BPM/SOA no mercado hoje

Olá pessoal,

Na empresa onde trabalho tem havido um apelo bastante forte a BPM/SOA, e tenho percebido que realmente esta dupla está ganhando mercado, contando inclusive com suítes de grandes players do mercado de desenvolvimento.

Qual é a leitura que vocês fazem no mercado atual com relação a BPM/SOA? Muitos de vocês tem trabalhado com essa tecnologia?

Abraços.

" Muitos de vocês tem trabalhado com essa tecnologia? "
Acho que você quis dizer “essas tecnologias”, apesar de hoje em dia haver um mapeamento de uma para com a outra, em pleno desenvolvimento e uma ampla aceitação no mercado.

BPM não é tecnologia é apenas gestão de processos pura e simples, aplicável a processos com ou sem suporte computacional…

Hoje, tem um monte de empresa tentando empurrar ferramentas de BPMS como Tibco Iprocess, Oracle BPM suite como sendo solução para gestão de processos… Eu mesmo já tive que fazer pré-venda de BPMS. Ter algumas features como simulador, algumas dashboards e desenhar processos em bpmn ou bpel não são suficientes pra se ter uma boa gestão de processos.

Acho que essa dupla BPM +SOA foi criada pelos fornecedores, BPM é importante pra qualquer frente nova seja ECM, Portal, BI, ERP ou qualquer outra coisa…

[quote=DaviPiala]BPM não é tecnologia é apenas gestão de processos pura e simples, aplicável a processos com ou sem suporte computacional…

Hoje, tem um monte de empresa tentando empurrar ferramentas de BPMS como Tibco Iprocess, Oracle BPM suite como sendo solução para gestão de processos… Eu mesmo já tive que fazer pré-venda de BPMS. Ter algumas features como simulador, algumas dashboards e desenhar processos em bpmn ou bpel não são suficientes pra se ter uma boa gestão de processos.

Acho que essa dupla BPM +SOA foi criada pelos fornecedores, BPM é importante pra qualquer frente nova seja ECM, Portal, BI, ERP ou qualquer outra coisa…[/quote]

Concordo plenamente, onde assino?

O BPM veio ressurgir uma besteira que fizeram a uns anos atrás, que foi acabar com a área de O&M. Não tem novidade nenhuma, só uma releitura. Um pouco mais do mesmo.

Assim como os serviços, coisas que são feitas a anos com sistemas satélites do SAP com RPC.

[]'s

Só acrescentando, hoje eu trabalho com SOA/BPM no mercado de Websphere .

O mercado está assim: Poucas vagas para ninguém disponível.

Dá para pedir um dinheirinho a mais.

[]'s

A dupla BPM/SOA tá crescendo bastante, a empresa que eu trabalho cresceu muito nos últimos, sei lá, 2 anos com projetos envolvendo BPM e\ou SOA.

[quote=Rubem Azenha]A dupla BPM/SOA tá crescendo bastante, a empresa que eu trabalho cresceu muito nos últimos, sei lá, 2 anos com projetos envolvendo BPM e\ou SOA.

[/quote]
É uma grande notícia que você me dá. Porque aproximadamente saí do desenvolvimento e análise de sistemas comerciais em Java para estudar e trabalhar com SOA. Não tinha visto retorno até agora.

Finalmente parece que está nascendo um novo mercado.

[]'s