Brasil é o 73º país em banda larga

De quase 250 países nós ficamos em 73º com média de 2,3 Mbps, bem longe da primeira divisão, mas também não estamos entre os piores. Como a maioria do pessoal aqui desenvolve para web, a informação é interessante pra saber a média de tráfego que os clientes acessariam caso fosse um servidor remoto (independente de ser nuvem).

Fazendo uma análise rápida, dá pra ver o tanto que o país precisa melhorar, mas também tem alguns pontos positivos que desmentem as lendas de que somos ‘o pior país do mundo’.
O que vi de positivo:

• se for olhar o número de países, ficamos na linha intermediária, na segunda divisão porém subindo.
  • a média de 2,32 Mb ultrapassou o limite considerado pela maioria dos países hoje em dia como banda larga, embora até o começo do ano passado eles considerassem 1 Mbps como o limite. Aqui no Brasil o governo ainda considera esse valor, com exceção de São Paulo, onde o governador considera 512 kbps banda larga pra poder cumprir sua meta. Mas depois das eleições, quem sabe? :wink:
  • o crescimento mundial de velocidade foi de 4% e no Brasil, 7,4%, quase o dobro. Ou seja, estamos tirando um pouco do atraso.
  • o país é o 6º maior em número de pessoas com acesso à Internet e o 7º que mais cresceu
  • apenas 1,82% possuem conexão menor que 256 kbps, desmentindo o que muitos já postaram que a grande maioria dos brasileiros ainda acessa via linha discada ou conexões de 128 k

Negativos

• além de 73 ser um número distante, apenas 0,7% acessam a links maiores que 10 Mb
  • se compararmos com a líder Coreia, com 64 Mbps, vamos demorar uns 50 anos pra alcançá-la
  • a distribuição ainda é muito desigual dentro do país
  • na América do Sul, estamos em quarto lugar, perdendo pro Chile (3.0M), Colômbia (2.8M) e Equador (2.33), nesse último, quase empate.
  • é muito pouco pra streaming de vídeo alta definição e outras tecnologias que são tendências mundiais hoje.

[quote=marcosalex]http://www.akamai.com/stateoftheinternet/

De quase 250 países nós ficamos em 73º com média de 2,3 Mbps, bem longe da primeira divisão, mas também não estamos entre os piores. Como a maioria do pessoal aqui desenvolve para web, a informação é interessante pra saber a média de tráfego que os clientes acessariam caso fosse um servidor remoto (independente de ser nuvem).

Fazendo uma análise rápida, dá pra ver o tanto que o país precisa melhorar, mas também tem alguns pontos positivos que desmentem as lendas de que somos ‘o pior país do mundo’.
O que vi de positivo:

• se for olhar o número de países, ficamos na linha intermediária, na segunda divisão porém subindo.
  • a média de 2,32 Mb ultrapassou o limite considerado pela maioria dos países hoje em dia como banda larga, embora até o começo do ano passado eles considerassem 1 Mbps como o limite. Aqui no Brasil o governo ainda considera esse valor, com exceção de São Paulo, onde o governador considera 512 kbps banda larga pra poder cumprir sua meta. Mas depois das eleições, quem sabe? :wink:
  • o crescimento mundial de velocidade foi de 4% e no Brasil, 7,4%, quase o dobro. Ou seja, estamos tirando um pouco do atraso.
  • o país é o 6º maior em número de pessoas com acesso à Internet e o 7º que mais cresceu
  • apenas 1,82% possuem conexão menor que 256 kbps, desmentindo o que muitos já postaram que a grande maioria dos brasileiros ainda acessa via linha discada ou conexões de 128 k

Negativos

• além de 73 ser um número distante, apenas 0,7% acessam a links maiores que 10 Mb
  • se compararmos com a líder Coreia, com 64 Mbps, vamos demorar uns 50 anos pra alcançá-la
  • a distribuição ainda é muito desigual dentro do país
  • na América do Sul, estamos em quarto lugar, perdendo pro Chile (3.0M), Colômbia (2.8M) e Equador (2.33), nesse último, quase empate.
  • é muito pouco pra streaming de vídeo alta definição e outras tecnologias que são tendências mundiais hoje.

