Tenho uma impressora Bematech MP 4000 TH não Fiscal conectada a porta Paralela instalada no Windows XP. Depois de instalada a mesma imprime página de testes e tudo, mas não imprime pelos programas de testes. Já coloquei a biblioteca BemaFI32.dll no diretório system32, mas qdo tetto imprimir simplesmente não acontece nada. Utilizando um exemplo em java percebo que o retorno é 0 como se a impressora não tivesse conectada, ou seja tento utilizar as fuções da biblioteca mas nada ocorre. Tentei com um exemplo em delphi e também não tive sucesso.
Olá amigo, quando trabalhei com impressoras da Bematech também não obtive sucesso com os programas de testes disponíveis no site.
Ocorria o mesmo problema, conseguia imprimir direto da linha de comando do DOS, o driver também estava instalado, mas os programas de testes simplesmente não funcionavam.
Como aparentemente estava tudo OK decidi eu mesmo escrever um “programinha” que lia o estado da impressora e retornava o mesmo… Para minha surpresa com o programa escrito por mim a impressora começou a operar normalmente.
Uma dica que posso te dar é conferir o cabo da impressora, se você está realmente usando o cabo correto. Existem diversos tipos de cabos para portas paralelas, esses cabos possuem padrões de pinagens diferentes. No manual da impressora deve especificar o cabo correto para ser usado com a mesma. Falo isso pois eu também tive problema com o cabo, sendo que a impressora passou a operar normalmente apenas após a troca do cabo.
Para o programa de teste em java vai ser necessário usar JNI para fazer acesso às funções da dll fornecida pela bematech.
Abraços.
vc tem esses arquivos no system32?
-> BemaFI32.dll
-> BemaFI32.ini
-> BemaMFD.dll
-> BemaMFD2.dll
-> DAO2535.tlb
-> DAO350.dll
-> MSJET32.dll
-> AX6R32.DLL