O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, assinou ontem no Palácio Rio Branco, junto ao governador Jaques Wagner, um termo de compromisso autorizando a liberação de recursos federais no valor de
R$13,6 milhões, para o início das obras de implantação do Parque Tecnológico Tecnovia. O restante das verbas para o projeto, R$1,9 milhão, sairá dos cofres do Tesouro estadual.
Embora o recurso já tenha sido encaminhado para construção do parque - que será erguido na Avenida Paralela em uma área de um milhão de metros quadrados -, ainda não há previsão para o início das obras.
Durante a solenidade, Rezende abriu a Semana de Ciência e Tecnologia na Bahia, na Praça Municipal.
Jacques Wagner considerou que o complexo alavancará a economia da Bahia. O governador explicou que, para viabilizar a implantação do Tecnovia, o estado acabou de regulamentar a lei que institui o Programa Estadual de Incentivos à Inovação Tecnológica (Inovatec); até 2010, o programa contará com R$60 milhões para ampliação da base tecnológica da Bahia. Para o exercício financeiro de 2007, o programa vai dispor de R$15 milhões, provenientes do Fundo de Investimentos Econômico e Social da Bahia (Fies). “Vamos fazer o segmento econômico avançar, além de estimular os centros de pesquisa”, avaliou Wagner.
O governador acrescentou que o modelo de parques tecnológicos é uma política pública estratégica para fomentar o desenvolvimento regional.
Os complexos costumam se localizar próximos aos laboratórios de grandes universidades, tornando-se ambientes muito favoráveis ao desenvolvimento de atividades e pesquisas acadêmicas agregadas ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Várias empresas que atuam com Informática deverão atuar nesse Polo.
hauau sou da bahia e ouço isso a mais de 2 anos(muito mais)… e isso nao sai antes de 2012 no minimo… o metrô de salvador está uma media de 13 anos para sair a primeira linha… porem nada… e enquanto isso a população sofrendo com os “assaltos”… das empresas de onibus com a tarifa absurda… infelizmente wagner está querendo mostrar serviço devido a politica está proxima…sabendo que administração dele está sendo umas das piores… eheh que diga o falecido ACM… o turismo na bahia despencou… principalmente em salvador… se ja tinha insegurança agora nao sei o mais o que tem…bom a ideia desse polo é otimo para qualquer estado… porem esse restante $$ que falta… vai se multiplicar em tantos… que nem quero imaginar uuauha… todo ano eu ouvia… falta X para completar as obras do metrô, porém houve problemas no projeto e as obras teve que aumentar e o valor anterior nao é mais válido… agora é um novo… a 13 anos nesse ritmo… uhaha…
Bom bora ver até onde isso vai acontecer e como vai acontecer… pq na verdade quem manda em salvador sao alguns grupos de empresarios… bastante forte que tem varios segmentos… e que dita as coisas… e o governo tem q seguir senao piora… qtas vezes o grupo iguatemi… ameaçou sair de salvador…? ai para nao gerar mais de nao sei qtos mil desemprego diretos… o governo tem q baixar a cabeça…
Mas boa materia… eu ainda tenho o jornal com a primeira edição disso… vou fazer questao de guardar… pq qdo tiver pronto vou analisar o que estava no jornal com o construido e o s valores gastos
A situação do metrô aqui é ridícula. Agora, as obras estão, realmente, a todo vapor, problema é se faltar carvão de novo). O trânsito aqui anda caótico.
Mas, esse planejamento do polo tecnologico independetemente se é para fazer política ou não se sair será maravilhoso para nós.
Quem disse que essa noticia está para acontecer?Tenho esperança que um dia Salvador melhore um pouco mais, porque até as empresas daqui estão caindo fora. Fechando e falindo.
Salvador hoje é sinônimo de pouca evolução em muitos aspectos.
Recife, muito menor que Salvador, tecnologicamente anos-luz em nossa frente. O que é uma pena.
Queria que Salvador não tivesse como símbolo apenas o axé e as suas belezas naturais.
Mas…É aguardar…