Bibliotecas faltando no NetBeans

Fala aeh Pessoal :smiley:

Eu terminei meu projeto e quis gerar o .jar dele para poder executa-lo aonde eu quiser, eu estou usando o sqljdbc.jar, mas quando gerei o .jar ele abre o programa só que ele nem gera funciona, quando fui olhar no .jar o driver nem estava la junto… adicionei todas as classes do sqljdbc.jar dentro do .jar do meu programa e ainda assim ele nem funciona …

Voce já tiveram esse problema antes ?

ja tive ese problema sim

talvez vc tenha o mesmo problema q eu tive, talvez vc tenha iniciado seu projeto errado.

quando vc criou seu pojeto, o q vc usou? java application, java class library , …?

Java Application, pq ?
QUal seria o impacto dessa escolha ?? num da pra fazer .jar depois he ? ehehe

aconteceu o seguinte comigo,… quando eu escolho o java class library nao cria corretamente, mas quando eu escolho o application ele criao .jar correto.********nao sei o pq disso.

posta aqui o manisfet q ele criou para eu dar uma olhada …

Ta Ai [quote]Manifest-Version: 1.0
Created-By: Oracle JDeveloper 10g 10.1.3.0.4
Main-Class: impressorarexam.Main

[/quote]

ele só feiz referencia ai .Main ele abre o meu aplicativo só que nem funciona direito, isso ja aconteceu antes creio que seja as bibliotecas…

se vc tiver MSN ou gmail me passa pra gente se falar melhor

o netbeans 4, 4.1 e 5.0 utiliza uma pasta chamada dist para vc poder distribuir seu projeto. pressionando “Shift+F11”, o netbeans compila seu projeto e constrói esse diretório pra vc. dentro desse diretório ele insere seu .jar juntamente com um diretório lib onde ficarão seus “.jars” que vc utilizou para construir seu projeto.

dist/meuprojeto.jar
dist/lib/lib1.jar
dist/lib/lib2.jar
dist/lib/lib3.jar

se vc der uma olhada no conteúdo do seu .jar construído, vc irá encontrar um arquivo de manifesto com uma referência “classpath” a essa pasta lib contendo todas os “.jars” relacionados ao seu projeto.

dessa forma vc irá precisar dessa estrutura para poder executar seu projeto.

considerando q suas variáveis de ambiente já estejam configuradas, basta vc ir nesse diretório e digitar “java -jar meuprojeto.jar” q seu programa será executado.

se vc estiver no windows e clicar duas vezes no seu “.jar” (meuprojeto.jar) ele tb deve executar.

[]'s

Certo interessante, isso quer dizer que se não estiver com a pasta lib no meso diretorio que o .jar ele não vai funcionar ?

Pq o criado pelo NETBEANS está assim

[quote]Manifest-Version: 1.0
Ant-Version: Apache Ant 1.6.5
Created-By: 1.5.0_07-b03 (Sun Microsystems Inc.)
Class-Path: lib/sqljdbc.jar lib/comm.jar
X-COMMENT: Main-Class will be added automatically by build[/quote]

e mesmo desse modo rodando dentro da pasta aonde ta o lib ele nem funciona…
MAs rodando pelo 10g ou Netbeans ele roda normal

mano seu manifest ta certo…

deve ta faltando a pasta lib

Cara, se você usa o NetBens 5.0 basta colocar estes jars na Libraries (acesso via propriedades do projeto)…
Sugestão: Estes jars podem estar numa pasta lib no mesmo nivel das outras pastas do seu projeto.
Assim na compilação a pasta dist trará a pasta lib e o “class-path” do manifest.mf estará com todas estas libraries, uma vez que o NB adiciona isso via ANT.

Abraço!

É isso que está me assombrando, eu descompacto o jar e ele me mostra o sqljdbc.jar o comm.jar o manifest certo e NADA de querer funcionar, bom quando eu descobrir oque aconteceu posto aqui para auxiliar melhor o pessoal que tambem encontra-ra esse erro…

Essa linha do manifest Class-Path: lib/sqljdbc.jar lib/comm.jar
Que o netbeans gera nunca funcionou comigo desde a versão NB 1.5.
Recomento o empacotamento manual fazendo o seguinte.

No shell vá no diretório $seuprojeto/build/classes lá está todas as classes.
Copie $seuprojeto/dist/lib/*.jar para $seuprojeto/build/classes
Dê um jar -xf *.jar. Com isso vc tem todos arquivos necessários para gerar um deploy.
Falta o manifest.
Crie um arquivo texto com a segunte linha

no dir $seuprojeto/build/classes dê um

jar -cfm jarname.jar arquivomanifest * 

Eu faço assim.
Nunca achei uma forma melhor. No meu caso tenho scripts para solucionar essa limitação.

Diferente doque o pessoal alegou ai em cima, o NETBEANS nem é tão ruim assim, só eh temperamental pra caramba, aprender a mexer com ele ta sendo um pé, eu recomendo o JDev…

Mas sobre o problema eu fui meio radical e copiei o conteudo das minhas .class e joguei elas todas dentro de um .txt, deletei todo meu projeto, e recriei ele… pagina por pagina, depois adicionei os .jar de conexão…

[quote]sqljdbc.jar e comm.jar[/quote], e gerei novamete o .jar do meu projeto pela paleta Run &gt Clean and Build Main Project ou só aperta F11 + Shift, dessa veiz ele sei la porque, executou normalmente o .jar e conseguiu se conectar com o Banco de Dados ( SqL Server 2005 ) mas infelizmente deu erro na conexão Serial, mas Pasmen( ou não ) ele funcionou via DOS, para aqueles que nem sabem, se vc digitar

[quote]java -jar nomedoJar.jar[/quote], ele roda pelo DOS, e eu acho util pq vc ve a saida do programa caso de erro, e pelo DOS funcionou COMPLETAMENTE, se alguem sabe o PORQUE disso acontecer me explique por favor, porque eu nem imagino pq ele feiz isso no DOS e no Double-Click ele nem abriu…

Mas Muito Obrigado pessoal, voces me ajudaram muito na correria de aprender a mexer no NETBEANS…aprendi bastante coisa util eheh :wink:

Pode estar utilizando a VM da Microsoft.