Boas Vindas! mais um chegando!

Iai galera! tdo bem? sou estudante de ciências da computação e estou disposto a embarcar no mundo Java! rsrsr. Acredito que aqui poderei contar com a ajuda de todos e poder aprender coletivamente!

Não tenho experiência com nenhuma linguagem de programação, mas gosto muito dessa área! Na universidade irei ver C e C++. Mas quero aprender paralelamente Java. Estou com um livro do Deitel, Java Como Programar 4ª edição. Por sinal, é muito bom.! Espero poder contar com a boa vontade de todos para tirar dúvidas! E espero poder compartilhar meu conhecimento tmb!.
Estou meio que “voando” nessa área de programação. To seguido o livro e tdo, consigo fazer os exercícios, assimilar as técnicas, mas tem uma coisa que me diz que não estou evoluindo. É uma sensação estranha de não saber o que fazer com o que está se aprendendo. Vc lê o capítulo, aprende, mas no final se pergunta: “Onde é que vou usar isso? pra que vou usar?” Não sei se para responder essa pergunta seja necessário fazer um projeto e aplicar as técnicas aprendidas, mas queria uma opinião de vcs! Será que não estou tendo criatividade, ou algo parecido?

abraço pessoal! boa tarde a todos!

Seja bem vindo!!
Não estranhe o começo não(ou pelo menos não apavore!!). É assim mesmo, ainda mas que você nunca programou antes.
Com o tempo você vai entendedo “onde vai usar o que”, e tudo passa a ser mais natural.
Aconselho você a ler os livros da serie “Use a cabeça”, principalmente o “Use a cabeça- Analise de Projeto Orientado a objetos” e o “Use a Cabeça - JAVA”, vai te ajudar bastante no início.
Não pira com o negócio da “falta de criatividade”, você nem sabe onde vai utilizar o código, como você se cobra a criatividade???!! :slight_smile:
T+!

seja bem vindo!

jCastilho

Ok! valeu irmão! vc acha q o Deitel não seria apropriado? estou conseguindo entender, pele menos até onde cheguei! hehehe@!

ricardosoares

Obrigado parceiro!

Seja bem vindo,

Particularmente não gosto dos “Deteil” prefiro o “core java”.

Para se integrar legal ao guj leia os topicos sobre como se comportar e como postar.
Leia os topicos sobre java basico. e assim em diante.

Att
Ricoldi

[quote=lucastor4]jCastilho

Ok! valeu irmão! vc acha q o Deitel não seria apropriado? estou conseguindo entender, pele menos até onde cheguei! hehehe@!

ricardosoares

Obrigado parceiro![/quote]

Não é que o Deitel não seja apropriado, mas ele entra muitas vezes em detalhes não tão importantes, além da leitura ser bem mais cansativa.
Já a série “Use a cabeça” é bem tranquila e com um ótimo conteúdo. Você não consegue parar de lêr, pode acreditar!
Se estiver com uma grana sobrando, compre o “Use a cabeça - Java”, tenho certeza que não vai se arrepender!!!
Abraço!

Isso depende de cada pessoa, eu quando comecei a estudar java achei o use a cabeça meio incopleto, mas com uma didática muito boa, já o livro do deitel achei melhor devido ao conteúdo ser bem maior do q do use a cabeça…a leitura é meio cansativa devido aoss detalhes q o autor explica alguns assuntos, mas eh um ótimo livro.

Deitel não é um livro comum de Java.

É uma bíblia. Rapaz, encara algo mais dinamico como o Use a cabeça!

O Java em 21 dias eu gosto de algumas coisas, como que ele transmite uma resposta rapida, direta, e muitas vezes com vivencia de programaçao.

Bem vindo ao mundo louco da programação…

Seja forte pois vc passará por situações que vc sentirá medo, panico, talvez chamar algumas forças divinas…

Mas é isso ai, quem faz a diferença consegue vencer todas as dificuldades, vc faz a diferença?

Boa sorte pra vc e para todos os novos futuros grandes programadores…

flwsss

Ou dica:

http://www.guj.com.br/posts/list/50115.java

flws

Olá lucastor4! Seja bem vindo GUJ!

Também sou novo no mundo da programação! Escolhi o JAVA, devido a alta tendência de crescimento no mercado de trabalho para o profissional Programador JAVA.
A respeito de suas dificuldades em saber onde você vai usar a linguagem JAVA, recomendo que você pense em algum tipo de programa (acho que agenda de contatos fica bem fácil), e passe a usar o que você aprendeu nesse seu programa, assim você vai conseguir ir entendo o JAVA e pelo fato de você fazer esse projeto, você já vai começando a ter uma idéia de onde você vai usar o que você aprendeu em determinado capítulo do livro (no seu e no meu caso DEITEL 4).
Eu sugiro isso, pois para aprender o JAVA, meu professor recomendou que cada um de nós (da sala onde faço o curso) escolhesse um projeto e o fosse contruindo conforme o que aprendesse em sala de aula.

Espero ter lhe ajudado!

Até mais!

Seria um ótimo começo pela área de artigos do fórum.
Uma dica para você e todos que estão começando é que o google é o que mais te ajudará nesta longa caminhada da vida de programador.
Posso dizer que em 99% dos problemas que você encontrar com programação e não souber resolver, alguém no mundo já passou por ele também e encontrou uma solução, e nisso o google vai te ajudar, pois ao invés de postar um tópico com sua dúvida e esperar a resposta, você pode encontrar a resolução do problema navegando em poucos (ou muitos) links.
Isso não significa que o que você não postar aqui não será respondido. Aqui temos certa antipatia de pessoas que façam perguntas “conhecidas”. A questão é que nós que somos mais velhos no fórum, sabemos a lista dessas dúvidas comuns. Uma forma de você novato não ter este problema é, para cada dúvida que você encontrar, pesquise no google antes de postar.
Ai, depois de stressar a busca e não achar, posta aqui que ou responderemos ou te daremos o link para vc se virar.

Mas de qq forma, isso é só um ‘toque’ … Seja bem vindo!

Muito Bem Vindo cara !!

Eu comecei desse jeito, entrei pra facu sem nunca ter visto nenhum tipo de linguagem de programação e me interessei por Java durante os anos de curso rs, comecei estudando pelo livro da Deitel 4ª edição(o amarelão rs) tb, fui atras de cursos, até que consegui o primeiro trampo com Java e não larguei mais essa área.
Quanto ao livro depende da pessoa, eu gostei muito do Use a Cabeça, mas se vc ta se dando bem no Deitel manda brasa =P.

Ta no caminho certo, sucesso pra ti !!

[]'s