Basico x Avancado

2 respostas
G

Ola a todos !!!

Estou iniciando com o java, mas tenho desenvolvido uma aplicacao em outra linguagem (e gostaria inicial essa app no java), mas, creio, como todo principiante numa nova linguagem (principalmente o java q eh nem complexo), tenho varias duvidas num modo geral, e porque nao dizer tambem um certo pavor, de como eh fazia e como vou ter q fazer no java (menu por exemplo: facia facin…facin… comparado como q o java faz). Mas tudo bem… tenho certeza q vou me adaptando à forma do java. Mas assim: queria soh uma visao geral das possibilidades de se fazer no java o q essa app n’outra linguagem tem: Eh totalmente flexivel (banco de dados, menu/permissoes de usuarios, discionario de dados, e tudo mais). Mas o meu quebra cabeca inicial esta em chegar no menu principal, ate chegar lah faz mais ou menos isso:

1. a aplicacao eh executada;
  2. de inicio abre uma tela soh pra pedir o programa principal q vai ser executado (tenho divido por modulos: compras, estoque, faturamento, financeiro, etc) e o ambiente (ler em arquivo.ini o nome do servidor da app, pasta, banco de dados utilizado pra fazer a conexao ao banco, etc).
  3. assim q confirmado a opcao de cima, ele vai ficar rodando um flash inquanto faz umas chegagens de arquivos e conexao com o banco de dados (usuario, permissoes, cadastro de empresa, cadastro de permissoes, etc). Se tudo estiver ok, isso eh segundos.
  4. Abrir a janela principal ao fundo, onde tem as opcoes do menu, mas num evento ON INIT abrir a tela de login ao sistema, pra pedir: o usuario, empresa, modulos (de acordo com as permissoes do usuario)
  5. assim q confirma o login, de acordo com as permissoes do usuario, fazer o menu daquele modulo q ele escolheu entrar (nesse arquivo de configuracao do menu eu tenho tambem todas as opcoes do menu e o nome da funcao q vai ser executado).
  6. o usuario pode tambem, depois de ter entrado, por exemplo no modulo de financeiro, querer alterar prum outro modulo, por exemplo o faturamento, nesse momento devera refazer o menu, dentro das permissoes q esse usuario tem, pra esse novo modulo.

intao… a principio queria fazer isso no java (mas sei q isso nao eh pouca coisa, e que demanda de tempo e conhecimento pra tal !

mas, somente uma ajuda nisso: tem geito de fazer isso (creio q sim, mas nao sei como - heheheh) de uma forma tranquila ?

desde ja eu agradeco a compreencao de todos, e espero poder contar com a colaboracao e ajuda de todos q puderem: MUITO OBRIGADO !!!

1 grande abraco !
Gilberto.

2 Respostas

Dieval_Guizelini

Olá,

Onde está a dúvida do título?

Você colocou muitas coisas que você quer fazer, mas não deixou claro onde está a sua dúvida.

Se a dúvida é como a sua aplicação poderá ser executada, basta você ter um arquivo jar, em que tenha um arquivo manifest devidamente configurado e tendo em seu sistema operacional uma vm java instalada, bastará dar um duplo clique no nome do programa.

Uma aplicação em swing, com buttons, qual a dificuldade?

3) assim q confirmado a opcao de cima, ele vai ficar rodando um flash inquanto faz umas chegagens de arquivos e conexao com o banco de dados (usuario, permissoes, cadastro de empresa, cadastro de permissoes, etc). Se tudo estiver ok, isso eh segundos.

Eu nunca utilizei, mas você pode tentar este projeto:
https://jflash.dev.java.net/

Se compreendi bem o que você quer, basta ter um método static na classe que possui a janela principal da sua aplicação e que irá instanciar os objetos que você quer… e por último fazer sum setVisible(true), ou mesmo no método contrutor dessa classe.

A construção dos objetos do menu podem ser condicionadas as permissão que o usuário tem, essas permissões podem ser lidas de um banco de dados, de um arquivo properties etc.

6) o usuario pode tambem, depois de ter entrado, por exemplo no modulo de financeiro, querer alterar prum outro modulo, por exemplo o faturamento, nesse momento devera refazer o menu, dentro das permissoes q esse usuario tem, pra esse novo modulo.

Se você tiver um bom esquema de configuração de usuários e permissões, com o uso de técnicas como singleton ou single sign-on você fará isso facilmente, para web eu já testei esse aqui:
http://www.josso.org/confluence/display/JOSSO1/JOSSO±+Java+Open+Single+Sign-On+Project+Home

fw

G

a minha duvida principal eh estar comecando no java e nao conhecer ainda como fazer (hehehe).

mas, poderia comecar pedindo ajuda de como fazer pra ler um arquivo.ini, tipo, as seguintes variaveis da sessao:

[ENVIRONMENT]
NomeServidor=\ServidorTal
Unidade=C:
Pasta=\PastaTal
Config=\Config
Dados=\Dados

Obrigado !!!

Criado 3 de maio de 2009
Ultima resposta 4 de mai. de 2009
Respostas 2
Participantes 2