Bibliotecas Java no Linux muitas dúvidas

Olá amigos.

Estou precisando de um empurrãozinho para começar a ficar sério com java. Vou colocar aqui as perguntas que podem parecer básicas, mas que estão me enrolando todo.

1 - No Linux as bibliotecas ficam em /usr/lib/algumacoisa. Agora, onde ficam as benditas bibliotecas do java? ficam no diretório j2se, java,jvm ? Eu já dei um find para tentar encontrar, olhei no sistema, mas tá osso.

2 - O que eu faço (sem o eclipse ou netbeans) para utilizar um package zip de um cara qualquer da internet?

3 - Para que eu rode um programa java em outro computador que não utilize só as bibliotecas padrão, é só colocar no mesmo diretório os pacotes e referenciar: import ./diretório/pacote ?

Ô pessoal agradeço desde já quem puder me ajudar porque estou sem tempo para pesquisar a fundo esses assuntos. E me desculpem se as perguntas forem bobas demais.

Muito obrigado.

Fala ae!

1 - /usr/java/jdk1.6.0/lib, /usr/java/jdk1.6.0/jre/lib

O “jdk1.6.0” vai variar dependendo da versão do java q vc ta usando.

2 - Vc num vai usar zip, e sim os arquivos jar. Dá uma olhada http://www.guj.com.br/posts/list/53468.java

3 - Se vc estiver usando uma IDE, que no caso vc pretende usar, quando vc der o build do projeto, ela vai criar um diretório dist, que vai conter o jar do seu projeto, e uma pasta lib, que vai conter todos os jars utilizados no mesmo.

Falow!

Muito obrigado pela ajuda David. :smiley: Esse conhecimento irá me ajudar muito daqui por diante.

Um grande abraço.

Disponha :smiley:

eu realmente nao gosto dos instaladores da Sun pra linux… eu nunca sei onde está nad… prefiro baixar o zip e setar o classpath e o java_home na mao…