Eu já havia postado q estava procurando um celular (q possua java, etc) e ontem soube que os celulares da VIVO têm a funcionalidade “Bluetooth” bloqueada, achei isso um absurdo e entrei em contato com a “central de relacionamento da Vivo” a atendente me confirmou ser verdade, cito como exemplo modelos Nokia 6265 q usei para perguntar a ela.
Gostaria de uma opinião de vc´s:
1o - A vivo pode vender o celular assim ? alterando suas características de fábrica?
2o - Não é propaganda enganosa se eu comprar este celular na vivo e ninguém de lá me falar q está funcionalidade q no manual diz q tem, no site do fabricante diz q tem mas na realidade não vem p/ vc?
penso que se vem bloqueada essa opção, é DEVER da vivo avisar sobre isso se não acho que se enquadra em propaganda enganosa…
A vivo alega q pode fazer isso, é um direito dela e diagamos assim diz que não está fazendo nada errado porque VOCê pode desbloquear depois… aqui mesmo no trabalho tem uma pessoa com um celular vivo e nao funciona e outras duas de outra operadora funcionando bem.
O que vc´s acham?
Amigo, seguinte, BlueTooth é uma função do aparelho e independe da operadora, por este motivo se você compra um aparelho com esta função obrigatoriamente ele tem que funcionar. O que pode vir é ele desabilitado de fábrica… e no próprio aparelho você ter condições de habilitar, agora bloqueado pela operadora isto é ILEGAL… e se você entrar no PROCON e provar que realmente teu celular está bloqueado de fábrica, apresentando nota fiscal de compra dele junto a vivo, você ganha a causa. O que eles poderiam alegar é que a rede da Vivo não permite uma função, mas como foi dito o BT independe de rede, e sim do próprio aparelho.
Amigos, alterar o Firmware de um celular, anula automaticamente qualquer tipo de garantia que você tenha com a operadora e com o fabricante do celular… isso poderá ser feito apenas por autorizadas, assim você continua com a garantia… isso é meio caro, mas como está claro que houve má fé da Vivo, o Procon lhe ajuda a conseguir a grana pra fazer isso
Na verdade não é a Vivo quem bloqueia, eles são bloqueados, a pedido da Vivo, pelo fabricante. Cuidado que eles podem em algum lugar vincular isso a algum subsidio que foi dado no aparelho.
Essas medidas da Vivo de bloquear o aparelho para evitar pirataria só afunda mais o market share dela…
Vamos por partes como diria Jack o estripador :lol:
A Vivo pode sim ter um contrato com o fabricante e o mesmo bloquear alguma função, porém para a venda ele terá que ter um modelo diferente, tipo o celular de fábrica é modelo XXX, na Vivo terá que ser vendido como XXXi por exemplo, pois isso mostra que é uma variação do modelo XXX que obviamente virá com alguma modificação para mais ou para menos. Mesmo que a Vivo faça isso e em algum momento a propaganda não deixe claro essa diferença o cliente pode e deve contestar isso, pois trata-se de propaganda enganosa.
A Vivo disse ter direito de alterar, pois a Lei Federal (documento máximo que rege direitos e deveres em qualquer país), no caso a do Brasil, diz que é direito do consumidor obter no seu caso o aparelho conforme o anunciado, não importando se o responsável seja a Revenda, a Operada ou até mesmo o Fabricante, alguém será responsabilizado e penalizado pela infração.
Por exemplo se a Vivo anunciar (mesmo que por um erro) que o celular XY faz chover, ela terá a obrigação de ofertar isso (mesmo sendo uma coisa absurda) caso não possa cumprir será obrigada por lei a dissolução do negócio e a indenizar o cliente por possíveis perdas ou transtornos causados.
Grandes empresas, especialmente as de telefonia, não acham que são Deus, elas tem certeza.
Eu concordo com o que vc´s disseram, e para a minha sorte nao cheguei a comprar o aparelho então nao terei dor de cabeça :lol:
Só p/ complementar, a operadora da Vivo me disse q a Vivo não bloquea a funcionalidade em questão, mas sim pede p/ a Fábrica bloquear, e ainda alega que é DIREITO da operadora fazer isso, ainda assim mantenho a minha opiniao, o aparelho tem que chegar nas minhas mãos com todas as suas funcionalidades.
Abraços
Gustavo Henrique
Edit:
ps.: no tempo em que eu escrevia este post escreveram outros justamente com a mesma informação q a minha, de q a vivo pede aos fabricantes p/ bloquear os aparelhos.
Perguntinha rápida: se o aparelho deve chegar às suas mãos com todas as funções, porque os celulares GSM são bloqueados para funcionar com apenas uma operadora?
