BrazilUtils API

Valeu Beto! :smiley:

Fred, essa é a medida dos Alqueires Paulistas. O pessoal tem que se informar antes de usar qualquer um…antes de fazer esse projeto, eu nem sabia q tinha taaantos tipos assim… :mrgreen:
Talvez eu ponha um Leia-me para ajudar…

Dá uma olhada:
http://www.imoveisvirtuais.com.br/medidas.htm
http://txt.estado.com.br/redac/medidas.html

É, aqui: http://www.imoveisvirtuais.com.br/medidas.htm disseram que o alqueire do norte é 2,72 hectare, mas eu sou do norte (Rondonia) e aqui o alqueire é 2,42he (minha mãe tem um cartorio 8) ) pelo menos na minha região do estado é!!! e sobre hectare ainda tem os “centiares”

tipo 50,2343 cinquenta hectares, vite e tres ares e quarenta e tres centiares!!!

Pessoal, sobre a interface de matemática financeira, eu estou com uma dúvida:
Por exemplo, para calculos de juros simples é possivel usar o juros ao mes, ao ano, trimestre, etc… Como eu faço ? Um método com o tipo padrão ou vários métodos, um pra cada período ? Acho q a segunda opção eh meio inviável neh ?
Bom, aguardo sugestões, desculpe pelas duvida besta :mrgreen:

[quote=lucao]Pessoal, sobre a interface de matemática financeira, eu estou com uma dúvida:
Por exemplo, para calculos de juros simples é possivel usar o juros ao mes, ao ano, trimestre, etc… Como eu faço ? Um método com o tipo padrão ou vários métodos, um pra cada período ? Acho q a segunda opção eh meio inviável neh ?
Bom, aguardo sugestões, desculpe pelas duvida besta :mrgreen: [/quote]

Eu faria um “setJuros” que recebe um double e um int…

public void setJutos(double valor, int perido){ //Codigo }

Esse int pode sair de alguma interface que a tua classe implementa, sei lá, um IPeriodoJuros…

int DIARIO = 1; int SEMANAL = 2; ....

Sei lá, eu faria assim, mas com certeza deve ter outras alternativas melhores…

VELO

Bom, a ideia foi boa, mas como quem vai usar saberia que 1 é semanal, 2 mensal, etc ?

public interface IPeriodoJuros{ int DIARIO = 1; int SEMANAL = 2; }

No javadoc do metodo setJuros você coloca a dica de onde pegar os número.

E a tua classe implementa essa interface, assim sendo ela tbm vai ter esses atributos.

VELO

Senhores,
Estou iniciando o uso do BrasilUtils neste minuto.
Devo passar ao pessoal aqui da empresa a forma de uso e os métodos que já estão implementados nele;
Vocês poderiam me informar como consigo o JavaDoc da API?

Grato

Acho que seria possível gerar o javadoc a partir dos próprios fontes.
Digite “javadoc” na linha de comando para obter a tela de ajuda e saber quais são os parâmetros necessários para se gerar o javadoc a partir dos fontes.

Velo, qt a parte dos juros achei melhor deixar de um jeito simples mesmo, até pq se a pessoa for fazer o calculo o padrão vai ser o mesmo tipo, se for um mes ou um dia nao vai fazer diferença se ele souber qual eh.
Ex:
para a formula J=Cin
onde J é o juros, C o capital, i a taxa e n o periodo
tendo em conta q a taxa é dada em porcentagem

public double getSimpleInterest(double C, double i, int n) {
         double J;
         i=( i / 100);
         J=(C * i * n);
         return this.J;
}

Portanto, pouco importa se é de 1 ano, 1 mes ou 1 semana.
Ou vc discorda ?

[quote=lucao]Velo, qt a parte dos juros achei melhor deixar de um jeito simples mesmo, até pq se a pessoa for fazer o calculo o padrão vai ser o mesmo tipo, se for um mes ou um dia nao vai fazer diferença se ele souber qual eh.
Ex:
para a formula J=Cin
onde J é o juros, C o capital, i a taxa e n o periodo
tendo em conta q a taxa é dada em porcentagem

public double getSimpleInterest(double C, double i, int n) {
         double J;
         i=( i / 100);
         J=(C * i * n);
         return this.J;
}

Portanto, pouco importa se é de 1 ano, 1 mes ou 1 semana.
Ou vc discorda ?[/quote]

Ah, é tudo uma questão de gosto… no seu caso a pessoa q estiver usando a sua API vai ter de converter tudo para um mesmo “formato”…

Vc poderia fazer o metodo recebendo duas datas e calculando o período dentro, sabe, fica bacana… se pode sobrecarregar o teu metodo pra trabalhar de varias maneiras…

É um negócio meio neston, existem mil maneiras :smiley:

Eu sou da alternativa do quando mais melhor, ou seja, metodo sobrecarregado…

Quando vc publicar o codigo no cvs me dah um toque, eu pego em casa e dou um look.

