Blogueiro lista 25 empresas com ambientes de trabalho mais atraentes

[quote]"… Em comum, todas as empresas que aparecem no ranking têm espaços amplos, ambientes colaborativos e, em muitos casos, cantinhos dedicados à diversão…
Em primeiro lugar, aparece a sede da Pixar… Em segundo lugar entre os mais vistos de 2012 ficou a Mojang, empresa sueca de games, que tem um design semelhante ao de uma casa, com cozinha convidativa e mesa de sinuca. Logo depois vêm Credit Suisse, Apple e Valve…"[/quote]
fonte: o globo.

[color=brown]a gente bem que poderia ter um ranking desses por aqui, não?[/color]

o cenário das startups brasileiras está bem aquecido. mas será que a gente tem empresas locais com esse tipo de estrutura, lugar comum lá fora?

Depende do que você chama de startup. Não vi nenhuma startup no ranking e geralmente elas não são conhecidas por oferecerem um ambiente saudável, pelo contrário.

Ms respondendo sua pergunta, não. Aqui não temos empresas de tecnologia com a mesma estrtura que lá fora.

1o - Nenhuma das empresas listadas no blog são startups, são todas gigantes bem estabelecidas.

2o - De fato, tem se falado muito sobre startups no Brasil, mas eu receio que há muito mais "buzz" do que resultado de fato.

3o - De onde vai vir o dinheiro para fazer tudo isso ?

Na minha opinião está faltando um pouco de contrapartida por parte dos profissionais aqui no Brasil. Todo dia alguém reclama do ambiente de trabalho, de salários baixos, as vagas são exigentes, etc. Mas acho que está demorando demais para acordarmos e reconhecer que a formação média dos profissionais no Brasil é uma verdadeira droga, a maioria sai da faculdade com dificuldade de fazer um crud, tem dificuldades para ler/escrever em português (inglês então nem se fala) e é ai que eu pergunto: de onde vai vir a inovação ? Sem a inovação, como competir no mercado internacional ? Sem competir, de onde vai vir o dinheiro ? E daí nascem as famosas associações/conselhos de incompetentes que tem que chorar dinheiro para o governo …

Enfim, eu acabei até saindo um pouco do foco … Pelo que percebi, o blog é muito mais sobre o visual dos escritórios em si do que pelo ambiente de trabalho de maneira geral, mas acho que isso não exclui o pensamento que postei acima. Resumindo:

Ambiente lega/bonito <-- dinheiro <-- lucro <-- venda <-- competividade <-- inovação <-- profissionais <-- qualificação

penso que fui pouco feliz ao utilizar o termo startup e concordo que as empresas citadas já estão estabelecidas. mesmo que há pouco tempo.

mas, e se falarmos de empresa de tecnologia, no geral, seja pequena, média ou grande?

temos esse tipo de ambiente citado no blog, por aqui?

[quote=pcassiano]penso que fui pouco feliz ao utilizar o termo startup e concordo que as empresas citadas já estão estabelecidas. mesmo que há pouco tempo.

mas, e se falarmos de empresa de tecnologia, no geral, seja pequena, média ou grande?

temos esse tipo de ambiente citado no blog, por aqui?[/quote]

Muito difícil, como eu disse, montar um ambiente assim custa caro. As empresas brasileiras não tem toda essa bala na agulha não.

[quote=rmendes08][quote=pcassiano]penso que fui pouco feliz ao utilizar o termo startup e concordo que as empresas citadas já estão estabelecidas. mesmo que há pouco tempo.

temos esse tipo de ambiente citado no blog, por aqui?[/quote]

Muito difícil, como eu disse, montar um ambiente assim custa caro. As empresas brasileiras não tem toda essa bala na agulha não. [/quote]

Pow claro que tem. Varias empresas sao vizinhas de botecos com sinuca, fliperama e maquina caca niquel eh soh procurar! Diversao na certa! :wink:

Mas serio! O cultura das empresas fora do pais sao completamente diferentes do Brasil, aqui eh muito mais relaxado, mais informal. Por exemplo, aqui na empresa nos temos xbox360, playstation 3, sinuca, pista de autorama e etc, mas ninguem tem tempo de ir la jogar e dar uma relaxada. A empresa ate tenta incentivar a socializacao dos funcionarios, mas a maioria tem filhos e familia e nunca fica aqui nas sextas depois das 17:00.

