
Rafael
Vc ker o banco para q?
se for pra web e sisteminhas pequenos que nao precisam de tanta robustes, nao tem nada melhor que MySQL.
se for pra aplicacoes pesadas que precisam de controle de transacoes e tudo mais recomendo o PostgreSQL
Wesley, essa eh uma afirmacao completamente falha. Ha muitos fatores reais a serem considerados na hora de escolher o banco. O seu comentario da ate a entender que o mysql nao suporta transacoes, o que eh incorreto.
Fazer um banco de dados escalar exige conhecimentos muito bons sobre a plataforma. Um modelo de dados mal feito tambem pode matar a performance de qualquer banco facilmente.
Rafael
Desculpe, acho q nao soube me expressar, o PostgreSQL quem suporta trancacoes.
MySQL foca na escalabilidade.
[]s
AAAAAAhhhhhhhhhhh
sim sim, o mysql tambem tem suporte a tracacoes e outras coisas bem legais como replicacao de dados e tal. Mas queria dizer q pra isso prefiro o Postgresql :lol:
Eu não prefiro o mysql por que esse banco da muita dor de cabeça com administração e tem muita coisa tosca no dialeto SQL dele que já passei raiva demais.
Pesoal… eu ouvi falar que o Mysql não dá suporte para transações???
É sério??? É por isso que quando ontem eu estava desenvolvendo meu Projeto final de curso… asim que dei um rollback não aconteceu nada…
Dessa eu não sabia!!!
Vou ter que convercer o meu grupo a trocar de SGBD!!!
A partir da versao 4, suporta transacoes sim. A partir da 4.1 suporta tambem sub-selects.
Rafael
e a versão 5, que ta em versão Alpha ainda, tem suporte a views, stored procedures, functions e triggers
Perguntinha:
Voce confiaria nesses recursos para a primeira versao? Recursos novos sao passiveis a bugs, e todos problemas que podemos imaginar.
Como o Rafael colocu muito bem, o modelo de dados, e como eles sao acessados manda muito na performance. Eu trabalhava num sistema que tinha banco Oracle e o mesmo se arrastava, mesmo com o servidor e seus 6 GB de ram. 
]['s
Já vi esse filme :roll:

Em ambiente de produção, obviamente não
certamente, mas nem por isso irei usa-lo só daqui ha dez anos 
posso usar em ambientes de teste para ver seu comportamento,etc, ou mesmo ficar só brincando em casa heheheh (que não deixa de ser um ambiente de testes!!)
[]´s
meu professor disse q o Mysql n era banco pq n tinha SGBD, nem transações, store procedure, triggers…
É verdade???
meu professor disse q o Mysql n era banco pq n tinha SGBD, nem transações, store procedure, triggers…É verdade???
Como ja disseram em mensagens anteriores nesse topico mesmo, o mysql suporta isso sim.
Na duvida, consulte o site oficial, em http://www.mysql.com
Rafael
meu professor disse q o Mysql n era banco pq n tinha SGBD, nem transações, store procedure, triggers…É verdade???
Pode ser o que for, mas opiniao pessoal.
Nao gosto dele pra nada. Posso ta parecendo radical, mas ja tive problemas com ele que nao dou credito algum. Ele tem diversas coisinhas que incomodam, fora o SQL dele que é uma joça.
Pior é que tem gente ainda que compara ele com Postgre. :roll:
]['s
é verdade que ele é o banco mais rápido do mercado??
(Este eh possivelmente o meu post mais enfurecido de todos os tempos! Divirtam-se!)
Gente, chega. Se voces forem discutir qual o melhor banco, editor, sistema operacional, celular, cafeteira, marca de camisinha ou framework MVC, tenham pelo menos a paciencia de tirar o dedo do nariz e APRESENTAR UM MINIMO DE PROVA pros argumentos que dao.
Exemplos:
Se eh soh opiniao pessoal e baseado em achismo numa thread que trata de algo extremamente subjetivo quanto a decisao sobre usar um ou outro banco de dados, faca um favor a si mesmo e a paciencia alheia e nao poste. Pra que ficar causando discussao que nao chega a lugar nenhum? No fim, o cara vai usar JDBC e dar de ombros pro banco de dados, mesmo. Entao, pra que?!
Se tudo indica que X eh mais usado que Y, motivo tem, e voce so nao entendeu ou fez vista grossa.
No caso do MySQL, quando ele estourou o PostgreSQL ainda estava meio torto, e nao rodava no Windows sem deixar um despacho em cada encruzilhada, regar o jardim do escritorio com agua benta e acender umas velas pretas em volta do computador. Apesar de ser, na verdade, mais facil, manter um servidor PostgreSQL no Linux era, e ainda eh, um saco: pouca gente sabe fazer isso direito, ou sabe onde encontrar boa documentacao sobre o assunto. Ou seja, o MySQL ganha do PostgreSQL no quesito mao-de-obra, mesmo que seja, tecnicamente, um produto inferior em diversos sentidos.
Eh a mesma situacao com o Struts e outros frameworks Web. O Struts “ganhou” pq chegou primeiro e teve aceitacao do mercado suficiente pra chamar a atencao das Oracles e IBMs da vida, que jogaram mais ferramentas e documentacao nele, tornando-o ainda mais popular, mesmo que, tecnicamente, o Struts seja mais feio que bater na propria mae por causa da mistura.
O MySQL sempre foi muito rapido, usando a seguinte formula: Tira tudo que não é extremamente necessário e vamos fazer o MySQL o mais rápido do mercado.
Então, agora eles estão colocando nele as caracteristicas que foram tiradas no inicio para ser rápido, e então, bem provavel que as novas versões não sejam tão rápidas como as mais antigas, e ai eu vou querer ver qual a vantagem do MySQL 5, por exemplo.
Eu digo, se é necessário um banco com todas as caracteristicas dos grandões, PostGreSQL 8. Se não é necessário um monte de caracteristicas, e a velocidade é muito importante, então MySQL 4 na cabeça.
Para suporte a transações, use o tipo de tabela InnoDB. (Legal, tem documentação em português!)
http://dev.mysql.com/doc/mysql/pt/innodb-overview.html
O InnoDB prove o MySQL com um mecanismo de armazenamento seguro com transações (compatível com ACID) com commit, rollback, e recuperação em caso de falhas. InnoDB faz bloqueio a nível de registro e também fornece uma leitura sem bloqueio em SELECT em um estilo consistente com Oracle. Estes recursos aumentam a performance e a concorrência de multi usuários. Não há a necessidade de escalonamento de bloqueios em InnoDB, pois o bloqueio a nível de registro no InnoDB cabe em um espaço muito pequeno. InnoDB é o primeiro gerenciador de armazenamento no MySQL que suportam restrições FOREIGN KEY.