Básico do básico + apresentação

5 respostas
saim

Olá, pessoal. Sou novo no fórum, no java e pouco experiente em programação - até hoje, só trabalhei com game maker.

Estou tentando acompanhar a apostila FJ11 do caelum, mas logo no primeiro exercício já encontrei dificuldades. A apostila me passa algumas linhas de código e pede que eu as digite num editor de texto e as grave num arquivo chamado “MeuPrograma.java”. Depois pede que eu compile usando o compilador “javac”. Aqui que eu me lasco.

Buscando o tal “javac”, achei um programa chamado “javac.exe”. Rodei o programa, mas apareceu uma janela preta por algumas frações de segundo e mais nada. Eu esperava uma janela perguntando “que arquivo você quer compilar?”, mas não, nem tive opção de mexer em nada.
Então, minha pergunta é a seguinte: o que eu deveria fazer pra compilar o arquivo?

Caso seja importante mencionar, eu tenho o netbeans instalado.
Procurei pelo fórum alguma postagem semelhante, mas acho que seu o primeiro na história a não conseguir fazer isso.

5 Respostas

Andre_Brito

Você deve ir pela linha de comando. Se estiver no Windows, vai em executar > cmd. Aí escreva javac e veja se está funcionando. Se está, você vai até o diretório do seu arquivo .java e compila (javac NomeDoArquivo.java). Se não estiver, configure suas variáveis de ambiente.

É interessante usar o NetBeans quando você tiver mais conhecimento sobre programação Java. Por ora, faça ‘na mão’ mesmo.

E não esquenta que sentir dificuldades no começo é normal.

saim

Obrigado, Andre!
Foi complicado, mas deu certo.
Uma pergunta: Já existia uma variável “Path” nas variáveis de ambiente. Mas o tutorial que você me linkou pedia pra adicionar uma “PATH”, com maiúsculas. Faz diferença? Por via das dúvidas, criei uma segunda variável, o que até agora não criou problemas.

O arquivo .class gerado é totalmente diferente daquele mostrado na apostila. Isso é um problema?

Vou seguir usando o bloco de notas, como você e a apostila sugeriram. estou acostumado a usar o highlight do game maker, mas acho que dá pra acostumar a programar na mão.

nel

saim:
Obrigado, Andre!
Foi complicado, mas deu certo.
Uma pergunta: Já existia uma variável “Path” nas variáveis de ambiente. Mas o tutorial que você me linkou pedia pra adicionar uma “PATH”, com maiúsculas. Faz diferença? Por via das dúvidas, criei uma segunda variável, o que até agora não criou problemas.

O arquivo .class gerado é totalmente diferente daquele mostrado na apostila. Isso é um problema?

Vou seguir usando o bloco de notas, como você e a apostila sugeriram. estou acostumado a usar o highlight do game maker, mas acho que dá pra acostumar a programar na mão.

Oi!

Podes apenas complementar a variavél Path, mas creio que criar outra chamada PATH também não será um problema, a principio.
Segue um tutorial da Oracle sobre o javac, é muito bom e aconselho a leitura. Aqui tem um tutorial bem simples e básico, caso lhe interesse.

Posteriormente, podes baixar o Eclipse para começar a desenvolver sem se preocupar em usar os comandos Javac “na mão”. É uma IDE muito difundida no meio, portanto, será extremamente útil. Enquanto isso, podes continuar via linha de comando, se não está sendo um problema, será excelente para desenvolver seu conhecimento na linguagem.

Abraços e sucesso.

Andre_Brito

Acredito que não. Os .class são os ‘executáveis’. Portanto, tendo o mesmo comportamento, não existe problema por ora.

Você pode usar outros editores, pra usar Syntax Highlights. No Windows, você pode usar jEdit ou Notepad++. No Linux, vai de Gedit ou vIM.

saim

Obrigado, moçada, vocês foram uma mão na roda. Vou continuar com a apostila, aqui. Espero levar algum tempo antes de ter que pedir socorro de novo.

Criado 24 de junho de 2011
Ultima resposta 24 de jun. de 2011
Respostas 5
Participantes 3