BÁSICO do básico (Iniciante) [RESOLVIDO]

Boa noite a todos!

Estou iniciando meu aprendizado em JAVA, por isso peço ajuda de vcs, para o seguinte problema: estou tentando compilar a seguinte classe JAVA:-

[b]public class VerificaAnoBissexto{ public static void main(String[] args){ int ano = args[0]; int resto; String mensagem = "O Ano "; resto = (ano % 400); if (resto == 0){ System.out.println(mensagem + ano + " e Bissexto."); } } }[/b]

porem o compilador esta reclamando da linha 3 - int ano [color=red]=[/color] args[0]; - onde apresenta a seguinte mensagem:-

[b]Exercicio7.java:3: error: incompatible types int idadeAluno = args[0]; ^ required: int found: String 1 error[/b]

Como posso resolver esse problema?

Sei que deve ser uma questão muito básica, e peço desculpas pela minha falta de conhecimento.

Obrigado.

Gutemberg Miranda

SIC VIS PACEM PARA BELLUM

Bem vindo ao GUJ :smiley:

O erro é que você está tentando atribuir a uma variável numérica (int ano) um valor do tipo String (vetor String args[0]), aliás não há nem o porque de você mexer nos valores do parâmetro String[] args da função main.

P.S.: ao postar seu código fonte utilize a tag code.

:thumbup:

InicianteJavaHenrique, se ele estiver rodando em modo texto ele pode querer pegar os parâmetros passados ao programa. Faz sentido neste caso, o usuário vai executar o programa e passar como parâmetro o ano.

Gutemberg_Miranda, como o colega falou, é um problema com tipos incompatíveis. Você deve fazer parsing do valor passado, algo como:

int i;
try {
   i = Integer.parseInt(args[0]);
} catch (NumberFormatException e) {
   System.out.println("falha ao fazer parsing");
}

Obrigado pela atenção Henrique!

Estou utilizando int ano = args[0]; para poder pegar o parâmetro pela linha de comando: java VerificaAnoBissexto [color=red]2012[/color]

você pode me mostrar como posso alterar a minha classe para que compile e execute? se não for te atrapalhar muito.

Gutemberg Miranda

Opa! Wagner vc matou a charada… obrigado…

Vou tentar esse código que vc mandou.

Gutemberg Miranda

Obrigado, Wagner

Funcionou perfeitamente.

:smiley: Eu nem sabia disto, porque quando comecei a aprender Java eu já usava GUI.

Gutemberg_Miranda só falta você colocar [RESOLVIDO] no tópico.

como faço isso Henrique?

Clique no botão editar próximo ao título de seu primeiro post, mantenha o título e coloque no final [RESOLVIDO]