BPM & cia

Olá Pessoal,

Estou precisando trocar umas idéias sobre BPM e ferramentas BPM, alguém aqui tem experiencia?

Estou estudando a suite AquaLogic da BEA … comentários?

[ ]s

Olá

Só para jogar lenha na fogueira, já viu isto aqui?

http://mule.codehaus.org/

[]s
Luca

Não tinha visto não, de qualquer maneira a princípio nós precisamos da stack inteira de uma solução BPM … então eu teria que ter junto ao Mule o Drools, Jencks, ActiveMQ, ServiceMix, OSWorkflow, Geronimo/JBoss, etc. etc.

:shock:

Nossa, seria muito legal hein? :lol:

vamos ver … :wink:

Bom, notei que nos links enviados até o momento, exitem muitos conseitos misturados. Para se falar de BPM seria adequado ter o conhecimento dos conceitos que o envolvem.
O que é um workflow?
O que é BPM?
O que é BPEL?
O que é BPMN?
Enfim, um bom começo é enterder esta siglas todas. De ante mão, dos links enviados nenhum me pareceu ser solução BPM.
Uma solução BPM que está se popularizando para java é o jBPM.
Recomendo o próprio site do jBMP para ler sobre os conceitos, no link:The State of Workflow by Tom Baeyens

Tenho trabalhado com BPM como Analista de Processos porém não com aplicações Java. Gostaria de participar das dicussões aqui para encontrar uma solução de BPM em Java que fosse completa. Até agora a melhor que encontrei foi o jBPM, porém não completa ainda.

Abraço!

BPM é legal, só vejo como problema ele estar muito novo ainda… não existe nada maduro de fato.

Um material muito bom e bem didático é o da SUN sobre o assuto:

http://developers.sun.com/learning/javaoneonline/sessions/2005/TS-7121/index.html

[quote=Luca]Olá

Só para jogar lenha na fogueira, já viu isto aqui?

http://mule.codehaus.org/

[]s
Luca[/quote]
Legal o Mule. Mas Enterprise Service Bus, está ligado com JBI do que com processos definidos no BPM. Apesar de serem relacionados :mrgreen:

O que você procura na BEA não seria tanto a familia aqualogic, da uma olhada no WLI.

O WLI é bem legal. Por enquanto o workshop do weblogic é uma GUI feita por eles mesmos (é legalzinha), mas pra setembro sai o wl workshop no eclipse :slight_smile:

Eu estou desenvolvendo um projeto para faculdade, que se trata de um portal BPM, utilizando JBPM do JBoss, que me pareceu ser a melhor escolha, o OSWorkflow é legal, mas não gosto dos tutoriais do OpenShymphony, e ja tive muitos problemas com eles, devido a erros e versões desatualizadas (eu uso Webwork e gosto muito, em contra partida da documentação).

Não sei bem qual é a sua idéia, mas o meu portal vai contar com uma applet interativa (a qual eu ja tenho quase pronta de outro projeto, porem com um foco um pouco diferente) que permite desenhar os processos, suas tarefas e ações, como se fosse uma ferramenta case.

De uma olhada no JBPM AKI

Abraços

É um projeto pessoal?
Qual é o objetivo, apresentar como TCC? Ou tem objetivo comercial?
O projeto é conceitual ou está gerando código?

Entre em contato comigo, vamos conversar!
rodrigocarlstrom@yahoo.com.br

Bem, o objetivo inicial é apresentar como projeto da Faculdade. TCC soh ano que vem ainda.

Mas a empresa que eu trabalho tem interesse tb no projeto.

E vou comecar a mecher com codificacao agora, preciso terminar ateh o fim do ano. Eu vou fazer o backend e uma amiga vai “tentar” fazer o frontend.

Olá a todos.

Trabalho com BPM desde 2003 e só para citar temos um grande projeto nessa área.

Esse modelo já está maduro sim, no Brasil a maioria das seguradoras (entre outras empresas) trabalham sobre esse modelo. O Problema é que agora ele está se tornando “fashion” (desculpem a brincadeira) e está caindo na mídia como necessidade real e imediata.

Quanto a ferramentas, o universo de BPM é um pouco amplo, existem desde ferramentas para implementação de workflow simples de documentos até ferramentas para BPM de produção. Lembrando que workflow é somente uma parte de uma solução de BPM completa.

Aqui nós trabalhamos com um produto da própria empresa que é inteiro desenvolvido em Java, mas é um produto pago e comercializado mundialmente por nós. http://www.fujitsu.com/global/services/software/interstage/products/bpm/(Desculpem a propaganda)

Segue abaixo alguns sites interessantes sobre workflow e afins:
http://www.wfmc.org
http://www.bpmg.org/

Quanto a outras ferramentas eu não tenho muito contato por isso prefiro não opinar. Mas posso ajudar com dúvidas sobre o processo em si.

Grato.
Lao

Boa tarde pessoal!!!

Eu andei lendo o forum sobre BPM e tenho umas dicas para vc´s.

A melhor ferramenta de mercado hoje e o Aqualogic BPM da BEA. Hoje ele esta na versão 6.0 e pode-se baixar o trial no site da BEA(www.bea.com). Existem outras ferramentas, por exemplo da IBM ou da ORACLE mas a única BPM pura e o Aqualogic.

