Blob

Tenho q fzer um sistema pra gerenciar imagens, entao surgiu a duvida… usar blob ou gravar as imagens em disco, ouvi dizer q gravando em blob o uso dos recursos do servidor é grande devido a converção das imagens, mas n tenho certeza ainda n tive como testar,

gostaria de saber qual é a opinião d vcs?

Depende… quantas imagens ?? qual o tamanho ?? qual a concorrência de de leitura / escrita nesses arquivos ? qual o banco ??

algo em torno de 20 30 mil imagens, hmm o tamanho creio q n vai passar dos 400kb … o banco vou usar o postgre

e a concorrência ??

desculpa talvez n tenha entendido direito tua pergunta…

os usuarios vao ter permissão de leitura e escrita …

tipo… vai ter leitura/escrita concorrente ?
mais de uma thread acessando o mesmo arquivo ao mesmo tempo ??

o mesmo arquivo naum,

vai ter multiplos acessos ao banco com permissao de leitura e escrita mas em arquivos diferentes

Arquivos são mais simples de manipular, e no seu caso são acessiveis…
A unica diferennça é que arquivos podem se perder no disco, se lagum jaguru deletar sem querer e seu registro ficar inconsistente… coisa que com banco de dados não ocorre…

ta mas em termos de performance … qual seria mais viavel?

Teria que ver a carga do seu banco.

Certamente ler em arquivo é mais rápido, pois no final das contas é isso que o banco faz, só que pelo banco ainda tem mais um passo a ser seguido, o que resta é saber se é relevante o tempo ou não, e isso vai depender de sua carga…

A principio não deve ser tão relevante.

hmm

entao basicamente vai depende do tempo de conversão e do numero de acessos

axo q vo fze alguns testes aki

mas vlw pela ajuda ^^

tempo de acesso para byteA(postgresql) é baixo em alguns testes feitos…tenho algum amterial com pesquisas se quiser

esse assunto já foi mais doque discutido aqui no forum…
faz uma busca por blob que vc vai ver!

da uma olhada nesse post:
http://www.guj.com.br/posts/list/62734.java