Brasil é segundo lugar no ranking de usuários de Netbeans

Ryan de Laplante postou uma estatística do número de usuários de Netbeans em todo o mundo nos últimos 12 meses, independente da versão, compilada a partir de cada checagem de atualizações que a IDE realiza assim que é iniciada.

[code]# Country Count Ratio

  1. United States 373,252 16.1%
  2. Brazil 204,470 8.8%
  3. India 142,460 6.1%
  4. Germany 120,482 5.2%
  5. China 117,489 5.1%
  6. Mexico 88,320 3.8%
  7. United Kingdom 79,847 3.4%
  8. Spain 78,408 3.4%
  9. Italy 65,798 2.8%
  10. France 59,191 2.5%
  11. Poland 57,076 2.5%
  12. Canada 49,666 2.1%
  13. Colombia 42,970 1.8%
  14. Japan 40,883 1.8%
  15. Peru 37,230 1.6%
  16. Czech Republic 32,763 1.4%
  17. Russian Federation 29,765 1.3%
  18. Australia 27,992 1.2%
  19. Thailand 27,975 1.2%
  20. Netherlands 24,551 1.1%[/code]
    Interessante que mesmo com uma indústria de TI forte(ou mais exatamente, outsourcing de TI) a Índia fica em terceiro lugar, bem atrás do Brasil.

Lembrando que o Netbeans distribui oficialmente, desde a versão 5, versões em português da ferramenta.

Alguém acredita que tenhamos 204 mil desenvolvedores que usam a ferramenta no Brasil?

cara, acho que não, se bem que todo iniciante em java usa o netbeans, primeiro pq ele ja tem versão em português,
e outra que pode ser mais facil pra alguns usar ele, por ele ter aqueles lance de desenhar parte grafica mais facil…
eu particulamente odeio o netbens, muito pesado etc…
viva o eclipse
o/

Com certeza não são 204 mil desenvolvedores utilizando o netbeans, mas como aqui, esta de iniciantes usarem a IDE porque desenha parte gráfica ou completa o código, pode acontecer nos outros países também.
Fato é que estamos ali, entre os que mais utilizam.

Acho 200 mil um número aceitável sim. O país é muito grande e o número de desenvolvedores Java aqui já passou da casa do milhão. Lembrando que muita gente que tem Eclipse também instala as versões do Netbeans pra conhecer. Eu já faço o oposto: mesmo usando Netbeans,sempre instalo e atualizo o Eclipse e o JBuilder (versão grautita, claro) pra conhecer.

Eu penso que nem todas as pessoas que façam download do Netbeans ou abra a IDE para fazer aplicações de teste, desenvolvem realmente no Netbeans.
Eu particulamente já fiz algumas coisas no Netbeans, mas profissionalmente só uso o Eclipse.

O pouco que eu usei de netbeans me fez nao gostar dele.
Nao sei acho o eclipse MUITO mais simples, muito mais intuitivo e leve de usar. Estranho que o brasil ta em segundo lugar no uso de netbeans, eu pessoalmente nunca vi gente usando netbeans pra ser sincero.
Vi algumas pessoas usando IntelliJ IDEA que eu acho um pouco estranho mas netbeans eu nunca vi.

//Daniel

[quote=windsofhell]
Nao sei acho o eclipse MUITO mais simples, muito mais intuitivo e leve de usar. Estranho que o brasil ta em segundo lugar no uso de netbeans, eu pessoalmente nunca vi gente usando netbeans pra ser sincero.
Vi algumas pessoas usando IntelliJ IDEA que eu acho um pouco estranho mas netbeans eu nunca vi.

//Daniel[/quote]

Por aqui o Netbeans é mais popular que o eclipse. Quem programa em Struts geralmente ainda trabalha com Eclipse, mas quem programa em JSF está quase todo mundo no Netbeans.

