Barrinha igual ao firefox, ie

E ai pessoal blz ?

Queria saber como faz essas barrinhas embaixo igual ao firefox ? alguem tem alguma ideia ?

abraços

Como assim?? Barrinha do Firefox??

essa ai em baixo …
onde mostra o “Concluido”, o carregando de um site …

Cara você pode até fazer com simples label em um panel e fique alterando ele quando necessário.

é … eu pensei em fazer isso … eu tentei aq mas nao ficou mto bom … ate deu certo, mas nao ficou bonitinho sabe ? ficou sem o marcador em volta da barrinha …

Essa barrinha chama “Barra de Status”…

Nunca vi algo original no Java para construi-la, apenas algumas outras “não-oficiais”.

Há formas de você inserir algo que faça as vezes dela, como um JPanel, por exemplo…

use bordas…

Mas usa um painel. Você pode colocar a borda que quiser…

é … eu pensei em fazer isso … eu tentei aq mas nao ficou mto bom … ate deu certo, mas nao ficou bonitinho sabe ? ficou sem o marcador em volta da barrinha … [/quote]

Não dá pra formatar a borda do Panel pra ficar do jeito que você deseja?

Pessoal, vejam como eu fiz:

JPanel painelCentral = new JPanel(new BorderLayout());  // painel central -> container de todos os outros paineis   (design da janela)
	    JPanel painelInferior = new JPanel(new FlowLayout());     // painel central -> container do painel inferior (relogio)

painelCentral.add(dj,BorderLayout.CENTER);

//Painel Inferior - Que ira conter o relogio
	    painelCentral.add(painelInferior,BorderLayout.SOUTH);

painelInferior.add(rl.getLayout());

this.add(painelCentral);

o objeto dj é onde fica o design da janela … e o objeto rl é para a exibiçao do relogio … onde ira ser exibido no canto da janela … embaixo … ate que deu certo …
so que tipo … nao ficou mto bom … o painel onde esta o relogio esta sobrepondo o design da janela, o que nao deveria …

[quote=JamesBond]Pessoal, vejam como eu fiz:

JPanel painelCentral = new JPanel(new BorderLayout());  // painel central -> container de todos os outros paineis   (design da janela)
	    JPanel painelInferior = new JPanel(new FlowLayout());     // painel central -> container do painel inferior (relogio)

this.add(painelCentral);

O que você faz na linha 9 ??

o objeto dj é onde fica o design da janela … e o objeto rl é para a exibiçao do relogio … onde ira ser exibido no canto da janela … embaixo … ate que deu certo …
so que tipo … nao ficou mto bom … o painel onde esta o relogio esta sobrepondo o design da janela, o que nao deveria … [/quote]

E aí cara,

eu acho que se você utilizar o BevelBorder, consegue um resultado legal:

//Aqui é mudado a borda do seu JPanel:
painelInferior.setBorder(javax.swing.BorderFactory.createBevelBorder(javax.swing.border.BevelBorder.RAISED));
//(Veja mais opções de formatação do BevelBorder)

this.add(painelCentral);  

Vale a pena também dar uma olhada em outras bordas.

Abraço.

Não sei se eu já perguntei, mas: Você usa qual IDE ?? NetBeans, Eclipse ou algum bloco de notas?

Achei esse codigo na net. Testei e achei bem legal.

http://www.java2s.com/Code/Java/Swing-Components/StatusBarDemo.htm

//Daniel

[quote=joaomiguel]E aí cara,

eu acho que se você utilizar o BevelBorder, consegue um resultado legal:

//Aqui é mudado a borda do seu JPanel:
painelInferior.setBorder(javax.swing.BorderFactory.createBevelBorder(javax.swing.border.BevelBorder.RAISED));
//(Veja mais opções de formatação do BevelBorder)

this.add(painelCentral);  

Vale a pena também dar uma olhada em outras bordas.

Abraço.
[/quote]

eai cara …
fiz isso ae mas nao ficou bom nao cara … ficou um border branco em volta … nao gostei nao … quero deixá-lo igual ao ie, ou firefox … bonitinho sabe ?
mas vlw … vou continuar tentando …

[quote]
Não sei se eu já perguntei, mas: Você usa qual IDE ?? NetBeans, Eclipse ou algum bloco de notas?[/quote]

entao, uso o eclipse europa … :wink: e vc ja me perguntou sim … no outro topico :wink:

[quote]Achei esse codigo na net. Testei e achei bem legal.

http://www.java2s.com/Code/Java/Swing-Components/StatusBarDemo.htm

//Daniel[/quote]

vou dar uma olhada … valeu

JamesBond ,

Existem as propriedades:

• bevelType - LOWERER | RAISED

• highlightInner - Color

• highlightOuter - Color

• shadowInner - Color

• shadowOuter - Color

Eu não cheguei a testar. Mas você pode fazer uma combinação de cores, testando as propriedades.

Veja a documentação:
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/docs/api/javax/swing/border/package-frame.html

Abraço.

vlw pelas ajudas pessoal … realmente estao me ajudando bastante … so que tem um probleminha …
vejam

Container contentPane = this.getContentPane();
        contentPane.setLayout(new BorderLayout());

contentPane.add(dj, BorderLayout.NORTH);

StatusBar statusBar = new StatusBar();
        contentPane.add(statusBar, BorderLayout.SOUTH);

fiz seguindo o exemplo la que o windsofhell passou …
mas se eu fizer isso, a janela principal fica mas o status bar que é a barrinha, some … alguma ideia ae ?
lembrando que o dj é pra exibir a janela principal … e o statusBar a barrinha …

consegui pessoal! valeu mesmo …

so to com problema na hora de colocar o relógio nessa barrinha … tipo, o relógio aparece na barrinha, mas parece que ele fica por cima dela … vou tentar aqui resolver esse problema, ai qualquer coisa eu posto aqui:wink:

valeu!