Olá pessoal eu vi esta discussão no forum sobre biometria, eu trabalho com biometria a quase 10 anos, especificamente com relogios de pontos biometricos e com leitores biometricos, ja trabalhei com inumeros leitores, um dos melhores leitores do mercado com um bom custo x beneficios são os leitores da nitgen e da suprema, porem o SDK da Nitgen é Free e da Suprema é pago.
Quando eu digo leitor biometrico eu estou me referindo a leitores profissionais e não os leitores da Microsoft, Clone e outro que tem no mercado que custão R$ 150,00 ou R$ 70,00. O preço já diz tudo, vou citar dois tipos de leitores no mercado que são mais utilizados, são os leitores oticos e os capacitivos.
Embora o custo do leitor óptico de impressão dactilar (última geração) seja 35% superior ao leitor capacitivo (geração anterior) o grau de segurança e precisão de leitura é muito superior, em função das seguintes vantagens:
O leitor óptico permite visualização tridimensional (3D) da impressão dactilar pois utiliza uma lente prismática e emissão de luz infra-vermelha;
A tecnologia 3D permite o ajuste remoto por software do grau de segurança e precisão de comparação dos algoritmos da impressão dactilar. Em outras palavras, enquanto a leitora capacitiva vai até 87 % de precisão de leitura comparativa, o leitor óptico pode chegar a 99 % de precisão;
O leitor capacitivo pode ser burlado com mais facilidade, não só em função da limitação de precisão, como também em função da tecnologia capacitiva realizar o ?Tinger Tip?, uma espécie de ?foto plana? da impressão dactilar. Em outras palavras, corre-se o risco com a leitora capacitiva, da liberação de um acesso ser realizado por uma foto da impressão dactilar em papel de alto-contraste. Enquanto que na leitora óptica a presença do dedo do usuário é exigida em função da necessidade da comparação de leitura em 3D ;
Os leitores da microsoft, clone, digital persona são baratos porem seu tempo de vida é curto e sua tecnologia não ser das melhores, além do custo com o SDK, pois seu SDK não é free, logo temos o custo de R$ 150,00 em media de um leitor da microsoft e uma licença do SDK por leitor de R$ 170,00 em media, total de R$ 320,00. Sendo que um leitor da Nitgen custa em media R$ 370,00 o leitor Hamster I, e seu SDK é Free logo você terá um leitor otico profissional que te atenderá em todos os quesitos de segurança.
Lógica: Se você faz a opção de uma autenticação por biometria você almeja SEGURANÇA E AUTENTICIDADE, e se você trabalha com um leitor de má qualidade você não terá a segurança que almejava inicialmente, então não precisará desta tecnologia já que ela não trará a segurança requerida, então você pode usar senha, cartão ou qualquer outra tecnologia de baixo custo ou de custo zero, pois vai ter o mesmo efeito que um leitor de má qualidade vai te oferecer.
Estes leitores da microsoft foram projetados para fazer logon em sistemas operacionais e não para receber uma grande carga de usuarios acessando diariamente, tente colocar 50 pessoas registrando diariamente 4 acesso ao dia em um leitor da microsoft, dentro de 6 meses ele já era ou começa a confundir as digitais. Os leitores da Clone sem se fala, aqueles já não funcionam desde a primeira vez.
Estes leitores eu nem considero como leitor biometrico, aqueles leitores de notebook, pendrive, palm e etc… onde você rola a digital para ele fazer a leitura, todos eles são capacitivos você corre o risco de não conseguir acessar seu notebook, pendrive ou palm por seu leitor não conseguir fazer a leitura da digital.
Quem quiser conhecer mais sobre biometria ou adiquirir algum material, SDK, Driver, Manuais de Integração, Consultoria fiquem a vontade para entrar em contato.
Obrigado pelo espaço cedido.
Att.
Carlos Fitl
Email / MSN: suporte@powerponto.com.br