[/quote]

minha internet em casa é de 5 MBs até eu atingir 40GBs de download, a partir daí minha internet cai para 512kbps, ou seja 51kb/s em downloads

comparando esse mecanismo com outros países posso considerar que minha internet é de 5mb ou de 512kbps.

tenho internet de 100Mbps em casa, sintam invejinha :), mas tive problemas com traffic shaping a uns 2 meses atras mas agora voltou ao normal.

Na minha opinião a pior coisa da internet aqui é o traffic shaping, voce que usar o youtube assim que chegou em casa depois do trampo ? A net diz NÃO, va ver video em 360p com sua internet de 10Mbps que no youtube vira 1Mbps

[quote=mcarabolante]tenho internet de 100Mbps em casa, sintam invejinha :), mas tive problemas com traffic shaping a uns 2 meses atras mas agora voltou ao normal.

Na minha opinião a pior coisa da internet aqui é o traffic shaping, voce que usar o youtube assim que chegou em casa depois do trampo ? A net diz NÃO, va ver video em 360p com sua internet de 10Mbps que no youtube vira 1Mbps[/quote]

também acho.

eu preferia ter 3MB sem traffic shaping, sem limite de download, sem aquela clausula contratual de 10%, e que ficasse só as vezes fora do ar

Faltou a informação sobre os preços. Eu tenho virtua 10mb mas tenho que pagar 110 reais por mês.

Eu tive problemas sérios com a minha internet a tempos atrás, onde primeiro constatou-se problema nas alterações que fizeram referente ao meu link.
Posteriormente, foi o cabeamento da minha residência com o poste e etc.

Não posso reclamar em nada do suporte que me foi dado, bem atenciosos e cumpriram com os prazos dado por eles.
Atualmente, tenho internet com taxa de 10 MB de downstream e 512 de upstream. É o upstream que decepciona.
Não chega a 10% da taxa de downstream. Sobre as quedas, tive uma ontem bem rápido depois de meses (nem me recordo a última vez) sem problemas, as vezes dá uma queda brusca na navegação, mas rapidamente volta ao normal.

Um ponto positivo é que eu não tenho limite tráfico de dados, posso navegar, baixar o que quiser a vontade.
Eu acho um pouco injusto as comparações com determinados países, tem países que são menores que o meu estado, imagina comparar ao território brasileiro.
Sem falar no número da população.

Sobre nossa internet, assim como TODAS as outras coisas, tem muito a melhorar.
Mas quem é da época em que acessava uma discada, igual eu, sabe o quanto melhorou de lá para cá.

[quote=nel]Eu tive problemas sérios com a minha internet a tempos atrás, onde primeiro constatou-se problema nas alterações que fizeram referente ao meu link.
Posteriormente, foi o cabeamento da minha residência com o poste e etc.

Não posso reclamar em nada do suporte que me foi dado, bem atenciosos e cumpriram com os prazos dado por eles.
Atualmente, tenho internet com taxa de 10 MB de downstream e 512 de upstream. É o upstream que decepciona.
Não chega a 10% da taxa de downstream. Sobre as quedas, tive uma ontem bem rápido depois de meses (nem me recordo a última vez) sem problemas, as vezes dá uma queda brusca na navegação, mas rapidamente volta ao normal.

Um ponto positivo é que eu não tenho limite tráfico de dados, posso navegar, baixar o que quiser a vontade.
Eu acho um pouco injusto as comparações com determinados países, tem países que são menores que o meu estado, imagina comparar ao território brasileiro.
Sem falar no número da população.

Sobre nossa internet, assim como TODAS as outras coisas, tem muito a melhorar.
Mas quem é da época em que acessava uma discada, igual eu, sabe o quanto melhorou de lá para cá.[/quote]

depende muito da região, onde moro, não tem nem GVT, NET, Speed, só tem internet de uma empresa conhecida aqui.

mas em relação hà outros problemas da região, internet ta excelente.