Browser Dedicado

4 respostas
carlos.scuna

Ae galera !!!

Já desde algum tempo, eu venho entrando em discussões com outros colegas a respeito das dificuldades em desenvolver sistemas web, principalmente por causa dos browsers. Na verdade, o problema é que o browser não foi desenvolvido inicialmente com o objetivo de servir a sistemas, e acredito que seja daí que vem as maiores dificuldades. No final das contas, você acaba percebendo que para se ter um sistema decente rodando na web, tudo não passa de gambiarras sobre gambiarras.

Enfim, uma das coisas que me ajudaria um pouco, para controlar um pouco mais a interação do usuário, seria ter um “browser dedicado” ao sistema. Algo como um Firefox Portable, porém com modificações, para que não tivesse a barra de navegação (botões Voltar e Avançar), nem barra de endereço, nem nada. Que fosse simplesmente uma janela que abriria meu sistema, e mais nada além do meu sistema. Não compartilhasse sujeiras com outros, como cookies, históricos, temp files, etc. Que meu sistema fosse eternamente a página inicial.

Alguém já pensou nisso, ou já usou algum “browser dedicado” deste tipo??? Ou se não, qual seria a melhor opção para criar um “browser dedicado” ??

Obrigado

4 Respostas

realjn

carlos.scuna:
Ae galera !!!

Já desde algum tempo, eu venho entrando em discussões com outros colegas a respeito das dificuldades em desenvolver sistemas web, principalmente por causa dos browsers. Na verdade, o problema é que o browser não foi desenvolvido inicialmente com o objetivo de servir a sistemas, e acredito que seja daí que vem as maiores dificuldades. No final das contas, você acaba percebendo que para se ter um sistema decente rodando na web, tudo não passa de gambiarras sobre gambiarras.

Enfim, uma das coisas que me ajudaria um pouco, para controlar um pouco mais a interação do usuário, seria ter um “browser dedicado” ao sistema. Algo como um Firefox Portable, porém com modificações, para que não tivesse a barra de navegação (botões Voltar e Avançar), nem barra de endereço, nem nada. Que fosse simplesmente uma janela que abriria meu sistema, e mais nada além do meu sistema. Não compartilhasse sujeiras com outros, como cookies, históricos, temp files, etc. Que meu sistema fosse eternamente a página inicial.

Alguém já pensou nisso, ou já usou algum “browser dedicado” deste tipo??? Ou se não, qual seria a melhor opção para criar um “browser dedicado” ??

Obrigado

Com o uso de JavaScript e um pouco de imaginação é possível desabilitar alguns dos elementos de um browser ao abrirmos uma página (tambem chamado de “chrome” - nada a ver com o browser da Google…) tais como barra de endereços, barra de status, botões de navegação, etc… Infelizmente, cada browser parece implementar esta funcionalidade de forma diferente e o resultado final não é grande coisa.

Mas suponho que desejamos mesmo é desenvolver sistemas que não usam o browser - mas ao mesmo tempo possuem muitas das principais características de uma aplicação web “tradicional”, como deployment centralizado, por exemplo.

Pessoalmente, creio que aplicações rodando dentro de um browser são um dos quebra-galhos mais resistentes da era moderna da web e que tem resistido com a web 2.0 - mas seus dias estão contados: outras tecnologias que dispensam a infame combinação de HTML mais JavaScript já são uma realidade - como o Adobe AIR que nos permite escrever aplicações ricas para desktop, mas consumindo recursos na “nuvem”.

G

http://mozillalabs.com/blog/2007/10/prism/

rbcunha

carlos.scuna:

Obrigado

Já pensaram sim… o Google…

carlos.scuna

Valeu cara!!! Instalei esse tal de Prism da Mozilla aqui. Só para corrigir, o link certo é http://mozillalabs.com/prism/.

Realmente a idéia deles é muito boa, e bate quase que completamente com o que eu já havia pensado.

A idéia é simples. O Prism é um browser (que roda em cima da base do Firefox), onde foram removidas todas as funcionalidades que só interessam para navegações em sites, como histórico, botões voltar/avançar, “favoritos”, etc etc. Ele permite que você acesse a página da aplicação exclusivamente, sem barras nenhumas (algo como aquela velha técnica de abrir um pop-up em javascript sem nada de barras), porém a partir de um ícone no desktop, ou menu iniciar (à escolha do usuário que configurar). Ele também desabilita algumas funções do browser normal, como a navegação por teclas. O menu de contexto também é simplificado.

Vale a pena testar. Em um dos sistemas que estou desenvolvendo, já vou incluir na lista de requisitos para rodar o sistema a utilização deste browser.

Outro detalhe excelente é que cada janela tem o seu próprio processo, ou seja, você não compartilha o mesmo processo com diversos outros sites, o que muitas vezes ocasiona o crash e sua aplicação tem que ser fechada também.

Valeu

Criado 10 de dezembro de 2009
Ultima resposta 11 de dez. de 2009
Respostas 4
Participantes 4