[b]Pessoal só novo no mundo de desenvolvimento, e agora estou vendo Eclipse EE, para meu trabalho…
Gostaria de saber se para conectar o banco de dados pelo eclipse tem uma receitinha de bolo, ou seja sempre será da mesma maneira
para conectar o BD.
[b]Pessoal só novo no mundo de desenvolvimento, e agora estou vendo Eclipse EE, para meu trabalho…
Gostaria de saber se para conectar o banco de dados pelo eclipse tem uma receitinha de bolo, ou seja sempre será da mesma maneira
para conectar o BD.
AGRADEÇO QUEM PUDER ME AJUDAR…[/b]
Isso depende muito… se você tiver usando JDBC ou JPA…
em JDBC eu crio uma Classe chamada Dao e nela eu faço os métodos open e close do banco de dados…
Fiz um exemplo simples…
ai nas suas Classes que fazem inserções, alterações, consultas no banco, você faz um extends Dao
Eu to iniciando agora nesse mundo de DB, e não tenho muita noção.
to procurando na net exemplos para conexão, pq to trabalhando agora nessa área, só que tenho que aprender lendo e vendo videos…
tenho um mês para aprender. :shock:
se não já viu…
vlw pela resposta rsmoraes
B
bruce1010
Eu fiz esse exemplo da net, só que está dando drive não encontrado.
package br.com.loja.Dados;
import java.sql.*;
public class Banco {
// propriedades do banco de dados
privateStringnDSN;privateStringCDSN;privateConnectionoConn;// CONSTRUTOR DA CLASSEpublicBanco(){nDSN="loja1";CDSN="jdbv:odbc"+nDSN;}// PROPRIEDADES DO BANCOprivateStringgetcDSN(){returnCDSN;}// METODO PARA MANIPULAR O BANCO DE DADOSpublicConnectionabrirBDConn(){ConnectionoConn;// abre conexaotry{Class.forName("sun.jdbc.odbc.jdbcOdbcDriver");oConn=DriverManager.getConnection(getcDSN());System.out.println("Conectando ao banco de dados");returnoConn;}catch(ClassNotFoundExceptioncnfe){System.out.println("Driver não encontrado");returnnull;}catch(SQLExceptionsql){System.out.println("Não foi possivel conectar ao banco de dados");returnnull;}catch(Exceptione){System.out.println(e.getMessage());returnnull;}}publicvoidfecharDBConn(){try{oConn.close();}catch(Exceptione){System.out.println("Erro ao fechar o bando de dados :"+e.getMessage());}}
import br.com.loja.Dados.Banco; // esse banco no final e para importar a clasee banco
public class InsereUsuario {
/** * @param args */publicstaticvoidmain(String[]args){// TODO Auto-generated method stubBancobanco=newBanco();try{ConnectionExConn=banco.abrirBDConn();Statementstmt=ExConn.createStatement();StringsSQL="INSERT INTO clientes(nome_cliente, produto) values('Bruce barros', 'TV')";booleanres=stmt.execute(sSQL);stmt.close();banco.fecharDBConn();System.out.println((!res)?"Inclusão Ok":"Erro não inclusão");}catch(Exceptionex){ex.printStackTrace();}}
}
================================================================================
está dando o seguinte erro :
Driver não encontrado
java.lang.NullPointerException
at br.com.loja.exemplo.InsereUsuario.main(InsereUsuario.java:21)
R
rafaelPetersen
Camarada, você tem que importar o jar de conexão com o banco de dados para o seu projeto, já passei muito por isso… hehehe
dica, cria uma biblioteca sua no Eclipse e coloca lá os jars que você mais usa…
tipo abre as propriedades do projeto e vai em BuilClasspath e lá tem uma aba de bibliotecas você pode criar a sua lá e colocar os jar’s nela, depois é só incluir a sua biblioteca no projeto. ok? ah só um detalhe, caso seja um projeto em específico cria uma biblioteca para aquele projeto, para não ficar com jars não utilizados…