Botões minimizar, marximizar e fechar em formulários

4 respostas
R

Pessoal tenho algumas dúvidas, como por exemplo:

1- Como faço no Netbeans para que meus formulários só tenham as opções de minimizar e fechar.
2- Que os formulários não possam ser redimensionados, ou seja o usuário não aumente o tamanho do formulário, clicando segurando e arrastando.
3- Como faço para chamar um formulários clicando em uma opção de menu?

Lembrando que estou utilizando o Netbeans.

4 Respostas

remixlara

Cara o que você precisa mesmo é estudar os componentes GUI do java…
dessa forma eh complicado… estude um pouco…

pra bloquear o redimensionamento do formulário acredito eu que seja setResizable(false)…
com isso automaticamente o maximizar ficará desativado.

o restante é estudo man…

outra coisa, essas coisas que vc solicitou é independente de qualquer ferramenta… pode ser feito no eclipse tb. Isso é Java.

E
  1. No NetBeans, basta você encontrar a propriedade “resizable” e desmarcar (é o equivalente, em código, a fazer setResizable (false)
  2. Se você fizer isso, o botão de maximizar fica desabilitado (não some, dependendo do sistema operacional; só fica desabilitado).
  3. Você tem o costume de pôr letras “R” onde não deve? É que o R é bem longe do X. Se fosse mais perto no teclado eu ficaria suspeitando que era só um problema de teclas juntas - o que eu faço também de vez em quando.
R

Obrigado!!
Vou seguir seu conselho e procurarei mais algo sobre o GUI do Java.
Obrigado pela ajuda. :wink:

remixlara:
Cara o que você precisa mesmo é estudar os componentes GUI do java…
dessa forma eh complicado… estude um pouco…

pra bloquear o redimensionamento do formulário acredito eu que seja setResizable(false)…
com isso automaticamente o maximizar ficará desativado.

o restante é estudo man…

outra coisa, essas coisas que vc solicitou é independente de qualquer ferramenta… pode ser feito no eclipse tb. Isso é Java.

R

Obrigado pela ajuda!!!

entanglement:
1) No NetBeans, basta você encontrar a propriedade “resizable” e desmarcar (é o equivalente, em código, a fazer setResizable (false)
2) Se você fizer isso, o botão de maximizar fica desabilitado (não some, dependendo do sistema operacional; só fica desabilitado).
3) Você tem o costume de pôr letras “R” onde não deve? É que o R é bem longe do X. Se fosse mais perto no teclado eu ficaria suspeitando que era só um problema de teclas juntas - o que eu faço também de vez em quando.

Criado 18 de julho de 2010
Ultima resposta 18 de jul. de 2010
Respostas 4
Participantes 3