Prezados senhores,
Acabei de me registrar no fórum e pretendo me tornar um participante ativo na comunidade. Tenho um grande projeto java que pretendo tornar em uma empresa e vender como um serviço web num futuro. Eu sou um estudante de doutorado na puc-rio e não estive muito tempo no mercado.
Eu gostaria de iniciar meus posts dando uma idéia da arquitetura que eu estou seguindo e pedindo sugestões e críticas.
Primeiramente, eu desenvolvi a lógica do negócio usando padrões de projetos, diagramas de classe, sequência e casos de uso. Tudo feito em java.
Eu decidi utilizar 3 frameworks java em meu programa web. A parte de pertinência é feita pelo Hibernate, o controle é componentizado pelo JSF (java rich faces) e eu uso Spring para colar esses 2 frameworks à lógica do negócio.
Meu desenvolvimento tem sido incremental. Toda vez que eu quero adicionar uma nova funcionalidade ao site, eu crio um novo bean de controle que contém uma fachada. A fachada possui um conjunto de métodos de comunicação com o banco de dados, retornando ao bean de controle classes persistidas que ele necessita.
Toda vez que eu tenho de criar uma nova funcionalidade, eu crio uma nova pagina jsp com componentes JSF que se ligam a beans de controle, que se ligam a uma fachada. As vezes aumento a fachada com novos métodos a medida em que necessito. Fora isso eu atualizo o XML do JSF, web.xml e o xml do spring.
Esse modelo de desenvolvimento tem sido eficiente até o presente momento. Num futuro eu pretendo botar isso num servidor Tomcat e deixar o programa recebendo usuários na rede.
Eu gostaria de ouvir comentários de vocês sobre todo esse modelo. Eu fico muito na faculdade e gostaria de saber se o mercado tb segue esse caminho ou mesmo erros que tenho feito.
Atenciosamente,
Miguel