Boa prática para se trabalhar com arquivo .properties

4 respostas
M

Olá

Estou querendo a opinião das pessoas que utilizam esse tipo de arquivo para armazenar configurações do sistema e tenham boa prática para se trabalhar com eles.
O meu cenário é o seguinte, minha aplicação é WEB, rodando sobre o Tomcat. Possuo um arquivo .properties com algumas configurações padrões para todo o sistema. Atualmente o arquivo está pequeno e tem apenas 4 keys (provavelmente não vai passar disso). Gostaria de saber como eu posso armazenar esses valores? ou seja, ficar consultando ele toda hora não é uma boa prática. Pensei em algumas alternátivas
:arrow: Ler esse arquivo quando o usuário abrir a página principal e jogar os valores em um Bean que vai ficar na sua Session.
:arrow: Ler esse arquivo e deixar ele em um bean com o pattern Singleton (mas li algumas coisas no fórum que não aconselham o uso desse pattern)
:arrow: Utilizar IoC, mas ae eu teria que utilizar um Containner IoC, e essa aplicação é bem simples e pequena.

Outras alternativas são bem vindas.

Obrigado desde já

4 Respostas

_fs

Se são apenas quatro chaves que serão utilizadas por todos os usuários do sistema, por que não coloca estes valores no ServletContext e pronto?

M

Olá LIPE
obrigado por me responder, mas sinceramente fiquei meio “viajando” sobre esse lance de jogar no ServletContext. Como isso funciona?

Só avisando que estou usando Struts

cv1

Voce pode colocar algumas configuracoes pro seu Servlet atraves do web.xml, e as chaves/valores vao parar no ServletContext, passado pro Servlet durante a inicializacao.

Nesse caso, alem de ter um problema maior pra resolver (que eh parar de sangrar produtividade por usar um framework desses), voce ainda pode obter o ServletContext atraves da Session.

Gerson

q tal utilizar Listener (Servlet 2.3) - ServletContextListener?

Criado 12 de dezembro de 2004
Ultima resposta 13 de dez. de 2004
Respostas 4
Participantes 4