Olá Pessoal, estou precisando de uma luz aqui… alguém sabe me informar como que eu faço para trabalhar com números complexos? tipo, tenho que fazer um programa que calcula as raízes de equações de segundo grau, fiz para várias situações do delta, porém, colei quando o delta fica negativo… se puderem postar pelo menos a ponta o iceberg ai já ajuda!! vlw!
Bom pelo que sei qnd Delta fica negativo… não ha raiz, ou seja o programa se encerraria nesse ponto ae.
Tpw, exibindo uma msg que nesse caso o programa se encerra devido o delta ser negativo.
Espero ter ajudado, apesar de não ter mto conhecimento em java.
|/
Acho que na API padrão não tem um tipo complexo, mas visite este link http://www.math.ksu.edu/~bennett/jomacg/c.html para ter uma idéia de uma classe que implementa números complexos. Você pode mudar o construtor para receber somente a parte real, deixando a parte imaginária inicialmente zerada e ir usando os métodos da classe para cada operação.
Se seu programa imprime somente soluções reais, então quando o delta é negativo você tem somente soluções complexas, ou seja, você imprime que “a equação não tem soluções reais” e você desiste.
Se seu programa também imprime soluções complexas, lembre-se que a raiz quadrada de -x é i * raiz quadrada de x, então é relativamente fácil você imprimir as coisas com um pouco de cuidado. Como foi dito, a API padrão do Java não dá suporte direto a números complexos, então você precisa só ter um pouco de cuidado para imprimir as coisas.