Boas práticas e opções para criação de Reports

Bom dia,

Apareceu a necessidade de desenvolvimento de alguns relatórios para o sistema que estou desenvolvendo, estou usando JSF2 + Primefaces + JPA (Hibernate) e então fiz um estudo acerca das opções disponíveis para o design de reports e cheguei a três nomes: BIRT, Jasper e Pentaho.

A primeira opção que tentei foi o Jasper, adianto que não tenho muito conhecimento e confesso que não gostei da ferramenta, já trabalhei com outras ferramentas para outras linguagens e tenho a impressão que eram mais “estáveis”, claro que repito isso possa ser apenas falta de conhecimento.
Posteriormente tentei o BIRT e agora estou tentando com o Pentaho e nenhuma das 3 realmente me agradou.

Comparativo: http://www.innoventsolutions.com/comparison-matrix.html

Gostaria de saber qual seria a melhor prática em termos de produtividade e estabilidade. Também por exemplo com o Jasper passagem de objeto ou conexão com o banco?

Por outro lado no sistema todo “relatórios” são exibidos em tela e o primefaces já dá a opção de Data Exporter, mas claro que essa opção gera um PDF “bruto” apenas com os dados da maneira que estão na tela, mas vi que muitas pessoas manipulam esse PDF ao invés de usar uma ferramenta como o Jasper.

Será que essa abordagem não vale mais a pena? Exibir sempre tudo em tela e dar a opção do usuário usar o Data Exporter do próprio Primefaces ao invés de ter arquivos de report no projeto?

Obrigado desde já.

Amigo,
Boa tarde,