Boas práticas de programação

3 respostas
J

Olá pessoal,

Essa é a minha primeira postagem e eu gostaria de algumas dicas daqueles mais experientes no desenvolvimento de sistemas em Java.

Estou desenvolvendo um sistema usando swing e depois de autenticar o usuário no banco de dados, eu preciso manter um objeto Usuário (contendo as informações do usuário q fez o login) para ter acesso a ele durante a execução do programa (algumas informações do objeto usuário serão importantes no decorrer da execução).

A solução q encontrei hoje é a de usar um singleton para manter a instância desse objeto na memória. Essa é uma boa prática? Teria uma solução mais “elegante”? Vejo muitos criticarem o uso do Singleton.

Além disso, tenho algumas funcionalidades q são genéricas e eu reaproveito em várias classes. Para esses métodos eu criei uma classe contendo métodos estáticos, implementando essas funcionalidades que serão reaproveitadas, para serem acessados sem precisar criar um objeto da classe. Essa é uma boa prática? Teria uma solução mais “elegante”?

Faço pouquíssimos acessos ao banco de dados e esses acessos são basicamente a autenticação do usuário e a gravação de registros em apenas duas tabelas. Não vi a necessidade de usar o Hibernate, então estou escrevendo os SQLs direto nas classes (são básicamente três métodos se não me engano). Para isso criei uma classe para guardar a conexão com o BD e outra duas classes DAO (uma para cada tabela) para colocar os métodos q fazem o acesso ao banco. A classe que tem a conexão com o BD eu tb fiz como singleton e nas classes DAO eu pego a conexão logo no construtor. Novamente, essa é uma boa prática? Teria uma solução mais “elegante”?

Talvez eu tenha algumas outras dúvidas, mas me lembro dessas agora.

Agradeceria imensamente a ajuda de vocês.

Valeu!

3 Respostas

blackfalcon

Bem, estou começando tambem amigo e irei acompanhar esse topico porque sera interessante para mim.

Sobre seu metodo de comunicação com db, acredito que seja o melhor meio sem ser por frameworks ne. Vamos ver o que a galera diz a respeito.

Abraços

J

Ninguém poderia dar uma opinião? :frowning:

J

Ninguém apareceu pra responder… será q eu postei no lugar errado? Se eu postei em algum lugar errado algum moderador poderia mover pro lugar certo?

Ainda aguardo ajuda, se possível!

Obrigado

Criado 12 de maio de 2010
Ultima resposta 13 de mai. de 2010
Respostas 3
Participantes 2