Bons livros e autores de JAVA

19 respostas
B

Oi pessoal

Gostaria de pedir a opinião de vocês sobre alguns livros de JAVA objetivos, profissionais, ou ainda alguns links de apostilas virtuais boas.

Além de alguns bons autores.

Existe uma infinidade deles na internet mas julgo logo de cara todos ótimos, quando nem sempre podem ser!

Obrigada antecipadamente.

19 Respostas

x111

Se você não conhece nada de programação recomendo:

1. Use a cabeça - Java Um bom livro para quem está iniciando a programar.

Se você já sabe um pouco ou já leu o Use a Cabeça java:
2) Java: Como programar Ótimo livro de estudos, só que você tem que ler ele todo porque vários tópicos avançados estão distribuidos dentro do diversos conteúdos do livro. Ele é bem caro, mas vale cada centavo. Esse livro vai te ensinar Java, Orientação a Objetos e boas práticas de programação.
3) Use a cabeça Padrões de Projeto que vai te ensinar diversos padrãoes de projetos inclusive uma Introdução ao padrão MVC que faz a separção entre apresentação e domínio da aplicação.

Agora mais avançados:
5) Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas Vai te explicar diversos padões utilizados para desenvolver software em várias camadadas.
6) Domain Driven Design Todo o desenvolvedor de software deveria ler esse livro. Ele explica como criar um dominio que realmente atenda as necessidades do cliente e como ele deve estar separado das outras camadas da aplicação.

Se você leu todos os outros está pronto para esse aqui.
7) Java Persistance com Hibernate Ensina a usar JPA para persistir seu dominio. Você vai ver que varios dos padrões discutidos no livro Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas foram utilizados para implementar o Hibernate e conseguentemente a JPA, o que vai facilitar sua aprendizagem.

Outros livros importantes são:
UML EssencialExcelente livro de UML e bem direto assim vai fazer você entender os exemplos dos outros livros
Programação Extrema Explicada do Kent Beck que ai te mostrar o que é desenvolvimento agil e desenvolvimento dirigido por testes que tanto se fala.
Padrões de Projeto - Soluções Reutilizaveis de Software Orientado a Objetos. E o livro seminal sobre padrões contém todos os padrãoes básicos o que não encontrado no Use a Cabeça que só tem fala sobre os principais.

Antes de escolher uma linguagem de uma olhada neste post do meu Blog: http://tekhton.blogspot.com/2011/01/melhor-linguagem-de-programacao-do.html

gnucleber

Olá,

Com relação a livros estou lendo: Core Java - Vol. 1 - Fundamentos - 8ª Ed. 2010, muito bom com exemplos práticos que usamos no dia a dia e a adquiri agora o livro Programação Java para a Web da Novatec, através de indicações de amigos do GUJ.

Apostilas existem varias, mas indico o livro Core Java pois com ele realmente se aprende os conceitos

abraços e bom estudo!

B

Agradeço todas as dicas amigos, acredito que vou me empenhar em conhecer estruturas básicas de linguagens comuns, afinal todas tem em comum algo paupável, a lógica.

Antes de escolher uma linguagem de uma olhada neste post do meu Blog: http://tekhton.blogspot.com/2011/01/melhor-linguagem-de-programacao-do.html

Visitei e gostei do que li, seu blog é mt bom.

Agradeço novamente.

johnny_quest

A resposta do x@ndy é perfeita.

Todos esses livros que ele indicou são perfeitos.

Nesse leque de excelentes livros eu também indicaria o

para se aprender bem a sintaxe da linguagem java.

e também indicaria para se aprender JEE

Boa sorte nessa caminhada.

diegohsi

Então Builder, não sei o seu nivel de conhecimento, sou iniciante em java ainda, li o livro USE A CABEÇA - JAVA, LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ESTRUTURA DE DADOS COM APLICAÇÕES EM JAVA 2º EDIÇÃO autores: sandra puga e gerson rissetti (o melhor livro de lógica em java que ja li), fora os que são indispensáveis que é PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1º e 2º EDIÇÃO (excelentes pra aprender lógica - para quem esta começando em programação). Agora como eu ja havia lido um pouco desses livros, peguei a lógica de programação, dai comecei a ler um pouco aqui e um pouco ali de POO, mas aprendi mesmo POO foi no livro da certificação java da Katy Sierra, particularmente achei ótimo, porque ate então eu ainda boiava nesse paradgma da Orientação a Objeto, “sempre ficava pensando: Mas porque as pessoas falam tanto: Java é 100% orientado a objeto” eu não entendia, isso era uma coisa que não entrava na minha humilde mente. Se você sabe as estruturas básicas da linguagem, o melhor mesmo são os livros indicados pelo pessoal ai x@ndi e compahia, acho que todo mundo que desenvolve em java já passaram por esses livros clássicos (use a cabeça, Deitel, core java, scjp).

