Bloquear digitação sem usar disable

Olá, tudo bem?

pessaol preciso bloquear o campo do <h: outputLabel > sem usar o atributo disable"true" teria como fazer isso?

como assim bloquear um label ?

Desculpe, seria um inputText. Mas o que quero mesmo é não permitir mudar um valor já preenchido no componente <h:selectOneMenu

Na vdd não entendi direito.
O q vc quer é q após selecionar algo no selectOneMenu não seja mais possível selecionar outra coisa ?

Mas e se a pessoa selecionar errado ?

Boa Tarde,

Uma alternativa seria utilizar javascript para bloquear a digitação na caixa de texto e no combo.

Qual o problema de utilizar o disabled?

Um problema com ele (talvez seja o seu) é que o campo não é submetido quando está como disabled.

Você pode usar o atributo readonly no lugar.

Mas se não for esse seu problema, tente dar mais detalhes.

Pessoal por coincidência deparei-me com esta mesma questão… o seguinte:

Quero trazer um valor default para o meu SelectOneMenu, não quero permitir que este valor seja alterado e a lista fique disponível para alteração e o valor seja submetido(coisa que o disabled não permite).

Como faço?

hoje estou utilizando:

<h:outputLabel value="*TIPO DO MOVIMENTO: " for="tipoMovimento" /> <h:selectOneMenu id="tipoMovimento" required="true" value="#{movimentoBean.tipoMovimentoVO.idTipoMovimento}" label="TIPO DO MOVIMENTO"> <f:selectItem itemLabel="ENTRADA" itemValue="1" /> </h:selectOneMenu>

Como o bueno falou, readonly não serve?

Fiz a alteração utilizando o readonly e acrescentei mais uma opção(SAIDA = 2):

<h:outputLabel value="*TIPO DO MOVIMENTO: " for="tipoMovimento" /> <h:selectOneMenu id="tipoMovimento" required="true" value="#{movimentoBean.tipoMovimentoVO.idTipoMovimento}" label="TIPO DO MOVIMENTO" readonly="true"> <f:selectItem itemLabel="ENTRADA" itemValue="1" /> <f:selectItem itemLabel="SAIDA" itemValue="2" /> </h:selectOneMenu>

porém em tela o campo ainda fica habilitado e permite alteração. Gostaria que o valor viesse preenchido e que a edição do valor não fosse possível. Para ser assim tem como?

Obrigado!