Trata-se de uma ferramenta muito poderosa e permite diversos tipos de integrações.

Só pra vc´s terem conhecimento ela é utilizada pela TIM, VIVO, Aracruz Celulose, GOL, CPTM entre outras grandes empresas.

Deem uma olhada vale a pena.

O cara apenas se registrou para fazer propaganda… muito estranho.

Não é propaganda. É a realidade. Existem diversas ferramentas mas se vc olhar no quadrante magico do gartner vera que o Aqualogic BPM e a melhor suite no mercado. Ela não e free mas é a melhor. Isso e ponto passivo.

So dei uma dica para quem quer mexer realmente com bpm.

A e outra coisa se eu sei ler bem o primeiro tópico perguntava exatamente do Aqualogic BPM.

Olá para todos, sou muito novo nisto de BPM e Mapeamento de Processos, aliás, novatíssimo visto pelo fato de que estudei um pouco de mapeamento como iniciação e agora terei que aplicar isto num projeto de estágio.
Porém como sou aluno de Engenharia de Produção, não tenho conhecimento algum em linguagens de programação e Java já vi em celulares e jogos (Rs), mas não entendo sobre o assunto.
Estamos cogitando no estágio de utilizar o programa iGrafix para fazer o mapeamento e talvez simulações e documentações.
Gostaria de saber todas as dicas que puderem me dar sobre o que devo estudar, aprender e desenvolver aqui.
Toda ajuda é muito bem vinda.
Abço a todos.
João Victor.

Bom trabalho numa partner BEA. A Bea não tem equipe de implementação no Brasil, ela atua através de parceiros homologados.

Posso falar com um pouquinho mais de propriedade sobre Bea, mesmo pq conheço os dois mundos OpenSource - Mule, projetinho bem bacana de ESB que o Luca mencionou e os diversos produtos da companhia.

Elucidando : WLI é meio q um BPM, mas ele não orquestra serviços expostos no barramento, até poderia fazer isso, mas não é a ferramenta mais adequada. O WLI está no domínio de integração. Ele é baseado no projeto Beehive ( componentes) que foi doado pela Bea ao grupo Apache e mais uma série de outras coisinhas.

Realmente o WorkShop dá uma grande força, entretanto você precisa de uma máquina boa - Core 2 Duo com 2GB de ram no mínimo pra sua vida ficar feliz :-). PS: 2GB de RAM é mesmo necessário, acreditem !!

Fazer integração com SAP, via JCA em Java, mesmo usando frameworks como Spring, exige um trabalho denso de arquitetura e configuração. Às vezes a equipe não tem expertise para tal e o código nunca fica pronto antes de 2 meses - com testes e tudo mais. Nesse ponto o produto ajuda o desenvolvedor a realizar o mesmo trabalho, com um desenho que lembra muito o processo BPM e alguma programação Java, nada avançado. Um desenvolvedor Web com algum conhecimento teórico sobre JMS, WebServices e tudo mais, consegue fazer uma integração dessas em 2 dias no máximo ( isso pq exagerei no tempo, já fiz em 2 horas) .

Claro que criar um custom control rebuscado é tarefa para profissionais como nós, profissional services. Mas o cliente fica satisfeito com o que vem no pacote e raramente a arquitetura exige uma customização de componentes.

PS: Estou escrevendo um para JPA juntamente com o Marcel Sato , pq o JDBC Control é meio fedorento !! rsss

Voltando ao tópico , BPM da BEA é bastante poderoso ainda mais quando usado com a solução ESB. Um ponto negativo na minha ótica está no custo. Um adapter com SAP custa em torno 50 mil dólares por servidor. A brincadeira para uma SOA Enable Bea pode realmente sair caro.

Estou trabalhando atualmente num projeto de Integração do grupo Intermédica, solução aqui é WLI + SmartConnect SAP + ESB. Na primeira fase haverá integração e exposição de serviços e posterior a este processo, orquestrar serviços para formar uma solução, entra o BPM.

º´s

Kenobi.

Olá pessoal,

Eu tbem sou novo aqui no GUJ … (apesar de beneficiar já faz alguns anos com os tópicos aqui postados !! rsrsrs)

Eu conheço bem a ferramenta da BEA o ALBPM… é com certeza uma ótima ferramenta, com um nivel imaginavel de funcionalidades voltadas para processos BPM !!!

As ferramentas da Oracle, IBM e TIBCO tbem são boas, mas nao conheço a fundo !!

o que o leoananias falou é verdade… essa ferramenta já está sendo usando por grandes empresas já faz alguns anos, e ela possibilita o desenvolvedor uma flexibilidade tremenda !!

Acho que não é o intuito de ninguem aqui fazer propagandas comercias sobre nem uma ferramenta, pois o ALBPM custa por volta de $250 mil e acho que ninguem aqui tem grana para compralá né? rsrsrs

[]s,

:slight_smile:

Curiosidades:

1. Então as dependências ficariam assim: ALBPM -> ALSB -> WLI -> SmartConnect -> SAP (legado). Correto?

2. O WLI também expõe serviços, como num barramento tradicional. O ALSB agrega valor nessa configuração!?

3. Tenho estudado um pouco sobre a suíte de soluções da BEA e percebo uma grande sobreposição de funcionalidades entre o WLI e ALSB. No caso do seu projeto, pq foram utilizadas as duas ferramentas?