Bloco de Notas - Eclipse - Ambiente Trabalho Dia-Dia

10 respostas
C

Pessoal, sou iniciante em Java, terminei de ler a apostila da Caelum agora, quando surgiu uma dúvida.

Sei da importância dos conceitos OO - herança, polimorfismo, encapsulamento, etc e etc.

Mas gostaria de saber dos experientes aí e que já trabalham na área, como é o dia a dia de um programador. É o dia trabalhando em IDE?

Fiquei pensando, qual a necessidade de saber a fundo JLabel, JTextField, JButton, JPanel, JFrame. Se é mais prático utilizar IDE e acho que é o que acontece.

Claro que quanto mais informação o programador saber melhor, óbvio, mas pelo menos pra quem esta começando fica complicado pela quantidade de informação.

Talvez seja melhor utilizar as IDE’s p/ criação de formulários, botões, eventos do que ficar decorando linhas de código??
E com o tempo ir pegando experiência com o código??

Gostaria de saber a opinião do pessoal ae.

Isso tudo é dúvida pessoal, não estou afirmando nada.

10 Respostas

ACDias

Eu acho o seguinte: os editores visuais são de uma produtividade incrível, mas contém bugs como todo tipo de software e é totalmente passível de gerar códigos errados ou que precisem de otimização. Sendo assim, é extremamente necessário que o programador conheça tudo o que é gerado para poder dar manutenção no código.
Se você sentir que sabe o suficiente para deixar de fazer tudo na mão, não tem porque não partir para um editor visual.

L

Usar as IDEs faz parte do dia-a-dia de muitos desenvolvedores.

Contudo há muitas situações onde fará muita diferença você entender de fato porque (e como) determinadas coisas acontecem, indo lá no código, ou até mesmo em especificações para “solucionar enigmas” que muitas vezes nos aparece.

Uma coisa que você pode fazer é usar a IDE e depois ir “fuçar” o código gerado para entender o que está acontecendo e buscar conhecimento daquilo que você não souber.

Outra abordagem é estudar a fundo e ter noção do que está acontecendo “por trás da cena”.

Acho que você vai perceber com o tempo o que funciona melhor pra vc.

Mas… bom mesmo é editar código no vi :lol:
hehehe

C

ACDias, certo. Entendi o que você disse, podemos comparar como se fosse um DreamWeaver da vida, que certas coisas ficam melhores editando manualmente, direto no código fonte.

Mas ainda sim é possível aprender através de IDE??

ACDias

Minha opinião é que é possível sim. Mas acho mais difícil, pois os geradores de código dificilmente geram um código limpo. O DreamWeaver, citado por você, assim como todos os editores visuais de HTML, (na minha opinião) geram um código muito porco, o que nem sempre reflete nas ferramentas voltadas para apps desktop.

webwillian

Uma ideia interessante, que eu aprendir nas minhas andanças pelo LINUX, foi o fato de voce fazer as janelas com o Glade e utilizar o java para o código-fonte acessando os componentes através dos callbacks gerado pelo Glade.

C

É que a princípio acho desnecessário ir decorando/entendendo linhas e mais linhas ao invés de utilizar a IDE, a princípio acho isso.

Creio que seja melhor ir praticando na IDE e com o tempo ir pegando o macete do que tem por trás. Estou dizendo isso pra ambiente gráfico.

cassio

castanhagi:
É que a princípio acho desnecessário ir decorando/entendendo linhas e mais linhas ao invés de utilizar a IDE, a princípio acho isso.

Creio que seja melhor ir praticando na IDE e com o tempo ir pegando o macete do que tem por trás. Estou dizendo isso pra ambiente gráfico.

E você vai querer ficar para sempre limitado a utilizar apenas os componentes básicos disponibilizados pelo editor visual da sua IDE? Se não entender o que acontece por baixo dos panos quando você brinca de arrastar componentes com o mouse, como espera criar os seus próprios componentes? Pois para fazer isso você terá que estender os componentes existentes e isso exige compreensão sobre o seu funcionamento.

A
  1. Quando ocorrer algum erro voce não vai ficar perdido sem saber o porque.
  2. Voce vai construir código mais legivel e com menos bug.
  3. Voce vai conseguir construir seus próprios componentes com mais facilidade.

Isso é verdade. :smiley:
No começo também ficava meio perdido no meio de tanta coisa. Mais tipo naum se preucupe muito com isso, aprenda muito bem o basico que o resto será mais facil.

castanhagi:
Talvez seja melhor utilizar as IDE’s p/ criação de formulários, botões, eventos do que ficar decorando linhas de código??
E com o tempo ir pegando experiência com o código??

Acho melhor você pegar experiência no código primeiro para depois partir para uma IDE.

Falow…

C

Como eu disse, a idéia é pelo menos no começo não “perder tempo” decorando e entendendo a fundo as linhas de código. E ir trabalhando com a IDE. Mas não disse que não é importante entender o que acontece nos “bastidores”.

Não estou dizendo que é o correto, é só o que penso como juvenil (acho que nem isso) em Java.

F

Concordo plenamente em relação aos editores html, como o DreamWeaver.

Criado 31 de julho de 2007
Ultima resposta 1 de ago. de 2007
Respostas 10
Participantes 7