Tem uma empresa parceira nossa aqui, que o dono era musico, e incentiva muito a musica, eles tem estudio de ensaio dentro do empresa e uma vez por ano eles convidam algum artista famoso aqui na Suecia para dar workshop, o ultimo que eles tiveram foi um workshop de guitarra com um dos guitarristas do Backyard Babies (uma banda daqui da Suecia).

Ja ouvi falar que na Mojang eh legal de se trabalhar, mas mesmo assim, nao eh tao “relax” como parece ser.

Entao a minha pergunta eh, sera que um ambiente assim faz tanta diferenca se os funcionarios nao podem aproveitar?? Principalmente na area de TI, sempre tem muita coisa para fazer ,pouca gente, deadlines curtos.

Sei la, pra mim isso eh mais jogada de marketing do que realidade.

Boa analogia, pensando assim, é triste e uma coisa acaba realmente atrapalhando a outra. Pensando melhor enqto digitava essa linha, pensei: mas tudo no final acaba em um ponto: muito mais cultura, mais estudo e um pouco de incentivo/apoio do governo…

Trabalhei em uma empresa que tinha um nintendo wii e um gamecube em uma pequena sala com uns puffs. Realmente os video-games nao era muito bem aproveitados, somente no começo… mas a empresa era muito rigorosa tb… soh podia jogar ali nos 15 minutos liberados para a tarde, e nem podia ficar no cafe conversando… para isso tinha q ser nesses 15 minutos, ai o povo preferia descansar do que ficar jogando (mas isso nem entra no assunto, tanto é tb que hoje essa empresa nem existe mais).

Mas no geral, esses beneficios, por mais que nao sejam aproveitosos, trazem uma motivacao aos funcionarios, e um orgulho da empresa tb, acho legal ter esse ambiente descontraido, com essa tal liberdade, deixa os funcionarios com impressao de menos pressionados

Empresa nenhuma é perfeita … tem algumas exceções que usam estas bandeiras para atrair bons profissionais , tais como google, facebook…porém estas empresas já nasceram jovem e ganham muito $$$ ainda … mas não sei se estes ganhos serão eternos , porque na hora que apertar e tiver que cortar custos estes mimos são os primeiros a serem cortados e depois pessoas e pressão por resultado …
Nunca trabalhei em uma empresa que davam este tipo de beneficios , porque o que deixa as pessoas felizes é $$$ no bolso …é claro se tiver um ambiente bacana , onde vc tenha afinidade com as pessoas que vc trabalha , ajuda em muito no seu desempenho …
Aqui no brasil temos um jeito diferente de trabalhar e devemos respeitar estas particularidade, as vezes somos comparados com outras nações e temos que nos adequarmos a isto …e esquecemos o jeito que gostariamos de viver …

Nesse link http://www.youtube.com/watch?v=vBtv5drUUZk Bel Pesce dá uma esplanada sobre esse ambiente da Google…

Eu realmente, sinceramente acho que vale a pena investir em ambientes mais agradáveis… Percebam as nuances do que a Bel fala de todo o ambiente descontraído e de todas as possibilidades da empresa.

Creio que, só o fato da empresa te oferecer o recurso, fará com que você trabalhe pra ela com vontade… Eu por exemplo, não jogaria quase nunca, tenho certeza, mas só o fato de ter a disposição seria um diferencial…

Agora claro, a seleção para uma empresa dessa é algo tão alto nível, que a chance de chegar lá alguém disposto a “enrolar” no seu emprego é 0%…

Enfim, acho que podemos ir longe nessa discussão Custo X Benefício de ambiente de trabalho desenhados dessa forma e apesar de não ser o dono da verdade, eu só posso falar por mim, eu ficaria motivado, mesmo que não usasse quase nunca.

Abs []