[quote=carloshsamaral]Boa tarde pessoal,
tenho um amigo que está na ultima parte de um processo seletivo em BI ( Programa de Trainee em uma multi nacional ) ele comentou que será uma entrevista técnica, só que ele não sabe o que estudar e nem eu… Gostaria de ajudar meu amigo, vocês sabem me dizer oq ele pode estudar? Ai eu passo pra ele certinho, essa ultima parte é amanhã, ele ta correndo contra o tempo pra estudar… Caso alguém possa ajudar agradeço desde já!![/quote]
Quando se fala em BI, normalmente o que a empresa espera do profissional é utilizar seu talento para Data Warehouse fundamentalmente.
O Data Warehouse é uma técnica de organização da informação operacional (ou transacional) em uma estrutura gerencial, isto é, os dados de bancos de dados relacionais, arquivos, planilhas, web-service entre outras fontes, são acomodados de uma forma conveniente para a rápida consulta e análise da informação pelo espectro gerencial as vezes tomador de decisão.
Para aprender sobre Data Warehouse, é melhor acessar alguma literatura do papa da matéria, William Harvey Inmon e seus contribuintes. Os materiais destes caras são fáceis de ler e evita de você de aprender com alguém que não tem conhecimento prático.
O Data Warehouse requer conhecimento dos seguintes assuntos:
Pré-requisitos:
- domínio de modelagem Entidade-Relacionamento (MER);
- domínio da linguagem SQL;
- conhecer DER e DFD ajudam muito a rascunhar as ideias de como sera o DW (isso é muito particular).
Requisitos:
- ETL (Extração Tratamento e Carga em Português);
- domínio de modelagem multidimensional (Esta é a modelagem utilizada em DW, e facilita muito entender de MER antes porque as literaturas partem desde pressuposto);
O conhecimento de uma ferramenta para gerar relatórios e gráficos ao usuário não é fundamental para um trainee, pois o “trabalho sujo e mais nobre” depende mesmo da etapa de modelagem.
As ferramentas utilizadas nas empresas normalmente são:
- Microstrategy da Microstrategy (não gostei desta, é da Microstrategy);
- Business Intelligence (muito fácil, é da BO);
- BW (não gostei desta porque é burocratica, é da SAP);
- Cognos (não trabalhei com esta, mas é da IBM).
Infelizmente, muitos entrevistadores entendem que o profissional deve dominar uma destas ferramentas e não conseguem ver que o ponto crítico para avaliar o profissional está na capacidade dele modelar baseado em fundamentos o DW a considerar boa estrutura, granularidade, desempenho, integridade, segurança, escalabilidade e reprocessamento.
Claro, as ferramentas de apoio são relevantes, porém para um analista de DW, é como aprender o pacote MS-Office e isso é treino a ser dado pela empresa porque o profissional não tem obrigação de conhecer a ferramenta que a empresa decidiu utilizar.
wiliamps