Bibliotecas

Olá!

Oia eu ai dinovo! rs*** 8)

alguém sabe onde encontro uma apostila explicando o funcionamento de bibliotecas em java(import)… eu gostaria de saber como fazer uma… onde elás ficam…

Thanks! Valeu!

Oi,

Acho que uma apostila dedicada exclusivamente à criação de bibliotecas você não vai encontrar, porque nem é um assunto tão complexo assim.
Basicamente, funciona assim:

• Você cria e compila as classes que vão ser a sua biblioteca
  • Cria um arquivo Jar com as classes, para ficar algo melhor organizado. O arquivo jar nada mais é do que um arquivo zip renomeado, ou então você pode utilizar o executável do jar que vem junto com o SDK
  • Coloca o Jar em algum lugar em que ele fique acessível no classpath (por ex., se for uma aplicação web, coloca no WEB-INF\lib da aplicação)
  • Dá import das classes da lib que você vai utilizar dentro da sua classe.

Olá!

Até ai eu entendi… agora… digamos que tenho um arquivo com o nome biblioteca.jar e dentro dela tenhu uma classe chamada MessageBox

ficaria assim para adicionar ela em meu projeto?

import biblioteta.Messagebox

ou

import biblioteca.*

Valeu! Thanks!!

Você não importa “a biblioteca inteira” e o nome do arquivo Jar não interfere de forma alguma na linha do import.
Se o nome da classe é Messagebox e ela não está dentro de nenhum package, você faz simplesmente
import Messagebox;

Mas você também pode por exemplo ter a classe Messagebox definida com um package nomedopacote, e aí colocar essa classe, incluindo a estrutura de diretório referentes ao pacote (de forma que se descompactar, ele vai criar os diretórios), dentro do arquivo biblioteca.jar. Aí você faz
import nomedopacote.Messagebox

A idéia de criar um arquivo Jar é só pra não deixar um monte de arquivo solto, mas ele não interfere na sintaxe de nada. Se você quer fazer um
import algumacoisa.*;
terá que colocar as classes dentro de um pacote e importar o pacote.

na verdade cara, acrescentando no que a Bani disse…o java foi criado “de programadores para programadores”, ou seja, o que os caras fizeram quando criaram a linguagem vc pode fazer para criar algo pra vc…quando dizemos que tem-se que criar um jar, ele é para colocar as classes em um arquivo soh, como a Bani disse…e quando vc coloca ele em algum lugar, ou seja, deve indicar um caminho para que o java reconheça…quando vc seta o classpath de sua maquina, vc deve apontar para as bibliotecas do java, ou seja, aponta para o caminho onde estao as classes do java propriamente…eh tudo parecido, vc deve fazer como eles fizeram ao criar a linguagem!!

espero ter ajudado… :wink:

ate mais…

Ok… vamos ver se eu entendi… eu uso o JBuilder e criei um projeto chamado Biblioteca com o package chamado Bibliotecas…

package Bibliotecas;

public class MsgBox {
public MsgBox(String cTitulo,String cMsg,int cTip) {
}

}

depois de criado o arquivo .jar eu fiz assim para importar(issu em outro projeto é lógico…)

import Bibliotecas.*;

issu importata a class msgbox… mas quando eu compilo o projeto ele dá um erro esse erro:

“Pdv.java”: Error #: 704 : cannot access directory Biblioteca at line 5, column 1

isso acredito que ele naum encontrou o arquivo Biblioteca.jar… alguém sabe onde eu coloco a biblioteca para que ele encontre o arquiv .jar?

OBS: eu uso o JBuilder já tentei colocar o arquivo em uma porrada de lugar e nada funcionou… se alguém puder ajudar eu agradeço…

Valeu! Thanks!

Lá nas propriedades do projeto (clica com o botão direito na raiz e seleciona properties) a última aba é de libraries. Aí você cria uma nova lib lá e coloca o arquivo jar dentro dela.
Para próximos projetos, você não precisa criar novamente, é só selecionar a que já foi criada.

Olá! Bani!

Valeu Cara! Funcionou! rs*** Valeu mesmu! :smiley:

[]'s
Dennys Fernando

[quote=“Bani”]Lá nas propriedades do projeto (clica com o botão direito na raiz e seleciona properties) a última aba é de libraries. Aí você cria uma nova lib lá e coloca o arquivo jar dentro dela.
Para próximos projetos, você não precisa criar novamente, é só selecionar a que já foi criada.[/quote]

Opá! Belezinha!

Funcionou… mas eu fiquei com uma dúvida… quando eu compilar ele tanto como jar ou exe eu precisarei da biblioteca para executa-ló?

Exemplo: se eu compilar e levar o arquivo compilado para um outro PC ele irá funcionar sem precisar dakela lib que criei?

entendeu? rs*** ou ficou meiu confuso? rs***

espero ki entenda… VALEU! THANKS!!!