Básico do básico

12 respostas
Leobons

Bem, vi as regras do fórum antes de postar essa pergunta, já que as deste tipo não são bem-vindas em vários fóruns, porém não achei nada sobre, então…

Não sei nada sobre programação, vou começar faculdade de engenharia em 2010 e gostaria de me preparar. Recentemente me matriculei em um curso de algoritmo e linguagem C pensando que ia me facilitar um pouco. Acabei aprendendo todo conteúdo programático do curso pela Internet e pedindo o $$ de volta (o curso era bem básico) sem conseguir uma luz no que quero. A questão é:
Gostaria de saber programar para celulares (ex. SO Android) e sei que usa linguagem Java. Que cursos deveria fazer para me desenvolver na linguagem??

Estou de férias e sem trabalhar então estou com muita disposição para sentar e aprender. Se alguém puder me dar alguma orientação, agradeço!
:smiley:

12 Respostas

berg.pb

Opa
como vc disse, é bo começar do básico do básico.
eu sempre indico a Inicitiva JEDI, do DFJUG, e algumas apostlas do Caelum.

se vc quer programar para celular com Android, ou ainda, qualquer outra coisa com Java, terá que começar do zero…
se já tiver noção, dá pelo menos uma revisada no início, tenta concatenar a orietação a objetos de java (algumas linguagens encapsulam essa idéia diferente), depois, Design Patterns, e ai sim, dar foco ao que vc quer…

Espero ter ajudado.
bons estudos

Leobons

Obrigado pela dica da iniciativa JEDI, parece realmente muito bom. Quanto a Caelum, sei que tem aqui no Rio, vou dar uma olhada se consigo algumas apostilas.
Quanto ao começar do zero… esse é o problema: eu não sei onde é o zero! Tenho que ter algum conhecimento prévio em outras linguagens para começar em Java?

G

Obrigado pela dica da iniciativa JEDI, parece realmente muito bom. Quanto a Caelum, sei que tem aqui no Rio, vou dar uma olhada se consigo algumas apostilas.
Quanto ao começar do zero… esse é o problema: eu não sei onde é o zero! Tenho que ter algum conhecimento prévio em outras linguagens para começar em Java?

Ok… vc sabe ligar os cabos do computador? Esse é o zero.
Recomendo que você leia algum livro sobre sistemas operacionais antes de mais nada, afinal você precisa entender que diabos é uma variável na memória, um processador, assembly, sistema de arquivo, drivers, threads, processos, etc. Não precisa entender tudo do livro mas apenas pegar a idéia geral da coisa. (Sim, os livros sobre sistema operacional são grandes e grossos UI!). Você já sabe um pouco do C, ótimo, porque esse conhecimento vai ser útil no início do aprendizado de Java. No mais é o que o berg.pb falou.

Também sou iniciante em Java e estudo pelo livro do Deittel, estou gostando bastante.

Leobons

SOs! Ok, anotado, provavelmente comprado amanhã!

Quanto ao zero: escolha um dedo :shock: :shock:

Obrigado pela dica. Volto quando estiver mais a altura de conhecimento do forum (mas se alguem quiser acrescentar alguma dica de livro, é sempre bem-vinda)

G

Você pode ir lendo o livro de SOs e ir estudando o Java ao mesmo tempo. Eu gosto de visitar o fórum diariamente pois sempre tem uma coisa que você acaba aprendendo por mais simples que sejam algumas dúvidas. :lol:

romarcio

Cara, primeiro você deve entender o conceito que a Linguagem JAVA usa, Orientação a Objetos.
http://downloads.caelum.com.br/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf

Você pode procurar apostilas e livros sobre o esse conceito, e depois então partir para programação.

Da uma procurada no apostilando http://www.apostilando.com/pagina.php?cod=1, lá você encontra bastante material do básico do java.

Um livro bem legal para inciantes é o da DEITEL: Java Como Programar. Esse livro vc até encontra na internet em foruns de downloads em PDF, senão estiver disposto a gastar com ele.

Victor_Neves

DEITEL para iniciantes??? :shock:

vei assim o cara vai dormir enquanto le o livro!!!

o bom pra ele começar seria mesmo o Use a cabeça! Java

SUPER simples de entender e eu acredito que ele vai aproveitar muito mais do que se lesse deitel…

misturar imagens com codigo (como o Use a cabeça faz) é a melhor maneira de abstrair a mente pra java, a questao quando se aprende java é sair do mundo real, é abstrair as informaçoes, abstrair objetos, atributos, parametros…

eu vivo dizendo, programar nao é exatas, é arte!! é humanas!!!

romarcio

Der Meister:
DEITEL para iniciantes??? :shock:

vei assim o cara vai dormir enquanto le o livro!!!

o bom pra ele começar seria mesmo o Use a cabeça! Java

SUPER simples de entender e eu acredito que ele vai aproveitar muito mais do que se lesse deitel…

misturar imagens com codigo (como o Use a cabeça faz) é a melhor maneira de abstrair a mente pra java, a questao quando se aprende java é sair do mundo real, é abstrair as informaçoes, abstrair objetos, atributos, parametros…

eu vivo dizendo, programar nao é exatas, é arte!! é humanas!!!

Esse eu não conheço, mas é mais uma sugestão para ele.

O bom do deitel é que tem vários exemplos de código, mas vai da escolha dele. Tutoriais, apostilas e livros sobre os conceitos que o JAVA utiliza, tem aos montes na internet.

Agora que eu acho complicado o cara entender sem ter aulas, eu acho. O ideal seria ele fazer um curso de Java para iniciantes, depois então começar a pesquisar sobre as tecnologias que mais tem interesse de usar na linguagem.

Victor_Neves

sim claro!! o DEITEL é otimo pela abrangencia do seu conteudo!! tem muita, muita coisa mesmo!!
se voce nao conhece o Use a cabeça! Java vale a pena dar uma olhada.
eu li recentemente o Use a cabeça! Servlets e JSP e agora estou esperando o padroes de projetos, tambem dessa série.
sao otimos.

quanto ao curso de java, seria realmente aconselhável… é um investimento que pode acelerar o aprendizado e ganhar tempo…

bestlinux

Um otimo livro também é o Core Java.

berg.pb

Bom:

• reaLmente, os tres livros indicados são muito bons. Agora, pra iniciante (como vc diz que é), o use a cabeça é o melhor… além de ir do básico (como os outros livros), ele usa uma abordagem didática interessante.
  • se vc já está acostumado a livros técnicos, aí eu indico sim o Core e o Deitel.
  • qto ao que vc disse que quando tiver à altura do fórum: como diz Pe Quevedo: “isso nom ecxiste!!!”. o fórum é o lugar pra todo mundo mesmo…

eu lembro minha primeira mensagem do fórum, sbre servlets… coloquei um texto de 5 paraágrafos, e alguém me respondeu em 5 palavras: “faltou extender a classe servlet”. :wink:

é assim mesmo… a idéia do fórum é disseminar a informação. sinta-se à vontade…

abraços a todos
deus abençoe

nando182

Realmente os cursos da Iniciativa JEDI são bons, eu aconselho

Criado 29 de novembro de 2009
Ultima resposta 30 de nov. de 2009
Respostas 12
Participantes 7