VELO

Ví uma desvantagem da API…
pra quem já tem um projeto todo feito no Java 1.4(e não podemos mudar neste momento para 5), tem dificuldade de utilizar a API(se é que é possivel)…
Porque não foi feita a API em java 1.4(ou anterior) para maior compatibilidade?

Att,

[quote=raphaelpaiva]Ví uma desvantagem da API…
pra quem já tem um projeto todo feito no Java 1.4(e não podemos mudar neste momento para 5), tem dificuldade de utilizar a API(se é que é possivel)…
Porque não foi feita a API em java 1.4(ou anterior) para maior compatibilidade?

Att,
[/quote]
Qual parte exatamente você está usando?

Estou usando a parte de CPF e CNPJ… este codigo estava portavel, entao apenas retirei a logica…
espero que nao tenha corrompido nenhuma licença :mrgreen:

Existe algum método mais especifico para isso ou será q eh necessario fazer na mao mesmo ?

É o que eu ia te dizer. Existe uma Clase CpfCnpj mas tudo que você precisa é o método estático que recebe uma string e diz se é um Cpf ou Cnpj válido. Se você quer fazer uma simples validação isso já basta. A classe é boa se você for instanciar um objeto tipo Cliente/Funcionario etc que tenha um atributo CPF, CNPJ ou os dois em um.

Existe algum método mais especifico para isso ou será q eh necessario fazer na mao mesmo ?[/quote]

Cara, te adicionei no msn…

Aparece on-line q a gente ve isso.

VELO

Parabéns pela iniciativa.

:thumbup:

[quote]Ví uma desvantagem da API…
Porque não foi feita a API em java 1.4(ou anterior) para maior compatibilidade?[/quote]
Rafael, devemos incentivar o uso da nova, não o contrário…
claro que eu peço ao pessoal evitar o máximo o excesso de “guloseimas sintáticas”, mas se há novas features e otimização, pq não usá-las?

Opa, pessoal, fazendo uns testes bestas aqui, quando uso uma representação de um BigDecimal, exemplo:

package brazilutils.metrics.br;

import java.math.BigDecimal;
import java.math.BigInteger;

public class Gramas extends BigDecimal implements Peso {

/**
	 * 
	 */
	private static final long serialVersionUID = 1L;

public Gramas(BigInteger arg0) {
		super(arg0);
		// TODO Auto-generated constructor stub
	}

public Gramas(double arg0) {
		super(arg0);
	}

public Gramas(int arg0) {
		super(arg0);
	}

public Gramas(long arg0) {
		super(arg0);
	}

public Gramas(String arg0) {
		super(arg0);
	}

public Onca convertToOnca(){
	  return new Onca(super.doubleValue()/ONÇAS);	
	}

public OncasTroy convertToOncaTroy(){
		return new OncasTroy(super.doubleValue()/ONÇAS_TROY);
	}
}

Quando eu converter um número no “doubleValue()” poderá haver perda da precisão.O que vcs usam,ou melhor, o que é melhor usar,uma representação genérica(um toString da vida),ou deixo um construtor fazendo a manipulação direta de conversão?(It´s poor baby…)

Engraçado que essas dúvidas imbecis só aparecem quando vc começa a testar depois de ter escrito dezenas de classes… :roll:
Agora eu entendi o que o cv falava:“escreva o teste antes mesmo de escrever o código”… :?

E Thingol, jah rolou de fazer aquela classe básica de criptografia?
Terminando os testes(e corrigindo), eu termino essa parte essa semana.O douglas terminou a dele.O rafael termina logo tb.
Lucao, o que falta para vc?Por onde está o Daniel Gonçalves? :?:

Eu tenho uma base do correio que data do início deste ano… ainda está em MS Access, mas eu venho trabalhando na conversão pra MySQL e InterBase. É um cd só… se alguém tiver conta no GMail, posta aqui que eu envio… zipado dá uns 100 MB. Tá certo que precisa de um pouco de coragem pra baixar isso, mas tá na área é pra ser usado.

Qualquer coisa… só dê um toque que eu envio.

kaern@ig.com.br

Na verdade falta a classe de RG (Identidade) e de CNH (Carteira de Habilitação). No caso do RG ainda estou procurando uma função real, pois ela não tem validação e tem um monte de tamanhos e órgãos emissores diferentes, ao contrtário de CPF, PIS etc. No caso dee CNH, Título Eleitoral e uma outrra que agora não me recordo só dá pra fazer validação do formato (número de dígitos e partes) mas acho que já ajuda. Para Placas de veículo ela já valida se a placa pertence a um ou outro estado (UF) e o formato.

Se alguém tiver notícia sobre como validar Carteira de Habilitação e/ou Carteira de Trabalho eu agradeço.