Até mais.

Taubat

Sou iniciante mas estou focando a área de WEB. Adquiri o Java como programar, do Deitel, o Desenvolvendo aplicações WEB do Edson Gonçalves e o Desenvolvimento WEB com Java do Ewerton Coimbra. No momento tenho estudado o livro do Gonçalves, e quando surge uma dúvida recorro ao Deitel ou a internet. Também gostei bastante das apostilas da Caelum. Particularmente tenho aprendido bastante com este material.

Abraço

B

Exatamente, como imaginado, tb sou iniciante.

Gostei mt das apostilas Caelum, extremamente bem organizadas e claras.

Agradeço

gbpereira

Tenho o livro Java: Como Programar do Deitel e recomendo ele para quem está iniciando em Java… é bem didático e com muitos exemplos.

gRoOve

As apostilas da Caelum são realmente boas.
Estou lendo Use a Cabeça: Java e estou gostando, boa didática, pra aprender fácil mesmo :slight_smile:

MNalonS

Se você for iniciante e não tiver nenhuma noção o Use a cabeça é o melhor…
mas se já tiver uma mera ideia comece direto pelo Deitel, é mais completo.
As apostilas da Caelum tb são excelentes

ViniGodoy

http://pontov.com.br/site/java/47-javageral/89-roadmap-java

gRoOve

Deitel enrola demais, tem que ter paciência pra ler.

rsantik

Se for iniciante em Java, comece pelo Deitel.

Fexx

Se é iniciante, veja esse link:

Bons Estudos

R

gosto do desenvolva aplicativos com java 6 da www.editoraerica.com.br

muito bom para quem gosta de swing, traz diversos ótimos exemplos.vale a pena conferir…
tem o download de diversos exemplos ótimos no site da editora, é só digitar o nome do livro.
Fantástico.!!
melhor com o livro nas mãos.

gRoOve

Só uma curiosidade, alguém ainda usa swing? Achei que fosse tudo via web, hehe.

LPJava

eu recomendo os livros do edson gonçalves www.edsongoncalves.com.br aprendi muito com os livros dele. muito bom mesmo.

R

olho particularmente, eu gosto muito do swing, dá para fazer inclusive alguns jogos, tenho alguns posts aqui no guj sobre isto.

e também tem uma forma de disponibilizar o jar através de applets… já obtive sucesso nisto, as vezes deu problema, mas é algo que com empenho, funciona…

transformar um swing em applet as vezes é questão de minutos em alguns casos… só mudar de frame para applet, em alguns casos…

um programa de uma loja ou um bar, ou um dentista, etc… não precisam estar conectados na rede. para que ficar ‘gastando’ internet com isto?
é até melhor as vezes que a aplicação esteja ‘off line’… enfim muita coisa se conecta a rede, as vezes por questões de banco de dados, mas em muitos diversos casos, como citei acima, não é necessário. e aí vai da imaginação da pessoa.

o que acha?

veja que as vezes baixamos programas da web, mas eles são totalmente desktop. muitos programas bastante utéis. por isso acho que a coisa ‘off line’, não vai ficar tão fora de moda assim, tão cedo, talvez nunca fique ou em algum momento possa até ser mais valorizada. Se tratando em alguns casos do trafego da rede, ou da desnecessidade de desconexao em algum momento.

é como economizar água, sabe lá se faz muita diferença? mas se todos economizam um pouco de papel, ou água, luz, etc… ( o que pode fazer muita diferença…) porque não economizar acesso a internet também? quando isso for possível, por exemplo…

fica a questão…

valeu…

:roll: 8) :-o :slight_smile:

R

lembrei agora também dos famosos sistemas que estão sempre ‘caindo’… não é difícil ficar sem atendimento, porque o ‘sistema caiu’… sinal que isso também tem problemas… se a questão é o banco de dados, de uma empresa grande, como de celular por exemplo… pode ter outras formas de alcança-lo, do que a todo momento estar acessando on line, de diversas cidades e de diversas lojas por cidade, a todo momento…

enfim são coisas a se pensar, alternativas sempre existem…
antigamente sem net, tudo funciona também, como em cartórios, ou fichinhas no dentista…
as coisas vem facilitar, mas as vezes também complicam um pouco. é preciso o bom senso, e o cuidado para não ficar emperrado em atividades desnecessárias, como as vezes o acesso a internet por exemplo, quando isto de fato as vezes não é necessário por exemplo…

como falei antes, questões e economia, que em larga escala, podem fazer muita diferença…

feedback???

Criado 20 de janeiro de 2011
Ultima resposta 30 de jan. de 2012
Respostas 19
Participantes 14