Botao next , last , previous ...... first[RESOLVIDO]

Bem pessoal sou novato na area de JDBC eu acabo de fazer aplicacao agenda com interface da video aula de Ronaldo. Bem agora eu gostaria de saber como faco para adicionar butoes last next first.

Coloca os resultados da busca no banco em uma lista e manipula os indices para acessa-los.

como faco isso ???
:idea:

Não entendi o que você quer exatamente.

Quer fazer paginação em uma tabela?

Por exemplo, coloca o resultado em um ArrayList e a cada vez que o cara clicar em next incrementa um contador, e esse contador vai ser o indice da lista, entendeu?

ai é uma questão de calculo, você até de repente acha isso pronto na internet mas eu aconselho a pensar você na lógica de como fazer isso para exercitar mesmo…

vou te dar um exemplo: supondo que você vai exibir 10 registros por página, você deve guardar o indice da página atual sendo exibida, supondo que seja 3. O botão (link, seja la o que for) next deve incrementar a paginaAtual para 4, então tendo que você quer a quarta página e são 10 registros por página, de qual a qual serão exibidos? Você ja pode calcular isso, facilitando sua vida você pode usar como formula abaixo:

int primeiroResultado = paginaAtual * linhasPorPagina - linhasPorPagina + 1;
int ultimoResultado = paginaAtual * linhasPorPagina;

agora tendo estes valores, você pode colocar na tabela dos seus resultados a serem exibidos os indices da sua lista de retorno da query com base nas variaveis do exemplo que te dei ou pode usar os parâmetros para filtrar isso direto na query (usando por exemplo o rownum do oracle ou o limit do mysql

valeu pela dica maior abandonado. Foi muito util