BigDecimal X double

ola!
minha duvida é a seguinte, qual a vantagem do BigDecimal em relacao ao double, uma vez que para se realizar calculos com ele é mais complexo, pois ele nao é um tipo nativo como o double e o uso de ±/*%etc nao é permitido?

e no caso de calculo de valores financeiros qual o melhor?

Ola

O BigDecimal tem umas funcoes de arredendar, formartar dentre outras…

O melhor… dependente, se vc so precisa fazer contas, e as operacoes basicas… o double.

Double tem tamanho fixo de 8 bytes, BigDecimal não. Se você precisar de precisão, use BigDecimal.

BigDecimal é usado para calculos matematicos e cientificos de precisão, não para calculos financeiros como você quer. Você terá uma coisa com BigDecimal que não terá com double nesse caso, muita dor de cabeça!

Olá pessoal, aproveitando a deixa eu gostaria de saber qual classe vcs usam para lidar com valores monetários ou se usam mesmo o tipo double pra isso em seus sistemas. Pergunto isso porque ao utilizar double com dinheiro é preciso fazer alguns arredondamentos para deixar tudo ok, caso contrário vc pode ter como retorno algo como 1,0000009 quando realiza uma operação que deveria retornar um valor double “inteiro” como 1.0 por exemplo. Pensei em criar uma classe chamada Moeda que fizesse todo esse trabalho, mas pode ser que haja algo do tipo e eu não quero reinventar a roda!

Obrigado,