Barra de progresso WEB

Saudações,
Estou desenvolvendo um sistema web onde em um dos módulos eu envio e-mails para meus parceiros. São aproximadamento uns 30 emails. Até ai tudo bem.
Neste processamento a tela fica estatica e fico sem saber se deu pau ou não …Eu gostaria de colocar uma barra de progresso para acompanhar o status ou até mesmo um label com o email de quem esta sendo enviado…sei lá…

Preciso acompanhar este processamento para saber se o serviço ainda esta ativo ou não.
Alguem conhece alguma coisa deste tipo para web?? ou alguem tem alguma sugestao???
grati

Isso normalmente se resolve com Ajax; procure por isso no site de sua biblioteca de Ajax preferida. Normalmente um dos exemplos é uma barra de progresso.

Você vai precisar usar Ajax e manter na sessão do usuário uma variável que indique o andamento da tarefa que estiver realizando. Com javascript você cria um timer (normalmente com setInterval()) e via ajax você acessa o servidor e recupera essa variável com o andamento da tarefa.
Para fazer a barrinha ir “enchendo”, eu faço o seguinte: Crio dois divs, um dentro do outro. O externo eu deixo com background igual ao do restante da página e largura igual à largura que quero para a barra. O div interno eu deixo com largura = 0 e background com a cor desejada para a barra.
Conforme sua função ajax recupera a porcentagem completada da tarefa, você redefine a largura do div interno. Como resultado, a barrinha vai “enchendo”.

Cassio…voce teria um exemplo deste codigo para eu analizar??

grato

[quote=rockstorm]Cassio…voce teria um exemplo deste codigo para eu analizar??

grato[/quote]
O código depende muito do que você escolhe pra fazer comunicação via Ajax com o servidor. Eu uso DWR para trazer os dados e Prototype (biblioteca javascript) para renderizar a view com esses dados, logo o código fica totalmente dependente destes frameworks.