Ja observei varios codigós java com um Bloco try, alguem poderia me explicar para que serve ?
Ex.
try{
…
…
}
Grato Alexandre
Ja observei varios codigós java com um Bloco try, alguem poderia me explicar para que serve ?
Ex.
try{
…
…
}
Grato Alexandre
Esse bloco try é uma “tentaiva” de fazer alguma operação de I/O , Banco de Dados, comunicação com hardware da máquina
vc pode notal que cada try tem um catch que é se algo der errado na "tentativa " o erro vai sobrecair no catch.
espero ter ajudado.
t+.
Oi
AleCamilo, um conjunto de blocos try e catch indica que a um tratamente de exceção neste trecho de código. Isso quer dizer que os objetos ou métodos que estão sendo acessados ali retornaram uma exceção no caso de acontecer algum erro de RunTime.
Por exemplo, se tu criar o seguinte método:
public void Teste() throws IOException {
// Método aqui
}
A palavra-chave trows indica que o método Teste() poderá lançar uma exceção do tipo IOException. Aí quando vc quiser fazer uma chamada a este método não poderá chama-lo sem que este esteja dentro de um método try e catch.
//Chamada convencional
suaClasse.Teste() // Dará erro na compilação
//Chamada correta
try {
Teste();
}
catch(IOException ioex) {
//Aqui vc fará o tratamento da exceção
ioex.printStackTrace(); //Este é o mais simples
}
T+
completando o post do jeveaux, não q tu seja obrigado a tratar a Exception qnd chama o método, oq ocorre é q a Exception vai continuar na pilha a procura de um bloco try/catch … por ex:
void metodoY()
{
try {
metodoX();
} catch( Exception e ) { ... }
}
void metodoX() throws Exception
{
metodoQueDisparaExcecao();
}
void metodoQueDisparaExcecao() throws Exception
{
...
}
…sacou? se vc nao trata a exceção logo q ela é lançada, precisa lançar ela de novo pro metodo chamador do metodo atual… a regra é: ou vc trata, ou vc lança… acho q ficou meio complicado de entender… dica, o livro dos Deitel&Deitel explicam exceptions como ninguém…
[]'s
try, em java, também pode ser usado para algo além do tratamento de exceções?
como no delphi… voce pode usar try…except, e também pode usar try…finally
Oi
mmpaulo, que bom que vc tocou nesse assunto, eu nem tinha lembrado.
É claro que tu pode usar o finally tb.
É o seguinte o try começa aser executado, se ocerrer uma exceção ele para e vai pro catch e se existir um finally ele irá passar no finally acontecendo ou não uma exceção.
Fui claro?
T+