Ola a todos !!!
Estou iniciando com o java, mas tenho desenvolvido uma aplicacao em outra linguagem (e gostaria inicial essa app no java), mas, creio, como todo principiante numa nova linguagem (principalmente o java q eh nem complexo), tenho varias duvidas num modo geral, e porque nao dizer tambem um certo pavor, de como eh fazia e como vou ter q fazer no java (menu por exemplo: facia facin…facin… comparado como q o java faz). Mas tudo bem… tenho certeza q vou me adaptando à forma do java. Mas assim: queria soh uma visao geral das possibilidades de se fazer no java o q essa app n’outra linguagem tem: Eh totalmente flexivel (banco de dados, menu/permissoes de usuarios, discionario de dados, e tudo mais). Mas o meu quebra cabeca inicial esta em chegar no menu principal, ate chegar lah faz mais ou menos isso:
- a aplicacao eh executada;
- de inicio abre uma tela soh pra pedir o programa principal q vai ser executado (tenho divido por modulos: compras, estoque, faturamento, financeiro, etc) e o ambiente (ler em arquivo.ini o nome do servidor da app, pasta, banco de dados utilizado pra fazer a conexao ao banco, etc).
- assim q confirmado a opcao de cima, ele vai ficar rodando um flash inquanto faz umas chegagens de arquivos e conexao com o banco de dados (usuario, permissoes, cadastro de empresa, cadastro de permissoes, etc). Se tudo estiver ok, isso eh segundos.
- Abrir a janela principal ao fundo, onde tem as opcoes do menu, mas num evento ON INIT abrir a tela de login ao sistema, pra pedir: o usuario, empresa, modulos (de acordo com as permissoes do usuario)
- assim q confirma o login, de acordo com as permissoes do usuario, fazer o menu daquele modulo q ele escolheu entrar (nesse arquivo de configuracao do menu eu tenho tambem todas as opcoes do menu e o nome da funcao q vai ser executado).
- o usuario pode tambem, depois de ter entrado, por exemplo no modulo de financeiro, querer alterar prum outro modulo, por exemplo o faturamento, nesse momento devera refazer o menu, dentro das permissoes q esse usuario tem, pra esse novo modulo.
intao… a principio queria fazer isso no java (mas sei q isso nao eh pouca coisa, e que demanda de tempo e conhecimento pra tal !
mas, somente uma ajuda nisso: tem geito de fazer isso (creio q sim, mas nao sei como - heheheh) de uma forma tranquila ?
desde ja eu agradeco a compreencao de todos, e espero poder contar com a colaboracao e ajuda de todos q puderem: MUITO OBRIGADO !!!
1 grande abraco !
Gilberto.