Desenvolvo um software que ofereço como serviço, então, num mesmo servidor eu tenho várias instâncias do mesmo projeto.
O que ocorre é que eu sempre tenho problemas de falta de memória nele e aí surgiu uma dúvida. Se eu colocar as bibliotecas no servidor ao invés da aplicação, o consumo de memória vai cair?
Pq vc acha que cairia? Creio que é o código do seu projeto que está com problemas…
V
VagnerMG
Porque como os projetos são iguais, evitaria de carregar mais de um mesmo jar na memoria.
Na verdade, estou perguntando isso porque eu não sei como o Tomcat encara isso, se neste caso ele vê que as bibliotecas são idênticas e então carrega uma instância somente!
Hebert_Coelho
Porque como os projetos são iguais, evitaria de carregar mais de um mesmo jar na memoria.
Na verdade, estou perguntando isso porque eu não sei como o Tomcat encara isso, se neste caso ele vê que as bibliotecas são idênticas e então carrega uma instância somente!Quando a memória do servidor estourou, você fez um dump? Analisou quais objetos estavam em memória na hora? Olhou no log para ver se o problema está em alguma consulta que retorna muitos dados?
V
VagnerMG
Foi na hora de gerar um relatório pelo Jasper Reports!
O erro não estava ocorrendo, é que precisei subir mais uma cópia do meu sistema no final de semana, e então hoje o erro aconteceu!
Não estou usando muitos frameworks justamente para não consumir muita memória no servidor, e mesmo assim tá dando permgem space.
Hebert_Coelho
VagnerMG:
O erro não estava ocorrendo, é que precisei subir mais uma cópia do meu sistema no final de semana, e então hoje o erro aconteceu!
Não estou usando muitos frameworks justamente para não consumir muita memória no servidor, e mesmo assim tá dando permgem space.
Vc viu a quantidade linhas que retornou? Simulou o mesmo em um ambiente igual ao de prod?
V
VagnerMG
Hebert Coelho:
VagnerMG:
Vc viu a quantidade linhas que retornou? Simulou o mesmo em um ambiente igual ao de prod?
Infelizmente eu dei um reboot no servidor aqui Hebert e perdi o Log!
E eu não simulei o erro não!
Hospedo meu projeto na integrator e minha JVM está com 1gb de ram!
Recomendaria colocar no servidor só as libs estáveis: hibernate, spring, commons, etc. As suas próprias libs, que estão em desenvolvimento, como alguma lib de “arquitetura” deixaria duplicado dentro de cada projeto mesmo.
Claro que é impossível dizer que isso por si só vai resolver seu problema. Mas que ajuda, ajuda. E não é uma prática tão de outro mundo não.
Hebert_Coelho
rodrigo.uchoa:
Recomendaria colocar no servidor só as libs estáveis: hibernate, spring, commons, etc.
As suas próprias libs, que estão em desenvolvimento, como alguma lib de “arquitetura” deixaria duplicado dentro de cada projeto mesmo.
So fique atento que essa prática pode levar a problema de conflito de libs, caso o tomcat já tenha alguma lib de versão mais antiga carregada por ele mesmo.