Bloquear Enquete pelo IP

8 respostas
laelsonc

To fazendo uma enquete aqui e to precisando colocar em uma das opções de permissão de voto, bloquear pelo IP.
Como existe muito IP dinâmico por ai, gostaria de ouvir sugestões de vocês.
Qual o melhor jeito para identificar o PC do cidadão que vota para depois de determinado tempo ( pre-configurado)
ele possa votar novamente.

8 Respostas

S

não intendi sua dúvida, mas vamos lá:

cria um banco com os ips bloqueados;

para bloquear faça o seguinte:
transforme a string do ip em array de chars e compare as posições de interesse que indicam faixas de ips que vc quer bloquear.

Jogue no banco e sempre que alguem entrar, compare.

Faça uma rotina pra verificar o tempo de bloqueio, excedido, excluia o registro do banco

Acho que é isso, posso estar errado
mesmo assim, boa sorte

laelsonc

Cara obrigado, mas vamos lá, vou tentar ser mais claro…

Tudo que você que explicou eu ja tenho pronto. Minha dúvida é na recuperação do IP.
Tipo, quando o visitante tentar votar, o método ( que não sei se esse serve - request.getRemoteAddr()* ),
pegar o IP dele e ai sim, faz a comparação no banco de dados.
Só que existem os IPs dinâmicos ( Velox, via rádio…) ou seja, se ele desconectar e voltar depois de 2 minutos
esse IP pode ser diferente e daí ele pode votar novamente, entendeu ?

Não sei se existe algo ( pegar Id da placa de rede, que não sei se é possível do visitante ? ) por isso peço a opinião de vocês.

• Acessei de uma outra máquina aqui na rede e o método me trouxe foi o IP do PC na rede interna ( não testei na net ), gostaria de um método
    que retornasse o IP na net, tipo o site http://www.whereismyip.com/. Se este for o caminho é claro…

Correção: Acabei de testar e me trouxe um IP, mas diferente do que vejo no site citado.
Método getRemoteAddr() : 189.92.68. …
Site: 66.29.38. …

Valeu !

maior_abandonado

sua aplicação é web??

sei que tem muitas formar de contornar isso, mais ainda assim, uma coisa que pode dificultar o individuoa votar duas vezes é vc colocar um cookie la falando que votou… como tempo de expiração igual ao tempo maximo pra votar denovo q vc falou…

é só uma coisa bem pequena, masi pelo menos pode ajudar em algo nos ips dinamicos…

laelsonc

Certo, só que, e se ele limpar histórico dos cookies ? Ele retorna a votar em segundos…rsrs

Minha aplicação é Web sim.

Obrigado.

maior_abandonado

sim…eu sei… é por isso mesmo que eu falei que tem formas de se contornar isso… mesmo para o usuario leigo…

por isso tb que ja sabia que era uma ajuda bem pequena… mais ao menos dificulta a se borlar o seu programa…afinal de contas vc não vai fala pro kra q é usado um cookie…

laelsonc

Minha preocupação é justamente com os usuários “feras” e não com os leigos.
Veja só, ja tive muito problema com isso.
Sou de Sergipe e aqui tudo corre muito rápido por ser pequeno. E os sites “populares municipais” são bastante acessados.
Se meus clientes criam em seus sites uma Enquete polêmica ( política, religião, essas coisas… ) sempre tem neguinho
que dah um jeito de passar o dia “tentando” e votando de novo, para tumultuar as coisas. E isso cria o maior problema, pois ja constatamos isso ( principalmente com políticos enfurecidos, rsrs ).
Estou colocando máscaras para exigir novo voto tipo CPF, quando o tema for muito polêmico, mas você sabe como é,
existem os geradores de CPF, ou seja registros pessoais, isso é complicado e desestimula totalmente.

Eu não vou falar qual o mecanismo de bloqueio, mas veja só pode parecer mentira, mas muita gente aqui ja sabe de có e saltiado
como limpar históricos de cookies para votar de novo e não sabe nem instalar um programa
.

Alguém, tem um jeito simples e mágico ai ?..rsrs

B

Algumas maneiras:

• Fazer um cadastro dos usuários, onde só aqueles cadastrados podem votar.
  • Usar uma applet p/ obter as informações da máquina do indivíduo.

Tudo depende do quão longe você quer ir p/ bloquear o usuário. Mas já fique avisado que você nunca vai vencer um usuário extremamente chato.

laelsonc

Muito bom Bruno, a gente anda mas sempre volta onde começou, nos chatos cadastros.
Mas é isso mesmo, muito obrigado.

Criado 13 de agosto de 2008
Ultima resposta 13 de ago. de 2008
Respostas 8
Participantes 4