Eu já fiz algumas comunicações com bancos, mas nunca precisei criar o boleto, como no caso do Bradesco, que você passa as informações e o boleto é feito por eles.
Mas no caso do Banco Real, eu devo realmente criar o boleto, com precisão milimétrica para impressão. Alguém já fez algo do tipo? Com código de barras?
Para essa precisão, terei que fazer o usuário baixar um PDF, estou certo? Alguma dica nesse ponto?
(Aqui na empresa usamos duas soluções diferentes: uma via PDF, e outra via HTML. A via HTML é mais leve mas dá muitos problemas de impressão devido ao fato que as margens, o título e o rodapé da página não podem ser controladas; a via PDF quase não dá esses problemas, exceto pelo fato que você precisa saber de antemão se o papel é CARTA ou A4. )
Uma observação quanto o JBoleto.
Alguns meses atrás peguei a última versão disponível mas ela não funcionava no Java 1.5, eu corrigi o problema, mandei para os caras, mas nem me responderam. Sendo assim, se vc tfor usar no Java 1.5 vc vai precisar depurar o código e encontrar o problema. Eles usaram um método que só existe na classe String a partir do Java 1.6. É facinho arrumar, é só adaptar o código para rodar no 1.5.