Bibliote em Java

Olá pessoal tudo bem ?
Estou com uma duvida muito simples, e ate envergonho - me de criar um post deste nivel neste forum porem ja rodei a net e ainda não achei a resposta, o meu caso e o seguinte, estou desenvolvendo um aplicação java e quando eu coloco um icone em um botao da minha jtoobal e crio o jar file, a interface nao abre porem ela abre dentro do ide, se eu tirar os icones fuciona no ide e no jar file ,só que no jar file apresenta um erro no meu drive jdbc, em todos os casos o probelma é relacionado a utilização dos icones, percorrendo o aqui pelo forum vi que uma boa pratica e criar um biblioteca e depois add ela no projeto eu, ja consegui criar a biblioteca com os icones dentro e add no projeto mas nao sei colocar o caminho dos icones que estao na lib nos meus botoes, se alguem puder me dar uma ideia ficarei agradecido.

Seus arquivos de imagem dos icones, estão dentro do arquivo .jar gerado?

O que pode estar acontecendo é a aplicação não encontrar os arquivos na hora de abrir pelo .jar.

Eles estao lá sim, a principio eu tambem achei que poderia ser isto mas não é …

Como você está carregando suas imagens? Poste o código.

JBT_novo_prod           .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/novoprod.gif")));
        JBT_pesquisa_prod       .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/pesquisarprod.gif")));
        JBT_atualizar_prod      .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/atualizarprod.gif")));
        JBT_deletar_prod        .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/deleteprod.gif")));

no netbeans o meu diretorio, imagens é um pacote que fica dentro da pasta " pacote de codigos fontes ", e meu Jarfile esta assim:

META-INF
imagens
UBA..
  |
  Sena_sistema..
            |
            Model
            Controler
            View

e por incrivel que pareca nao da certo , percorrendo aqui pelo forum eu vi um post onde um menbro diz que adiciona suas imagens (as minhas sao do tipo gif) em um jarfile depois adicionas em uma lib e utiliza no projeto so que eu nao sei criar as libs …

Faz um teste, coloca a pasta imagens no mesmo nível dos seus fontes.

META-INF  
    UBA..  
      |  
      Sena_sistema..  
                | 
                imagens  
                Model  
                Controler  
                View  

Quanto a imagem:

Testei com o getResource e funcionou, entretanto vc pode tentar da seguinte forma:
Depois da chamada ao método initComponents, no construtor do seu frame, faça:

try { seuBotao.setIcon( new ImageIcon( ImageIO.read( getClass().getResourceAsStream( "/imagens/suaImagem.gif" ) ) ) ); } catch ( IOException exc ) { exc.printStackTrace(); }

Quanto ao driver, se vc estiver usando o NetBeans, basta adicionar a biblioteca do driver. Se for do MySQL, vá no nó libraries (bibliotecas) do seu projeto, clique com o botão direito e escolha add library (adicionar biblioteca). Procure por MySQL JDBC Driver e adicione. Caso seja outro banco, crie a biblioteca (na mesma janela de adicção de bibliotecas) e adicione no projeto. Sempre que der um build, vc vai ver que os jars necessários serão inseridos na pasta lib da pasta dist.

[]´s