Olá pessoal tudo bem ?
Estou com uma duvida muito simples, e ate envergonho - me de criar um post deste nivel neste forum porem ja rodei a net e ainda não achei a resposta, o meu caso e o seguinte, estou desenvolvendo um aplicação java e quando eu coloco um icone em um botao da minha jtoobal e crio o jar file, a interface nao abre porem ela abre dentro do ide, se eu tirar os icones fuciona no ide e no jar file ,só que no jar file apresenta um erro no meu drive jdbc, em todos os casos o probelma é relacionado a utilização dos icones, percorrendo o aqui pelo forum vi que uma boa pratica e criar um biblioteca e depois add ela no projeto eu, ja consegui criar a biblioteca com os icones dentro e add no projeto mas nao sei colocar o caminho dos icones que estao na lib nos meus botoes, se alguem puder me dar uma ideia ficarei agradecido.
Bibliote em Java
6 Respostas
Seus arquivos de imagem dos icones, estão dentro do arquivo .jar gerado?
O que pode estar acontecendo é a aplicação não encontrar os arquivos na hora de abrir pelo .jar.
Eles estao lá sim, a principio eu tambem achei que poderia ser isto mas não é …
Como você está carregando suas imagens? Poste o código.
JBT_novo_prod .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/novoprod.gif")));
JBT_pesquisa_prod .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/pesquisarprod.gif")));
JBT_atualizar_prod .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/atualizarprod.gif")));
JBT_deletar_prod .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/deleteprod.gif")));
no netbeans o meu diretorio, imagens é um pacote que fica dentro da pasta " pacote de codigos fontes ", e meu Jarfile esta assim:
META-INF
imagens
UBA..
|
Sena_sistema..
|
Model
Controler
View
e por incrivel que pareca nao da certo , percorrendo aqui pelo forum eu vi um post onde um menbro diz que adiciona suas imagens (as minhas sao do tipo gif) em um jarfile depois adicionas em uma lib e utiliza no projeto so que eu nao sei criar as libs …
Faz um teste, coloca a pasta imagens no mesmo nível dos seus fontes.
META-INF
UBA..
|
Sena_sistema..
|
imagens
Model
Controler
View
Quanto a imagem:
Testei com o getResource e funcionou, entretanto vc pode tentar da seguinte forma:
Depois da chamada ao método initComponents, no construtor do seu frame, faça:
try {
seuBotao.setIcon( new ImageIcon( ImageIO.read( getClass().getResourceAsStream( "/imagens/suaImagem.gif" ) ) ) );
} catch ( IOException exc ) {
exc.printStackTrace();
}
Quanto ao driver, se vc estiver usando o NetBeans, basta adicionar a biblioteca do driver. Se for do MySQL, vá no nó libraries (bibliotecas) do seu projeto, clique com o botão direito e escolha add library (adicionar biblioteca). Procure por MySQL JDBC Driver e adicione. Caso seja outro banco, crie a biblioteca (na mesma janela de adicção de bibliotecas) e adicione no projeto. Sempre que der um build, vc vai ver que os jars necessários serão inseridos na pasta lib da pasta dist.
[]´s