Bean?

7 respostas
Bruno_M_Gasparotto

Dúvida simples:

É correto chamar uma classe que apenas contém atributos, e seus respectivos métodos getter e setters, como ClasseBean?

Sei que a palavra “bean” não se resume exatamente a isso, porém um outro estagiário aqui criou algumas classes por exemplo “FuncionarioBean”, e não quero seguir o mesmo caminho se isso for errado.

Apenas uma dúvida de boa prática mesmo.

Abraços!

7 Respostas

drsmachado

Sim.
Basicamente um bean, ou POJO, é constituido por
atributos privados, encapsulados por métodos get e set e um construtor padrão ou que não recebe nenhum argumento.

Rodrigo_Sasaki

É correto sim,

mas se você ler o livro Clean Code do Robert C. Martin, vai ver que lá ele diz para evitar sufixos nos nomes.

As vezes não há necessidade, uma pessoa que lê “Funcionario” ou “FuncionarioBean” vai imaginar que é basicamente a mesma coisa, então o sufixo pode ser removido, mantendo as coisas até mais limpas (na minha opinião).

Mas se outras classes no sistema ja adotam o sufixo, eu sugiro que use também, não fuja do padrão.

maior_abandonado

drsmachado:
Sim.
Basicamente um bean, ou POJO, é constituido por
atributos privados, encapsulados por métodos get e set e um construtor padrão ou que não recebe nenhum argumento.

pois é o diabo tem muitos nomes…kkkkk

nesse caso bean, pojo, vo, to, dto… é tudo a mesma …

Bruno_M_Gasparotto

Entendi galera,

Nesse projeto vou utilizar o sufixo, pois realmente as outras classes estão assim, além de algumas adotarem o mesmo prefixo (OcorrenciaTableModel, OcorrenciaBean).

Obrigado galera.

gabrielfrios

Se for um Bean utilizado como Entidade, não é a mesma coisa que VO, TO ou DTO.

VO e TO (ou DTO) tem um diferença tbm, pelo menos como eu conheço :smiley:

saoj

Acho que Bean, JavaBean e POJO são quase que sinônimos. Não confundir com EJB, claro.

gabrielfrios

JavaBean não seria apenas a especificação?

Criado 17 de maio de 2012
Ultima resposta 17 de mai. de 2012
Respostas 7
Participantes 6