Eu terminei meu projeto e quis gerar o .jar dele para poder executa-lo aonde eu quiser, eu estou usando o sqljdbc.jar, mas quando gerei o .jar ele abre o programa só que ele nem gera funciona, quando fui olhar no .jar o driver nem estava la junto… adicionei todas as classes do sqljdbc.jar dentro do .jar do meu programa e ainda assim ele nem funciona …
aconteceu o seguinte comigo,… quando eu escolho o java class library nao cria corretamente, mas quando eu escolho o application ele criao .jar correto.********nao sei o pq disso.
posta aqui o manisfet q ele criou para eu dar uma olhada …
o netbeans 4, 4.1 e 5.0 utiliza uma pasta chamada dist para vc poder distribuir seu projeto. pressionando “Shift+F11”, o netbeans compila seu projeto e constrói esse diretório pra vc. dentro desse diretório ele insere seu .jar juntamente com um diretório lib onde ficarão seus “.jars” que vc utilizou para construir seu projeto.
se vc der uma olhada no conteúdo do seu .jar construído, vc irá encontrar um arquivo de manifesto com uma referência “classpath” a essa pasta lib contendo todas os “.jars” relacionados ao seu projeto.
dessa forma vc irá precisar dessa estrutura para poder executar seu projeto.
considerando q suas variáveis de ambiente já estejam configuradas, basta vc ir nesse diretório e digitar “java -jar meuprojeto.jar” q seu programa será executado.
se vc estiver no windows e clicar duas vezes no seu “.jar” (meuprojeto.jar) ele tb deve executar.
Cara, se você usa o NetBens 5.0 basta colocar estes jars na Libraries (acesso via propriedades do projeto)…
Sugestão: Estes jars podem estar numa pasta lib no mesmo nivel das outras pastas do seu projeto.
Assim na compilação a pasta dist trará a pasta lib e o “class-path” do manifest.mf estará com todas estas libraries, uma vez que o NB adiciona isso via ANT.
É isso que está me assombrando, eu descompacto o jar e ele me mostra o sqljdbc.jar o comm.jar o manifest certo e NADA de querer funcionar, bom quando eu descobrir oque aconteceu posto aqui para auxiliar melhor o pessoal que tambem encontra-ra esse erro…
Essa linha do manifest Class-Path: lib/sqljdbc.jar lib/comm.jar
Que o netbeans gera nunca funcionou comigo desde a versão NB 1.5.
Recomento o empacotamento manual fazendo o seguinte.
No shell vá no diretório $seuprojeto/build/classes lá está todas as classes.
Copie $seuprojeto/dist/lib/*.jar para $seuprojeto/build/classes
Dê um jar -xf *.jar. Com isso vc tem todos arquivos necessários para gerar um deploy.
Falta o manifest.
Crie um arquivo texto com a segunte linha
Main-Class: impressorarexam.Main
no dir $seuprojeto/build/classes dê um
jar -cfm jarname.jar arquivomanifest *
Eu faço assim.
Nunca achei uma forma melhor. No meu caso tenho scripts para solucionar essa limitação.
Diferente doque o pessoal alegou ai em cima, o NETBEANS nem é tão ruim assim, só eh temperamental pra caramba, aprender a mexer com ele ta sendo um pé, eu recomendo o JDev…
Mas sobre o problema eu fui meio radical e copiei o conteudo das minhas .class e joguei elas todas dentro de um .txt, deletei todo meu projeto, e recriei ele… pagina por pagina, depois adicionei os .jar de conexão…
[quote]sqljdbc.jar e comm.jar[/quote], e gerei novamete o .jar do meu projeto pela paleta Run > Clean and Build Main Project ou só aperta F11 + Shift, dessa veiz ele sei la porque, executou normalmente o .jar e conseguiu se conectar com o Banco de Dados ( SqL Server 2005 ) mas infelizmente deu erro na conexão Serial, mas Pasmen( ou não ) ele funcionou via DOS, para aqueles que nem sabem, se vc digitar
[quote]java -jar nomedoJar.jar[/quote], ele roda pelo DOS, e eu acho util pq vc ve a saida do programa caso de erro, e pelo DOS funcionou COMPLETAMENTE, se alguem sabe o PORQUE disso acontecer me explique por favor, porque eu nem imagino pq ele feiz isso no DOS e no Double-Click ele nem abriu…
Mas Muito Obrigado pessoal, voces me ajudaram muito na correria de aprender a mexer no NETBEANS…aprendi bastante coisa util eheh