Fala galera…
Há algum tempo atras eu postei um item nesse forum para conseguir finalmente entender quando utilizar um Servlet…
Agora estou querendo finalmente comprender oque é um Bean… ou melhor… quanto é útil utilizar um Bean.
Por exemplo… para um servlet… oque me esclareceu foi o exemplo de uma tela de login… o usuário da um submit no formulário para o servlet… o mesmo faz a verificação e redireciona o usuário para o local correto…
e um Bean? onde seria interessante eu utilizar? e qual seria a tarefa dele?
Um javaBean é uma classe que obedece a regra de encapsulamento, ou seja, possuí todos seus atributos privados e métodos get e set para cada um deles. Um exemplo simples é a utilização de javaBeans com páginas jsp. Tendo todos os campos de um form em um jsp com nomes semelhantes aos atributos de um javaBean você passa os valores dos atributos em uma única linha de código utilizando a tag <jsp:useBean />
não sei se eu entendi certo…
no exemplo que vc citou, daria para colocar validações nos campos do formulário, como por exemplo verificar se um CNPJ é válido?
se vc pudesse me dar um exemplo prático, como por exemplo um cadastro de clientes, seria bom…