Bibliote em Java

6 respostas
hfk

Olá pessoal tudo bem ?
Estou com uma duvida muito simples, e ate envergonho - me de criar um post deste nivel neste forum porem ja rodei a net e ainda não achei a resposta, o meu caso e o seguinte, estou desenvolvendo um aplicação java e quando eu coloco um icone em um botao da minha jtoobal e crio o jar file, a interface nao abre porem ela abre dentro do ide, se eu tirar os icones fuciona no ide e no jar file ,só que no jar file apresenta um erro no meu drive jdbc, em todos os casos o probelma é relacionado a utilização dos icones, percorrendo o aqui pelo forum vi que uma boa pratica e criar um biblioteca e depois add ela no projeto eu, ja consegui criar a biblioteca com os icones dentro e add no projeto mas nao sei colocar o caminho dos icones que estao na lib nos meus botoes, se alguem puder me dar uma ideia ficarei agradecido.

6 Respostas

romarcio

Seus arquivos de imagem dos icones, estão dentro do arquivo .jar gerado?

O que pode estar acontecendo é a aplicação não encontrar os arquivos na hora de abrir pelo .jar.

hfk

Eles estao lá sim, a principio eu tambem achei que poderia ser isto mas não é …

M

Como você está carregando suas imagens? Poste o código.

hfk
JBT_novo_prod           .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/novoprod.gif")));
        JBT_pesquisa_prod       .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/pesquisarprod.gif")));
        JBT_atualizar_prod      .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/atualizarprod.gif")));
        JBT_deletar_prod        .setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/imagens/deleteprod.gif")));

no netbeans o meu diretorio, imagens é um pacote que fica dentro da pasta " pacote de codigos fontes ", e meu Jarfile esta assim:

META-INF
imagens
UBA..
  |
  Sena_sistema..
            |
            Model
            Controler
            View

e por incrivel que pareca nao da certo , percorrendo aqui pelo forum eu vi um post onde um menbro diz que adiciona suas imagens (as minhas sao do tipo gif) em um jarfile depois adicionas em uma lib e utiliza no projeto so que eu nao sei criar as libs …

romarcio

Faz um teste, coloca a pasta imagens no mesmo nível dos seus fontes.

META-INF  
    UBA..  
      |  
      Sena_sistema..  
                | 
                imagens  
                Model  
                Controler  
                View
davidbuzatto

Quanto a imagem:

Testei com o getResource e funcionou, entretanto vc pode tentar da seguinte forma:
Depois da chamada ao método initComponents, no construtor do seu frame, faça:

try { seuBotao.setIcon( new ImageIcon( ImageIO.read( getClass().getResourceAsStream( "/imagens/suaImagem.gif" ) ) ) ); } catch ( IOException exc ) { exc.printStackTrace(); }

Quanto ao driver, se vc estiver usando o NetBeans, basta adicionar a biblioteca do driver. Se for do MySQL, vá no nó libraries (bibliotecas) do seu projeto, clique com o botão direito e escolha add library (adicionar biblioteca). Procure por MySQL JDBC Driver e adicione. Caso seja outro banco, crie a biblioteca (na mesma janela de adicção de bibliotecas) e adicione no projeto. Sempre que der um build, vc vai ver que os jars necessários serão inseridos na pasta lib da pasta dist.

[]´s

Criado 27 de dezembro de 2009
Ultima resposta 28 de dez. de 2009
Respostas 6
Participantes 4