[quote=marcosalex]
Por aqui o Netbeans é mais popular que o eclipse. [/quote]

Você tem alguma referência pra essa afirmação? Até onde eu sei, pelo menos por aqui só dá Eclipse e IntelliJ.

nunca usei Netbeans… e nem pretendo instalar isso na minha maquina…

prefiro 10x mais o Eclipse…

agora entendo pq tem tanto programador ruim em Java…
usa Netbeans e se resume apenas ao que a ferramenta fornece, mal sabe editar o codigo na mão ¬¬

tão porco quanto o VB… xD

[quote=windsofhell]
O pouco que eu usei de netbeans me fez nao gostar dele.
Nao sei acho o eclipse MUITO mais simples, muito mais intuitivo e leve de usar. Estranho que o brasil ta em segundo lugar no uso de netbeans, eu pessoalmente nunca vi gente usando netbeans pra ser sincero.
Vi algumas pessoas usando IntelliJ IDEA que eu acho um pouco estranho mas netbeans eu nunca vi…[/quote]

Eu também, até acho estranho: acho que essa pesquisa foi feita somente com usuários domésticos ou professores universitários que gostam de mostrar java pelo netbeans.

Todos, mas TODOS os lugares que eu passei o pessoal usava eclipse. Tirando o eclipse, ví pessoal usar JDeveloper só (e foi pouco).

Será que é em alguma região específica do Brasil?

Quando eu falei “por aqui” estava falando da minha cidade e vizinhança.

As maiores empresas da região que trabalham com Java utilizam o Netbeans. Logo…

Mas é público que o Eclipse sempre teve maior mercado, embora acredite que ultimamente o Netbeans vem evoluindo mais rápido e ganhando mais espaço.

Eu prefiro muito mais o netbeans do que o eclipse. Acho o eclipse muito frescurento.

Tem sentido. Como foi feito por número de downloads, geralmente as empresas tem repositório próprio e não baixam toda vez. E tem muito estudante que instala em casa e talvez ele nem venha a trabalhar com programação quando formar. De qualquer forma, é um parâmetro.

Quanto a preferência, não vou colocar mais lenha na fogueira que isso já foi muito discutido no fórum. heheheh Cada um trabalha na que achar mais produtiva.

[quote=s4nchez][quote=marcosalex]
Por aqui o Netbeans é mais popular que o eclipse. [/quote]

Você tem alguma referência pra essa afirmação? Até onde eu sei, pelo menos por aqui só dá Eclipse e IntelliJ.[/quote]

Quando fui trabalhar em UK so tinha gente usando IntelliJ impressionante!
Pra falar a verdade eu nunca usei, qualquer dia eu vou fazer uns testes pra ver se eh bom. :slight_smile:

Um outro que usei e gostei foi o JDeveloper, da Oracle. Agora, o JBuilder ficou interessante, já que é o Eclipse com uma série de plugins já configurados, inclusive para RAD com o Swing Designer.

com todo respeito e nada contra mas ainda prefiro o Eclipse… :slight_smile:

Mais um usando Netbeans aqui :). Mudei para o Netbeans quando comecei a trabalhar com o Glassfish, eles se integram muito bem (tentei fazer funcionar o plugin do Glassfish no Eclipse, mas dava erro e não instalava). Ainda tenho os 2 instalados, tento usar a maior parte do tempo o Netbeans, mas tem coisas que pefiro usar o Eclipse.

Das coisas que eu uso, no Netbeans gostei da integração com o Maven, a parte de edição de jsps e javascripts, e a parte para medir performance e uso de memória. A parte de integração com o subversion e refatoração gostava mais no Eclipse.

Bom, eu gosto mais do eclipse. Nunca tive a oportunidade de utilizar o Netbeans profissionalmente, mas não concordo com a afirmação de que só professores e programadores inesperientes utilizem o netbeans.
Aqui na empresa temos dois sistemas que foram desenvolvidos inteiramente no netbeans (Swing).

Como usuário do NetBeans e do Eclipse, digo que cada um tem suas vantagens.

Apesar de preferir o Eclipse para a maioria das minhas atividades, digo que se uma pessoa não sabe qual IDE deve usar, essa pessoa deve usar o NetBeans.

e mais um tópico comparando…

e mais xiita falando “netbeans é uma merda”, “netbeans é horrivel” e coisas afins…sem expressar os por ques…

até aonde eu tinha intendido, a finalidade desse tópico nem era comparar nada…