Booleans no JSF/RichFaces ajuda

Olá, comecei a programar em Java há pouco tempo e estou desenvolvendo um pequeno sistema Web para cadastro de transações bancárias.
Já implementei todos os cadastros da classe Transacao.java, porém ainda faltam os campos booleanos:

private boolean isTransferencia; //serve para indicar se é uma transferência de uma conta bancária à outra

private boolean isDebito; //serve para indicar se a transação é um débito ou um crédito

Gostaria de usar um checkBox para o primeiro (isTransferencia) e um radioButton para o segundo, para que eu possa colocar labels nos botões (isDebito). Já pesquisei o fórum e tentei utilizar os comandos <h:selectOneRadio> e <h:selectBooleanCheckbox>, porém sem sucesso. Em ambos os casos obti um erro semelhante a esse:

An Error Occurred:
javax.el.PropertyNotFoundException: /pages/transacoes/transacaoModal.xhtml @71,85 value="#{transacaoMB.transacao.istransferencia}": Property ‘istransferencia’ not found on type contab.transacao.Transacao

Alguém pode me dar alguma ideia?
Grato
Pedro S.

tentou sem o is? do istransferencia?

obrigatoriamente você deve ter um get e set para cada atributo, no caso getIsTransferencia() e setIsTransferencia(boolean isTransferencia)

Valeu Hebert Coelho! Funcionou sim, só nao entendi direito o porque! uhauhauhauha

Mas implementei só o isTransferencia, já o isDebito que tem radioButton não tenho nem ideia de como fazer… se voce pudar ajudar fico grato.

Pedro S.

ErickMacedo, os gets e sets de todos os atributos da minha classe eu gerei automaticamente pelo Eclipse. Meu problema é com o RichFaces mesmo, a parte Web do projeto.