No fundo, no fundo, é a mesmíssima coisa. O que a Vivo faz é apenas tirar algumas funções do aparelho para que você use serviços deles. Por exemplo, o meu celular tem infra-vermelho. Ele veio da Vivo com o infra habilitado para receber coisas, mas não para enviar!! O motivo? Simples: pra enviar eu teria que usar MMS, e com isso a Vivo estaria ganhando dinheiro.
Não estou defendendo a Vivo em hipótese alguma. Acho realmente que, se comprei um celular, quero usufruir de tudo que ele me possibilita. Mas a Vivo também está no seu direito.
Muitas coisas que estão escritas no manual, possuem uma observação: “depende de disponibilidade da operadora”. E a Vivo ainda pode argumentar que o manual está errado e jogar a culpa no fabricante (teoricamente, quem é advogado pode me contradizer, claro!).
Para alterar essas configurações, não é necessário alterar o firmware, pois isso é tudo feito através de software (pelo menos nos celular Nokia).
[editado]
Estar no seu direito não significa ser justo ou moralmente permitido.
[/editado]
eu não compro mais celulares na operadora por causa das alteracoes que eles fazem no software.
Acho que não é ilegal fazer isso, eles te vendem o pacote “como é” é como se voce comprasse um celular t-mobile, etc, geralmente eles tiram até os simbolos da motorola e etc e botam o logo deles.
[quote=fenrir]Perguntinha rápida: se o aparelho deve chegar às suas mãos com todas as funções, porque os celulares GSM são bloqueados para funcionar com apenas uma operadora?
[/quote]
os bloqueios de celulares GSM vem no seu contrato com a operadora (pelo menos nos que eu assinei sempre veio) e no contrato tem uma clausula de que depois de um ano a operadora desbloqueia o celular gratuitamente para você …
[quote=urubatan][quote=fenrir]Perguntinha rápida: se o aparelho deve chegar às suas mãos com todas as funções, porque os celulares GSM são bloqueados para funcionar com apenas uma operadora?
[/quote]
os bloqueios de celulares GSM vem no seu contrato com a operadora (pelo menos nos que eu assinei sempre veio) e no contrato tem uma clausula de que depois de um ano a operadora desbloqueia o celular gratuitamente para você …[/quote]
Mas isso so vem porque as empresas vendem celulares subsidiados, se comprar o celular com o valor normal dele (sem o desconto da operadora) ele vem desbloaqueado.
Exatamente!! Está no contrato. Eu admito que não li o contrato com a Vivo para ver se tem algo assim nele (obrigando o desbloqueio das funções depois de algum tempo ou caso seja solicitado).
Mas uma coisa é certa: o que a Vivo faz não é ilegal (senão já teria sido processada e obrigada a parar com isso). Como disse antes, não significa que não seja imoral ou injusto.
O negócio é não comprar da Vivo, ou desbloquear o celular por si só.
Acho que é mais negócio não comprar da Vivo mesmo, eles estão querendo bloquear o bluetooth asism como Java pra tentar evitar que a galera “tente” acessar o aparelho pra instalar novos programas que não tenham sido comprados diretamente deles (já que eles fizeram a cagada de obrigar o povo a desenvolver com Brew).
No mais, já ouvi muito falar que a coisa tá feia pra eles e que a concorrência está encostando rapidinho e sem todas essas frescuras que eles tem. Pelo menos nem a Oi, nem a Tim nem a Claro parecem fazer tanta confusão por um celular quanto a Vivo.
Poxa, eu a princípio não compro mais celulares da Vivo, na verdade estou pesquisando, hj mesmo andei dando uma olhada na loja da Oi (Nokia 3250 , esse eu quero! :D) e pelo menos a primeira impressão é de que lá os celulares não têm nada bloqueado * até o atendimento foi melhor risos * Eu ainda não sei se é ilegal ou não a vivo (ou outra operadora) fazer esses bloqueios, mas não gostei nada, lógico que eles estão visando o lucro deles, mas é uma sacanagem.
Tb andei pesquisando e realmente parece q a vivo vai migrar p/ GSM…vamos ver como fica isso.
Agora vejam que engraçado, eu de bobeira em uma loja vi um estande da Vivo e lá estavam vários modelos de celular, e todos diziam “Bluetooth - Não tem” , e até aí tudo bem, era o q eu esperava, mas tinha o LG Chocolate , se não me engano, q dizia ter, inclusive em letras enormes. será q a LG não aceitou bloquear o Bluetooth ? aí fiquei confuso hahaha ou aquele celular era de outra operadora e estava lá por engano rss
Edit.: Só esqueci de dizer q na minha opinião o que realmente é ilegal é o celular chegar p/ vc com a função xyz bloqueada SEM VOCÊ saber, aí acho q não tem jeito, seria ilegal, agora se no ato da compra diz q isso ou aquilo o aparelho tem mas está bloqueado, vc compra sabendo, não foi lesado.