Botão Opção - Pegar o checked e nao o value

Fala galera, tudo joia?
Estou com uma duvida bem besta:

tenho um jsp com o seguinte codigo:

out.print("<input type=\"checkbox\" name=\"apli"+j+"\" value=\"ON\" />");

Está dentro de um form. é um campo botão opção simples.
Ai eu tenho um IF no meu servlet que pega esse campo:

if(request.getParameter("apli"+i+"").toString().equalsIgnoreCase("on"))

O erro: Eu achava que o caompo VALUE que vem setado com ON se referia se o campo estava marcado ou nao. E nao é assim!

Tudo bem que falta o checked no meu form mas mesmo com o checked, que comando que eu uso para pegar se está marcado? Pois mesmo com o checked, o meu servlet continua pegando o value q sempre está ON

=/

valew galera, abração!

Ninguem?? =/

bom se eu não estiver entendido errado vc quer saber se o seu campo do check foi clicado ou n?

bom eu faria da seguinte forma:
HTML

<input type="checkbox" name="item" id="item1" value="on"  />

JSP/servlet

String checado = ((request.getParameter("item") != null) ?(String)(request.getParameter("item"):"off"));

explicando:
o primeiro é tranquilo eu só criei o checbox
o segundo é um operador ternário que vai pegar o valor do seu chekbox e compara se é diferente de null, se ele for diferente vai colocar o value dele (que é on) ou seja foi selecionado, e se for igual a null vai colocar o valor dele como off (não foi clicado)

Ps.: eu não testei mas vc pode aproveitar a idéia valew! qualquer coisa da um gritow!! srsrs valew boa sorte

Ihh brother nem deu certo! =/

Eh q quando dou o get Parameter(item) pega sempre o Value! Estando marcado ou nao. Queria soh saber se esta assinalado o checkbox ou nao…

nenhuma ideia?: =/

ops foi mal, getParameter relamente vai pegar o value mesmo tem que ser o request.getParameterValues(“item”)

é exatamente isos que eu quero, saber se está marcado ou nao o meu checkbox no jsp. Mas infelizmente esse jeito nao deu certo =/

Agora vai rsrrs
Tá aí o código testado:
HTML

<form name="frm" action="setDados.jsp">
        <input type="checkbox" name="cb" value="1">1<br/>
        <input type="submit" name="envia" value="envia">
    </form> 

JSP/Servlet

//Primeiro verifica se o campo foi enviado pq o  request.getParameterValues cria um arranjo
           // e se ele for nulo vai dar erro
            boolean cb2 = Boolean.parseBoolean((request.getParameter("cb")!=null?"true":"false"));

//verifica se foi enviado 
            if(cb2){
                 //pega o valor que foi enviado (se ouvesse mais de um item ele ia adicionando todos  que foram clicados)
                String cb[] = request.getParameterValues("cb");
               for(int i=0; i<cb.length;i++){
                     out.println(cb[i]+"/");
                }
            }else
                //mostra que não foi nada clicado
                out.println("Clica animal");

Opaa!! Valew Eduardo!
Agora sim , ficou perfeito!
E olha q eu procurei viw mas nada de respostas pra essa dúvida que creio eu ser apenas falta de detalhes!

Mas agora deu certito! =D

Valeww abraço!

[RESOLVIDO]

VALEW MESMO =D