BPM & cia

Olá Pessoal,

Estou precisando trocar umas idéias sobre BPM e ferramentas BPM, alguém aqui tem experiencia?

Estou estudando a suite AquaLogic da BEA … comentários?

[ ]s

Olá

Só para jogar lenha na fogueira, já viu isto aqui?

http://mule.codehaus.org/

[]s
Luca

Não tinha visto não, de qualquer maneira a princípio nós precisamos da stack inteira de uma solução BPM … então eu teria que ter junto ao Mule o Drools, Jencks, ActiveMQ, ServiceMix, OSWorkflow, Geronimo/JBoss, etc. etc.

:shock:

Nossa, seria muito legal hein? :lol:

vamos ver … :wink:

Bom, notei que nos links enviados até o momento, exitem muitos conseitos misturados. Para se falar de BPM seria adequado ter o conhecimento dos conceitos que o envolvem.
O que é um workflow?
O que é BPM?
O que é BPEL?
O que é BPMN?
Enfim, um bom começo é enterder esta siglas todas. De ante mão, dos links enviados nenhum me pareceu ser solução BPM.
Uma solução BPM que está se popularizando para java é o jBPM.
Recomendo o próprio site do jBMP para ler sobre os conceitos, no link:The State of Workflow by Tom Baeyens

Tenho trabalhado com BPM como Analista de Processos porém não com aplicações Java. Gostaria de participar das dicussões aqui para encontrar uma solução de BPM em Java que fosse completa. Até agora a melhor que encontrei foi o jBPM, porém não completa ainda.

Abraço!

BPM é legal, só vejo como problema ele estar muito novo ainda… não existe nada maduro de fato.

Um material muito bom e bem didático é o da SUN sobre o assuto:

http://developers.sun.com/learning/javaoneonline/sessions/2005/TS-7121/index.html

[quote=Luca]Olá

Só para jogar lenha na fogueira, já viu isto aqui?

http://mule.codehaus.org/

[]s
Luca[/quote]
Legal o Mule. Mas Enterprise Service Bus, está ligado com JBI do que com processos definidos no BPM. Apesar de serem relacionados :mrgreen:

O que você procura na BEA não seria tanto a familia aqualogic, da uma olhada no WLI.