Olá,
Estou desenvolvendo um Projeto JSF2 + Primefaces.
Na página do Sistema, é mais interessante fazer uma página por módulo (Clientes, Produtos, Financeiro, etc),
ou fazer somente uma página, e nessa página eu utilizo vários Dialog, um para cada módulo, e faço todas as operações via Ajax? Dessa forma eu nunca saio dessa página.
A segunda forma fica semelhante a um sistema Desktop.
Acredito que a segunda opção seja mais interessante.
Mesmo que sejam Dialogs (já que diificilmente usuários comuns usam duas janelas ao mesmo tempo), dá um aspecto melhor pro sistema.
Mas você tem que pesar os contras: Manutenção mais complexa, dependência maior de javascript…
[quote=AbelBueno]Acredito que a segunda opção seja mais interessante.
Mesmo que sejam Dialogs (já que diificilmente usuários comuns usam duas janelas ao mesmo tempo), dá um aspecto melhor pro sistema.
Mas você tem que pesar os contras: Manutenção mais complexa, dependência maior de javascript…
[/quote]
Essa foi uma das coisas que pensei. Manutenção e Excesso de JS, o que pode prejucidar o desempenho em tempo real da execução.
Outro fator é que dificilmente o cara vai trabalhar com dois Dialog ao mesmo tempo, o que torna essa opção não tão vantajosa em relação a primeira.
Apresa que que o Sistema fica mais “bonitinho”.
Olha se vc for utilizar jsf acho meio complicado ficar tudo em uma única tela.
Mas existe o gwt acredito que com ele será mais fácil colocar tudo em uma ´unica tela, já que vc pode dividir tudo em classes.
Para uma melhor manutenção recomendo usar facelets, e no meu sistema meus dialog’s estao em um arquivo separado para eu poder fazer o reuso e poder usar em mais de uma pagina.
Se vc colocar tudo em uma pagina vai ser impossivel a manutenção,alem do que a tela alguns modulos provavelmente utilizara algumas telas dos outros
como o topico diz: JSF 2… e jsf2 ja usa facelets como padrão.
Lucas creio que desta forma (tudo em uma página) a utilização de ajax não será feita da melhor maneira. Em alguns casos (como no seu), a melhor maneira é fazer uma navegação comum e deixar ajax apenas para melhorar a usabilidade (como em combos aninhados, aquelas buscas que conforme digita vai aparecendo os resultados e etc). Imagine, será muito difícil controlar todos esses ‘dialogs’ em uma página só, sem contar que vc terá muito código pra isso oq deixaria ‘pesado’ para um primeiro download.
isto é apenas uma opiniao pessoal, é como eu faria
abrasssssss
[quote=leonardobhbr]Para uma melhor manutenção recomendo usar facelets, e no meu sistema meus dialog’s estao em um arquivo separado para eu poder fazer o reuso e poder usar em mais de uma pagina.
Se vc colocar tudo em uma pagina vai ser impossivel a manutenção,alem do que a tela alguns modulos provavelmente utilizara algumas telas dos outros[/quote]
Você faz o seu sistema em uma única página, e deixa os dialogs em Facelet?
[quote=Lucas Emanuel]Olá,
Estou desenvolvendo um Projeto JSF2 + Primefaces.
Na página do Sistema, é mais interessante fazer uma página por módulo (Clientes, Produtos, Financeiro, etc),
ou fazer somente uma página, e nessa página eu utilizo vários Dialog, um para cada módulo, e faço todas as operações via Ajax? Dessa forma eu nunca saio dessa página.
A segunda forma fica semelhante a um sistema Desktop.
[/quote]
Olá.
Já dei manutenção num sistema que usava esse esquema de uma página única,mas dividido por funcionalidade:Ex: um CRUD em vez de ter a tela de Novo,Listar e Editar tinha uma página só contendo os três blocos,mantendo o estado no MB pra saber qual bloco renderizar.
Sinceramente,achei tosco.
Quando é pouca tela (entre 3 a 7) acho que compensa.