Bloco de Notas - Eclipse - Ambiente Trabalho Dia-Dia

10 respostas
C

Pessoal, sou iniciante em Java, terminei de ler a apostila da Caelum agora, quando surgiu uma dúvida.

Sei da importância dos conceitos OO - herança, polimorfismo, encapsulamento, etc e etc.

Mas gostaria de saber dos experientes aí e que já trabalham na área, como é o dia a dia de um programador. É o dia trabalhando em IDE?

Fiquei pensando, qual a necessidade de saber a fundo JLabel, JTextField, JButton, JPanel, JFrame. Se é mais prático utilizar IDE e acho que é o que acontece.

Claro que quanto mais informação o programador saber melhor, óbvio, mas pelo menos pra quem esta começando fica complicado pela quantidade de informação.

Talvez seja melhor utilizar as IDE’s p/ criação de formulários, botões, eventos do que ficar decorando linhas de código??
E com o tempo ir pegando experiência com o código??

Gostaria de saber a opinião do pessoal ae.

Isso tudo é dúvida pessoal, não estou afirmando nada.

10 Respostas

ACDias

Eu acho o seguinte: os editores visuais são de uma produtividade incrível, mas contém bugs como todo tipo de software e é totalmente passível de gerar códigos errados ou que precisem de otimização. Sendo assim, é extremamente necessário que o programador conheça tudo o que é gerado para poder dar manutenção no código.
Se você sentir que sabe o suficiente para deixar de fazer tudo na mão, não tem porque não partir para um editor visual.

L

Usar as IDEs faz parte do dia-a-dia de muitos desenvolvedores.

Contudo há muitas situações onde fará muita diferença você entender de fato porque (e como) determinadas coisas acontecem, indo lá no código, ou até mesmo em especificações para “solucionar enigmas” que muitas vezes nos aparece.

Uma coisa que você pode fazer é usar a IDE e depois ir “fuçar” o código gerado para entender o que está acontecendo e buscar conhecimento daquilo que você não souber.