Base de dados X java

Olá, eu estou começando com o java agora. Tenho uma base de dados com várias linhas que são informações de um mesmo cliente. Eu gostaria que cada linha dessa passasse a ser uma coluna. Ainda não conseguí ler a base de dados de forma correta (está em .txt). E depois eu preciso gerar o arquivo em colunas.
Alguém poderia me ajudar?

Não entendi bem o que você quis dizer, com linhas você diz registros? ou estas linhas são realmente as linhas do arquivo em .txt, e você quer fazer com que os dados neste arquivo se tornem registros no banco?

Essas linhas no txt são registros mesmo.
O primeiro caracter na primeira posição corresponde ao tipo. Exemplo:

1JOSE DA SILVA /* AQUI TEM UM CAMPO DE TAMANHO 50 */
299999999999 /*AQUI TEM UM CAMPO DE TAMANHO 11 */
1MARIA DA GLORIA
200000000000
1RAFAEL FERREIRA
255555555555

… E ASSIM POR DIANTE…

Onde a linha começa com 1 significa que lá tem o nome da pessoa
E onde a linha começa com 2 significa que é o CPF.

Preciso colocar o CPF em uma coluna ao lado da coluna do Nome, ou seja, os dados de uma mesma pessoa em uma linha só.

Muito obrigado pelo interesse em ajudar-me.

primeiro vou te passar a idéia, pq acho que não tenho o código para isso aqui comigo agora.

O que você precisa é tipo

1 JOSE DA SILVA 99999999999
2 MARIA DA GLORIA 200000000000
3 RAFAEL FERREIRA 255555555555

Olha neste link, que tem um tuto muito legal,

dai tem que estudar um poquinho, dá um pouquinho de trabalho para conseguiur controlar as posições do .txt certinho, mas se você realmente não quer usar um BD né…rsrs
uma alternativa legal é o XML, estuda o XStream, que eu depois que conheci o XML, ainda mais o XStream e as facilidades que ele traz para trabalhar com com os dados, muito melhor que TXT, mas se seu caso, for aquelas coisas fiscais chatas como arquivos magnéticos e tals, dai só tenho os códigos no trab msm… :stuck_out_tongue:

Boa noite,

Gostaria de ajudar, mais; porém faz tempo que não faço nada de programação, espero poder ajudar com essas dicas:

1 - Artigos para manipulação de arquivos texto, entre outros artigos e dicas, bem interessantes, no link: http://www.guj.com.br/articles

2 - Para trabalhar textos, normalmente uso: NotePad++, quando baixei estava disponivel em: www.superdownloads.com.br; a ferramenta é excelente, e permite o uso de expressões regulares, afim de: facilitar a manipulação de arquivos de texto. Pode lhe ajudar muito em diversos casos, se teu problema inicial for organizar o arquivo de texto, acredito que essa ferramenta será de grande ajuda.

Um grande abraço.

Obrigado pelas dicas!