Bloco de Código

Dei uma pesquisada mas não encontrei o que eu queria saber. Encontrei só sobre bloco de códigos normais, tipo métodos, ifs e afins.

Mas o que eu queria saber é se há como minimizar um pedaço de código avulso (Uso Eclipse). Por exemplo:

[code]
/* Barra de Menu */
menuBar = new JMenuBar();
setJMenuBar(menuBar);

/* Menu */
menuArquivo = new JMenu(“Arquivo”);
menuArquivo.setFont(fonte);
menuBar.add(menuArquivo);

menuAjuda = new JMenu(“Ajuda”);
menuAjuda.setFont(fonte);
menuBar.add(menuAjuda);

menuSobre = new JMenu(“Sobre”);
menuSobre.setFont(fonte);
menuBar.add(menuSobre);
[/code] Tenho esse código assim dentro do construtor, esse pedaço é tudo o que eu tenho no menu e eu queria criar algo para minimizar esse pedaço de código no Eclipse. Ficaria algo tipo assim por exemplo:

[code]

• /* Barra de Menu */
    { …
    [/code](Coloquei o sinal de mais na linha de cima porque ele não aparecia quando colocava antes da chaves)
    Ai quando eu clicasse no sinal de mais aparecesse o código todo, que no caso é o primeiro código acima.

Dica: mova esse bloco de inicialização para um método separado. Normalmente esse método tem um nome padronizado (do tipo “initComponents” ou coisa parecida). Dessa forma, o Eclipse pode “colapsar” (esse é o termo) o código dessa parte do seu código, e você pode reservar o construtor para inicializar outras coisas que não os componentes da tela.

// Antes
public MeuFrame () {
    ...
    textField = new JTextField();
    listaAlunos = new ArrayList<Aluno>();
}
// Depois
public MeuFrame () {
    initComponents(); // inicialização dos componentes da tela 
    listaAlunos = new ArrayList<Aluno>(); // código que realmente lhe interessa
}
// Aqui fica todo aquele código que você não quer ver
private void initComponents() {
    ...
    textField = new JTextField();
}

O WindowBuilder (plugin do Eclipse para montar telas) tem uma opção de você jogar esse código todo em um método separado, em vez de deixá-lo no construtor (que não é adequado, conforme você percebeu, porque polui muito o seu código).

OK cara, valeu pelas dicas, vou aplica-las no meu código.
Até.