Boas práticas de programação

Boa tarde pessoal,

Alguem sabe um livro ou entao apostilas, sites sei la… q ensinem boas praticas de programacao?

algo mais voltado a logica e conceitos de java, nao sei se expliquei direito hehehe

mas quem souber se poder dar essa ajudinha eu agradeco!!

valeu!! :lol:

Livro: Effective Java

Concordo com o Effective Java. Tem capítulos de exemplo aqui:
http://java.sun.com/docs/books/effective/chapters.html

E para programação em geral:
Refatoração, do Martin Fowler
Padrões de Projeto, do Grupo dos Quatro

Um livro muito bom!

http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=168693

:idea:

Aqui tem alguns trechos traduzidos do livro Effective Java: http://www.java.blogger.com.br/

Eu aprendi muito quando conheci os padrões de projeto e um bom livro sobre padrões de projeto, principalmente para iniciantes é o Use a cabeça: Padrões de projeto.

Rapaz, sobre design patterns tb tem o Utilizando UML e Padroes, do Craig Larman

Eu tenho esse livro do Larman também, é muito bom mesmo. Mas ele é mais focado em projeto, não tanto em programação.

Sobre programação em geral existe o “Code Complete” do STEVE MCCONNELL.

veja em:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=439001&ST=SR

é muito bom!

No próprio guj (Design Patterns) você pode encontrar material falando sobre padrões.

te muitos sites tb

http://www.macoratti.net/vbn_mvc.htm
http://home.earthlink.net/~huston2/dp/patterns.html

dois exemplos bons aí.

Fiz um post em meu site sobre isso. Se quiser conferir:
http://www.flaviojmendes.com/blog/2012/02/09/boas-praticas-em-java-guia-definitivo/

[quote=andrerios]Boa tarde pessoal,

Alguem sabe um livro ou entao apostilas, sites sei la… q ensinem boas praticas de programacao?

algo mais voltado a logica e conceitos de java, nao sei se expliquei direito hehehe

mas quem souber se poder dar essa ajudinha eu agradeco!!

valeu!! :lol:[/quote]

Cara te indico meu blog

la tem muito artigo bom.

O livro de Java da Deitel é muito bom para ensinar boas práticas de programação.